16 de janeiro de 2025
FPJudô promove curso para padronização e qualificação de coordenadores das delegacias regionais
Os 36 coordenadores de cursos regionais que participaram receberam treinamento de fundamentos técnicos e nage-no-kata
Por FPJCOM
10 de fevereiro de 2022 / Curitiba (PR)
O curso para padronização e qualificação para os coordenadores ministrarem módulos nas delegacias regionais, foi promovido em 29 de janeiro pelo coordenador de cursos da Federação Paulista de Judô (FPJudô), professor kodansha shichi-dan (7º dan) Luís Alberto dos Santos, com 36 participantes. As atividades começaram às 9 horas no Centro de Aperfeiçoamento Técnico, com pronunciamento do presidente Alessandro Puglia, e se mantiveram até as 17 horas. O coordenador reiterou a necessidade de reuniões regulares com integrantes das delegacias para a prática e o estudo de kata.
O encontro de padronização e qualificação ocorre, costumeiramente, no início de cada ano, mas deixou de ser realizado por dois anos devido à pandemia de covid-19. Trata-se de um treinamento para as pessoas que dão cursos de fundamentos técnicos e nage-no-kata nas 16 delegacias regionais.
“As delegacias escolhem seus palestrantes e os enviam para passar um dia no CAT, período em que eu apresento as técnicas do módulo de fundamentos e eles praticam e esclarecem dúvidas, assim como no nage-no-kata”, explicou Luís Alberto.
No feriado de carnaval será realizado um treinamento intensivo de kata aberto para todos os Estados no Centro de Excelência de Atletismo e Judô de São Bernardo do Campo que, segundo o coordenador de cursos, é absolutamente necessário para os representantes das delegacias regionais. “Gostaria de ressaltar a necessidade de a federação passar o conteúdo para aqueles que prestaram o exame em 2020 e 2021 de forma virtual. Ficou uma lacuna no aprendizado, então temos de trazê-los para praticarem e adquirirem conhecimento.”
O professor kodansha hachi-dan (8º dan) Orlando Sator Hirakawa, responsável pela Associação Hirakawa de Judô de São José dos Campos – conhecido como um dos maiores formadores de atletas para o alto rendimento do País – comentou sobre o interesse do professor Luís Alberto em ministrar o curso de fundamentos técnicos para as delegacias.
“A FPJudô tem contribuído com o judô nacional em todos os aspectos e, hoje, a parte técnica está em ótimas mãos – como sempre esteve, aliás. Os professores que antecederam o atual eram sérios e tinham carinho e amor pelo judô, assim como o professor Luís.”
“Independentemente dos inúmeros títulos mundiais de kata conquistados pelo professor Luís Alberto em vários campeonatos mundiais”, prosseguiu Hirakawa, “vale ressaltar o seu conhecimento, interesse e empenho em preparar os professores que irão ministrar cursos nas delegacias. Sou um tanto suspeito de dizer, mas todos nós voltamos para casa bastante impressionados com a qualidade do trabalho apresentado pela coordenação de cursos da FPJudô.”
O presidente Puglia reafirmou a relevância da realização de eventos presenciais. “Ficamos dois anos parados e houve muitas mudanças nos detalhes para os exames de graduação. Além disso, o professor Yoshiyuki Shimotsu sugeriu que cada delegacia crie um grupo de estudo de kata, para fortalecer mais o conhecimento sobre os fundamentos do judô. O começo da temporada tem sido extremamente positivo e estamos nos preparando para 2022 com uma guinada em todos os setores.”
Participantes do curso
A 1ª Delegacia Regional de Judô da Capital foi representada por Aline Akemi Lara Sukino, yon-dan (4º dan), Eduardo Kitadai, roku-dan (6º dan) e Wagner Tadashi Uchida, yon-dan (4º dan). Da 2ª DRJ Vale do Paraíba vieram Fernando Hiroyuki Borges Hirakawa, Sidney Massayuki Fukayama e Luciano Makoto Borges Hirakawa, todos go-dan (5º dan).
A 3ª DRJ Centro-Sul trouxe Bento Emanoel Aleixo, roku-dan (6º dan), Leandro Macieirinha Alves Lima, yon-dan (4º dan) e Peterson de Godoi Rego, san-dan (3º dan). A 4ª DRJ Alta Paulista foi representada por Francis Minoru Endo Ura, san-dan (3º dan), e a 6ª DRJ Araraquarense por Lairton César Secches Mansor, go-dan (5º dan), Luiz Sérgio Ferrante, roku-dan (6º dan) e Tiago Agustinho Leal Leite, yon-dan (4º dan).
A 7ª DRJ Sudoeste teve como representantes José Ricardo da Silva Velloza, go-dan (5º dan) e Ricardo Eiji Ozaki, yon-dan (4º dan). A 8ª DRJ Oeste participou com Eduardo Freire da Silva, roku-dan (6º dan) e Eudes Gabriel do Nascimento, san-dan (3º dan). A 9ª DRJ ABC foi representada por Marcelo Fontes Nery, go-dan (5º dan), Cristiano Soncin Carrion e Renato Ribeiro da Silva, ambos yon-dan (4º dan).
A 10ª DRJ Central trouxe Glauber Aragão Diniz, go-dan (5º dan), Klisman da Silva Dias, san-dan (3º dan) e Luís Cláudio Assis de Andrade, yon-dan (4º dan). 11ª DRJ Litoral teve como representantes José Gomes de Medeiros, shichi-dan (7º dan), Alberto Silva Bittencourt e Rodrigo de Matos Pereira, ambos san-dan (3º dan). A 12ª DRJ Mogiana compareceu com os san-dans (3º dan) Carlos Eduardo Gomes Evangelista e Tadeu Pardim Santa Vica. A 15ª DRJ da Grande Campinas foi representada por Fernando Nakazato, yon-dan (4º dan), Milton Trajano, shichi-dan (7º dan) e Priscila de Almeida Branco, go-dan (5º dan). Por fim, a 16ª DRJ Sul trouxe Vinicius de Almeida Grassi, san-dan (3º dan).
Além deles, foram convidados os renomados professores Michiharu Sogabe, kyuu-dan (9º dan); Orlando Sator Hirakawa, hachi-dan (8º dan); Yoshiyuki Shimotsu, shichi-dan (7º dan); Antônio Roberto Coimba, shichi-dan (7º dan); Argeu Maurício de Oliveira Neto, delegado regional da 3ª DRJ Centrosul, roku-dan (6º dan); o delegado regional da 12ª DRJ Mogiana, Cléber do Carmo, roku-dan (6º dan); Diogo Rocha Colela, san-dan (3º dan); Fábio Aparecido Feltrim, delegado regional da 6ª DRJ Araraquarense, go-dan (5º dan); Fernando da Cruz, shichi-dan (7º dan); Hissato Yamamoto, hachi-dan (8º dan), o delegado regional da 1ª DRJ da Capital; e Kenzo Matssura, hachi-dan (8º dan).