11 de janeiro de 2025
FPJudô estuda intercâmbio com o governo de Yomitan, na província de Okinawa
Antes de ir a Tóquio, Alessandro Puglia e Mário Chibana estiveram em Okinawa, onde se reuniram com diversas autoridades políticas e esportivas, buscando estabeler parcerias tecnoesportivas e culturais.
Por Paulo Pinto / fpjcom
25 de setembro de 2023 / São Paulo (SP)
No dia 20 de agosto Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô), embarcou em São Paulo com destino ao Japão, onde inicialmente buscou estabelecer parcerias tecnoesportivas e culturais com a Prefeitura de Yomitan, a Federação de Judô de Okinawa, o Colégio de Yomitan e a Meio University.
As visitas realizadas em Okinawa foram agendadas pelo empresário e professor go-dan Mário Koji Chibana, cuja origem familiar é de Yomitan. Natural de Campo Grande (MS), Chibana formou dois filhos (Gabriela e Charles) que por muitos anos serviram à seleção brasileira e rotineiramente vai a Okinawa para manter vivos os laços familiares.
“Meus pais e meus avós são de Okinawa, e a minha geração é a última com vínculo com os parentes que ainda estão vivos em Yomitan. Por isso mantenho esta aproximação para não perder o contato com minhas raízes, bem como para praticar nosso dialeto e até mesmo o idioma japonês. Cada vez nos afastamos mais e o contato acaba ficando difícil.”
O empresário explicou que já havia programado a viagem e adquirido suas passagens quando surgiu a ideia de convidar o presidente da FPJudô, Alessandro Panitz Puglia, visando a uma aproximação do judô paulista com instituições do arquipélago okinawano.
“Devido à grande aproximação que temos com as autoriadades políticas e esportivas de Omytan, achamos por bem convidar o presidente Puglia para estreitar vínculos técnicos e culturais entre as autoridades de Okinawa, a FPJudô e o governo de São Bernardo do Campo, que apoia muito o judô. E deu certo.”
A ideia básica, segundo Chibana, é fazer com que Yomitan e São Bernardo do Campo sejam coirmãs pelo desenvolvimento do esporte e que esta parceria envolva também promova uma aproximação cultural, visando a proporcionar intercâmbios para os jovens que busquem ampliar seus horizontes na Ásia e na América do Sul”, concluiu Chibana.
O contato da família Chibana com a Federação de Judô de Okinawa (FJO) é antigo e foi iniciado pelo pai de Mário, Kohan Chibana, quando era presidente da Associação Okinawa do Brasil. “Desde então estabeceu-se uma aproximação tanto com a FJO quanto com a Prefeitura de Yomitan, e este vínculo se fortalece cada vez mais.”
Yomitan é uma pequena cidade com pouco mais de 50 mil habitantes no distrito de Nakagami, província de Okinawa. Está localizada na costa Oeste da parte central da Ilha de Okinawa. Ao Leste ela é limitada pela cidade de Okinawa e a Oeste, pelo Mar da China Oriental.
Puglia destaca receptividade em Yomitan
“Fomos muito bem recebidos em todas as entidades e autarquias de Yomitan, com destaque para a prefeitura onde conversamos com o prefeito Denjitsu Ishimine, com Shiroma Yasuhiko, chefe do setor de intercâmbio; e Yamauchi Yoshichica, relações públicas do setor de intercâmbio”, disse Puglia.
Segundo o dirigente paulista, esse encontro teve dois momentos. “Primeiro detalhamos um pouco da história e da tradição do judô em São Paulo, destacamos a nossa parceria com a Ajinomoto do Brasil e a importância institucional das parcerias que desenvolvemos com o governo do Japão, o governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde mantemos o Centro de Excelência do Judô, de importância estratégica para uma possível parceria com a cidade de Yomitan. Deixamos claro que um eventual intercâmbio está em nosso radar e concluímos mostrando a nossa capacidade de recebê-los. O prefeito Denjitsu mostrou-se muito receptivo e disposto a estabelecer parceria conosco.”
Puglia explicou que o segundo momento foi a homenagem prestada pela prefeitura de Yomitan à família dos judocas Gabriela e Charles Chibana, cujos ancestrais eram naturais daquela cidade e indiretamente representaram o pequeno município okinawano em competições mundiais e olímpicas.”