22 de dezembro de 2024
FPJudô cria comissões de atletas, técnicos e árbitros com eleições nas 16 delegacias regionais
Entidade pioneira na modalidade comemora 60 anos de fundação nesta temporada e promove atualização estatutária em cumprimento ao que exige a Lei Pelé.
Gestão Esportiva
22/01/2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS/FPJUDÔ
São Paulo – SP
Como ocorre anualmente, neste sábado (20) o judô paulista deu o hajime inicial na temporada 2018 com a tradicional Reunião dos Delegados, evento que congrega delegados e tesoureiros das 16 delegacias regionais do judô paulista (DRJs), coordenadores de áreas, colaboradores e dirigentes da Federação Paulista de Judô (FPJudô).
Além das questões que envolvem os calendários do judô estadual e nacional, no encontro foram discutidos temas das áreas jurídica, técnica e de arbitragem. Contudo, o ponto alto da reunião foi o debate em torno da realização das eleições que adequarão o estatuto da entidade à Lei Pelé.
Em ação inédita que envolverá os judocas de todas DRJs, a federação paulista estabeleceu as normas do pleito que elegerá representantes de atletas, árbitros e técnicos em cada delegacia regional.
Júlio Sakae Yokoyama, coordenador jurídico e presidente do TJD da FPJudô, explicou que o artigo 18A da Lei Pelé exige a formação da comissão de atletas e do conselho técnico, além da escolha de representantes dos árbitros e das entidades filiadas.
“Cada um destes quatro segmentos terá um representante que participará das assembleias da federação paulista e terá direito a voto. Nos próximos dias publicaremos a normatização do processo eletivo em nosso site”, explicou o coordenador jurídico da entidade.
Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra da FPJudô, explicou que todas delegacias regionais participarão do pleito que definirá os representantes de cada segmento.
“Seja na gestão empresarial seja na esportiva, a palavra de ordem hoje é compliance, ou seja, estar em conformidade com as leis que regem as normas de cada segmento da sociedade. Neste sentido, no ano passado a FPJudô promoveu a atualização estatutária. Para atender às exigências da Lei Pelé, as entidades esportivas devem ter representantes de todos os segmentos. Com base nisso definimos que todas as DRJs promoverão eleições para definir os representantes dos atletas, árbitros e técnicos de cada delegacia regional, e posteriormente promoveremos um pleito final que definirá os representantes de cada área”, explicou o dirigente.
Alessandro Panitz Puglia, presidente da federação paulista, falou sobre a necessidade da atualização e adequação estatutária para obtenção de recursos federais.
“Visando a tornar a FPJudô uma entidade cada vez mais transparente, no ano passado adequamos nosso estatuto ao que exige a Lei Pelé. A partir deste ano buscaremos oferecer mais possibilidades aos nossos atletas e filiados obtendo recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), e para tanto tínhamos de cumprir as exigências do Ministério do Esporte”, disse o presidente paulista.
A reunião dos delegados desta temporada contou com explanações dos professores Joji Kimura, coordenador técnico; Edison Koshi Minakawa, coordenador de arbitragem; Alessandro Puglia, presidente; Luís Alberto dos Santos, coordenador de módulos; José Antônio Jantália, vice-presidente; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra; Júlio Sakae Yokoyama, coordenador jurídico; Marco Aurélio Uchida, coordenador de oficiais técnicos; e Rogério Sampaio, secretário nacional de alto rendimento do Ministério do Esporte.
Entre os delegados regionais presentes estavam Raul de Mello Senra Bisneto, Cléber do Carmo, Takeshi Yokoti, Júlio Jacopi, Giro Ayoama, Akira Hanawa, Sidnei Paris, Osmar Aparecido Feltrin, Wilmar Shiraga, Argeu Maurício de Oliveira Neto, André Gustavo Costa Gonçalves, Celso de Almeida Leite, Leandro Tomé Correa e Osvaldo Uno.
Completaram a lista de participantes do encontro Valdir Melero, Inácio Hirayama, Adib Bittar Júnior, Tadeu Santa Vica, Márcio André Filho, Jarbas Dias Ferreira, Michel Moreira, José Gildemar, Sabrina Tsucaiya, Elaine Mizuno, Gerardo Siciliano, Sidnei Paris Júnior, Dante Kanayama, Leonor Leite, Admir Nora, Lúcia Helena Oliveira, Vera de Almeida Feltrin, Atila Castro da Silveira, Mário Francisco Assis, Luís Cláudio de Andrade, Yoshiyuki Shimotsu, Hissato Yamamoto, Alberto Nunes Júnior, Rafael de Meneses Amaro, Kendi Yamamoto, Everton Monteiro e Fernando Ikeda.