20 de novembro de 2024
FPJudô e CREF4/SP lançam segunda turma do Projeto Keisei no Michi
Ambas as entidades concordam que há a necessidade de ampliação dos conteúdos e do escopo da formação para garantir a efetiva profissionalização dos instrutores de judô.
Por Paulo Pinto / fpjcom
19 de maio de 2023 / São Paulo (SP)
Na sexta-feira dia 12 de maio, em reunião da subcâmara de lutas do CREF4/SP, foi iniciado o período de divulgação e inscrições para a segunda turma do curso de formação de instrutores do Projeto Keisei no Michi, fruto da parceria entre FPJudô e CREF4/SP.
A Comissão Científica da FPJudô, representada pelo seu coordenador professor doutor Alexandre Janotta Drigo, juntamente com o presidente da subcâmara de lutas do CREF4/SP, professor kodansha Luís Alberto dos Santos, trabalham nos últimos acertos da nova fase.
Durante os trabalhos, os participantes consideraram que a primeira turma foi exitosa e salientaram a necessidade de continuidade do projeto, apontando que a formação com vistas à profissionalização é uma necessidade que todas as lutas precisam galgar.
Ambas as entidades concordam que há a necessidade de evolução constante do projeto, de forma a ampliar seus conteúdos e o escopo da formação para garantir a efetiva profissionalização dos instrutores de judô, com possibilidade de expansão para outras modalidades de lutas.
Na reunião também foi apresentado o curso de aperfeiçoamento do Projeto Keisei no Michi na área escolar, a ser lançado no segundo semestre deste ano, com foco na formação de professores de judô para atuação em escolas, assemelhando-se a um curso de especialização no que diz respeito ao seu conteúdo e carga horária.
A reunião foi encerrada pelo presidente da subcâmara, que deliberou que as providências e os acertos finais para que a aula magna da segunda turma ocorra conforme os parâmetros exigidos pela excelência do curso, ministrada de forma híbrida, ou seja, presencial com transmissão simultânea via internet.
O Projeto Keisei no Michi foi festejado ainda em outra ocasião, na Reunião de Delegados e Conselheiros do CREF4/SP do dia 13 de maio, na qual o vice-presidente do CREF4/SP, Humberto Panzetti, ressaltou a importância de assumir compromisso com a formação de instrutores, técnicos e professores que a FPJudô vem perseguindo.
Esse fato também foi referendado na fala do presidente do CREF4/SP, professor Nelson Leme, que ressaltou que a parceria com a FPJudô tem rendido bons frutos. Ele espera que outras modalidades esportivas e de lutas tornem-se parceiras com o mesmo comprometimento que o presidente Alessandro Panitz Puglia e sua equipe científica demonstram com a sociedade e o Conselho de Educação Física.
Estavam presentes no encontro, além dos delegados do CREF4/SP e membros da FPJudô, o professor doutor Alexandre Janotta Drigo, diretor do Keisei no Michi, o professor kodansha Anderson Dias de Lima, o professor Reinaldo Naia Cavazani e o campeão mundial militar Alexander Guedes, que demonstraram grande satisfação como participantes, diretos ou indiretos, da construção do projeto.