26 de fevereiro de 2025

Os treinos semanais comandados pelo sensei Alex Russo continuarão normalmente, enquanto Luís Alberto dos Santos puxará o treinamento mensal máster
Judô Paulista
14 de fevereiro de 2019
Por ISABELA LEMOS I Fotos MARCOS BERNARDOR
São Paulo – SP
No sábado passado (9 de fevereiro), a Federação Paulista de Judô (FPJudô) retomou o tradicional treino mensal de veteranos no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT). Sob o comando do professor kodansha e coordenador de cursos da FPJudô Luís Alberto dos Santos, a primeira aula contou com a presença de 50 judocas másteres.
Reverenciando o passado, invocando a tradição e a história que o dojô Mário Katsumi Matsuda detém, Luis Alberto resgatou o treino pioneiro do judô máster do Brasil
Há dois anos, esse treino deu lugar aos treinos semanais, que continuarão ocorrendo todas quintas-feiras com o professor Alex Russo no CAT. Todavia, devido à alta demanda, o treino para veteranos retornou aos sábados. Sensei Luís volta a comandar os treinos e comenta qual é a importância dessa iniciativa.
“O primeiro treino para veteranos em âmbito federativo realizou-se em 2012 com o intuito de reuni-los e mantê-los motivadas. Os treinos mensais realizavam-se nos segundos sábados de cada mês. Durante três anos, tive a oportunidade de estar à frente desses treinos, e agora fui convidado para voltar a ser responsável por eles. Fizeram esse convite e me comprometi a ficar com eles quando não estiver ministrando cursos”, explica o coordenador de cursos da FPJudô.
O sensei Luís afirma que já tem sua agenda programada para os próximos meses em relação aos treinos. Em março e abril estará à frente deles, porém, em junho e julho dará cursos para a federação paulista. “Devo voltar em agosto para tentar fazer com que o treino permaneça vivo e seja uma opção a mais de confraternização e preparação para outros eventos”, diz o professor.
Para participar dos treinos no CAT, o veterano de outro Estado deve ser federado e solicitar que a sua federação faça contato com a FPJudô. Há também a possibilidade de ele ficar alojado no CAT, desde que isso seja oficializado via e-mail. Os treinos realizam-se nos segundos sábados de cada mês, das 10h30 às 12h00, na Rua Airosa Galvão, 45 – Água Branca – São Paulo (SP).