19 de novembro de 2024
FPJudô oficializa parceria para desenvolver ações e expandir ainda mais a Copa São Paulo de Judô
Acordo firmado com a Agência EA visa a fortalecer a marca do maior evento de judô das Américas, atrair investidores e trazer equipes do exterior.
Por Paulo Pinto / fpjcom
8 de dezembro de 2023 / São Paulo (SP)
A Federação Paulista de Judô (FPJudô) anunciou nesta quarta-feira (6) a Agência EA como sua nova parceira. Empresa responsável pelo planejamento, organização e realização de grandes eventos do segmento esportivo e de entretenimento, a EA fará a gestão comercial e a reformulação da Copa São Paulo de Judô, o maior evento da modalidade das Américas.
O objetivo é promover o crescimento e o fortalecimento da competição por meio de ações estratégicas que atraiam cada vez mais investidores e aumentem o número de equipes e atletas participantes. Além disso, tem o objetivo de torná-la referência não só no Brasil, mas também internacionalmente. A expertise e o conhecimento da Agência EA deverão criar uma experiência única para atletas e espectadores.
Responsável pela realização de eventos e ativações como COB Expo, Casa Brasil dos Jogos Pan-Americanos e Casa Brasil Paralímpica, ambas em Santiago do Chile, Guess Uh-Who, o case de Heineken carregado de vinil e desafios; o Festival Olímpico Arena Pinheiros e a execução geral do Campeonato Paulista Feminino de Futebol, entre outros, a Agência EA assumiu o gigantismo da competição de judô e selou parceria até 2027.
“Iniciamos o processo de criação da Copa São Paulo há quase 20 anos e hoje ela é o maior evento de judô das Américas. Mas nós nunca nos acomodamos, e quando fomos procurados por Francisco Santos, executivo da EA e faixa-preta de judô, ficamos bastante interessados”, explicou Alessandro Puglia, presidente da FPJudô.
O dirigente revelou que o planejamento estratégico da FPJudô para o próximo quinquênio prevê uma série de iniciativas que farão a modalidade sair da caixa, abandonando em definitivo o padrão de gestão técnica e administrativa que se arrastava desde a fundação da entidade em 1958.
Excelente produto
Marcos Inchausti, diretor-executivo da Agência EA, avalia que a FPJudô detém um grande evento, já consolidado na comunidade do judô brasileiro.
“Trata-se de um torneio bastante respeitado no mercado esportivo. Todas as pessoas que consultamos foram enfáticas e fizeram avaliações superpositivas sobre a Copa São Paulo que, apesar do gigantismo, constitui uma festa para as famílias e aproxima milhares de praticantes paulistas e de outros Estados da classe infantil à de veteranos. E a gente gosta disso.”
Inchausti adiantou que seu time desenvolverá todos os esforços no sentido de fazer um planejamento que projete ainda mais o evento no cenário esportivo. “Estamos muito próximos da edição de 2024, mas mesmo assim faremos o possível para já torná-la melhor para todos os envolvidos: atletas, público, técnicos, comissões técnicas e árbitros. Mas certamente será a partir de 2025 que iremos imprimir grandes transformações na Copa São Paulo de Judô.”
Projeção positiva para 2024
Puglia pontuou que em 2023 a copa reuniu pouco mais de 4 mil judocas de 19 Estados, mas a inclusão da classe aspirante em 2024 certamente fará o número de participantes aumentar expressivamente.
“Em 2024 vamos abrir a classe aspirante e com isso esperamos que a presença de atletas da base de outros Estados aumente significativamente. E para que a ampliação ocorra sem comprometer a qualidade, acrescentamos um dia à competição. Parece que virão equipes do Chile e do Canadá, e a nossa projeção é receber cerca de 5 mil atletas.”
Para Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, secretário-geral da FPJudô, com essa aliança a entidade demonstra seu compromisso em elevar ainda mais o patamar da Copa São Paulo de Judô. “Ao atrair investidores interessados em apoiar o evento, será possível oferecer melhor estrutura e maior premiação aos competidores. Além disso, espera-se aumentar significativamente o número de equipes participantes, proporcionando um nível de competição ainda mais alto e um intercâmbio técnico maior.”
Solange Pessoa de Almeida Vinck, vice-presidente da FPJudô, entende que ao expandir a Copa São Paulo de Judô a entidade destaca o Brasil como um dos principais polos do judô nas Américas. “O desenvolvimento destas ações será fundamental para consolidarmos cada vez mais esta posição privilegiada e estimularmos ainda mais jovens atletas nessa modalidade tão nobre.”
Francisco Santos, diretor de produção da EA e judoca faixa preta, acredita que a iniciativa deverá alavancar a modalidade no Brasil. “Podemos afirmar que esta parceria entre a FPJudô e a Agência EA representa uma oportunidade única para impulsionar o judô no País, atraindo investidores, expandindo o número de atletas e consolidando a Copa São Paulo como um evento de referência mundial. Estamos ansiosos para ver o sucesso dessa aliança e todos os benefícios que ela trará para o judô brasileiro.”
Inchausti concluiu afirmando que, com um planejamento estratégico alinhado, o sucesso é garantido. “Nossa intenção é promover melhorias na infraestrutura do evento, bem como no formato das disputas e programação. Além disso, por meio das estratégias adotadas pela Agência EA, será possível captar novos patrocinadores e investidores.”
O presidente da FPJudô finalizou agradecendo os parceiros atuais da entidade e destacou a importância de todos no processo de resgate da modalidade no pós-pandemia.
“Não podemos deixar de reconhecer o papel fundamental dos nossos parceiros tradicionais na manutenção deste evento tão grandioso até aqui. Com base nessa história bem-sucedida e almejando um futuro ainda mais promissor, contamos com o apoio de todos os atletas, técnicos e entidades envolvidas nessa jornada. Unidos, faremos da Copa São Paulo de Judô um marco na história do esporte.”
Participaram do encontro Marcos Inchausti, diretor-executivo da Agência EA; Alessandro Panitz Puglia, presidente da FPJudô; Heraldo Evans Neto, diretor do departamento comercial da EA; Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Francisco Santos, produção da EA; Andressa Borzilo, departamento de comunicação da EA; Solange Pessoa de Almeida Vinck, vice-presidente da FPJudô; Eduardo Willian da Silva, departamento de criação da EA; e Marcelo Fugi, coordenador de marketing da FPJudô.