18 de novembro de 2024
FPJudô reúne delegados regionais para discutir inovações técnicas e mudanças do calendário de 2019
Entre as mudanças anunciadas por Roberto Joji Chiba Kimura estão a exclusão de algumas disputas e a inclusão de novos certames no calendário, que deverão promover maior intercâmbio e elevar o nível competitivo dos judocas do Estado de São Paulo
Judô Paulista
2 de dezembro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos BUDÔPRESS
São Paulo – SP
Neste sábado (1º de dezembro), o Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da Federação Paulista de Judô sediou a reunião solicitada pelos departamentos técnico e de eventos da entidade.
Participaram do encontro coordenadores de todos os setores da FPJudô, dirigentes, diretores e delegados regionais, aos quais foi apresentada proposta que visa a otimizar o rendimento dos judocas paulistas, por meio de importantes mudanças no calendário previstas para a próxima temporada.
A cúpula da FPJudô esteve presente: Alessandro Panitz Puglia, presidente; Francisco de Carvalho Filho, presidente de honra; Roberto Joji Chiba Kimura, coordenador técnico; José Antônio Jantália, vice-presidente; Júlio Sakae Yokoyama, presidente do TJD; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro; Gerardo Siciliano, membro da comissão de graduação; Valdir Melero, consultor financeiro; e Antônio Carlos da Silva Mesquita, presidente da comissão disciplinar.
Além deles, marcaram presença os delegados regionais e representantes Hissato Yamamoto, 1ª DRJ – Capital; Argeu Maurício Oliveira, 3ª DRJ – Centro-Sul; Raul de Melo Senra Bisneto, 4ª DRJ – Alta Paulista; Wilmar Terumiti Shiraga, 5ª DRJ – Noroeste; Fábio Feltrim, 6ª DRJ – Araraquarense; Jiro Aoyama, 7ª DRJ – Sudoeste; Sidnei Paris, 8ª DRJ – Oeste; Júlio César Jacopi, 9ª DRJ – ABC; Joji Kimura, 10ª DRJ – Central; Osvaldo Mitsuji Uno, 11ª DRJ – Litoral; Cléber do Carmo, 12ª DRJ – Mogiana; André Gustavo da Costa Gonçalves, 13ª DRJ – Alta Sorocabana; André Luiz Mafetoni, 14ª DRJ – Vale do Ribeira; Celso de Almeida Leite, 15ª DRJ – Grande Campinas; Takeshi Yokoti, 16ª DRJ – Itapeva; e José Gildemar, o Gil, que no dia 1º de janeiro de 2019 assumirá o comando da 9ª DRJ – ABC.
Participaram ainda da reunião Mário Manzatti, Rafael Amaro, o Ceará, e quatro colaboradoras das delegacias regionais Noroeste, Grande Campinas, Centro-Sul e Vale do Paraíba: Samie Osaki Shiraga, Leonor de Almeida Leite, Lúcia Faraldo Oliveira e Patrícia Yasue Shishido Manjor Mafetoni, respectivamente.
Mudanças visam a otimizar o desempenho das seleções paulistas
Roberto Joji Chiba Kimura explicou que as mudanças focam maior qualidade e regularidade técnica dos judocas do Estado de São Paulo.
“As mudanças que pretendemos promover em nosso calendário a partir de 2019 visam a melhorar o nível de competitividade e o padrão de avaliação do desempenho dos judocas paulistas da Divisão Especial. Acreditamos que com estas alterações vamos aperfeiçoar a qualidade técnica dos nossos atletas, permitindo que eles mantenham regularidade durante todo o período competitivo”, disse o dirigente.
O coordenador técnico da FPJudô negou que as mudanças acontecerão em função dos resultados ruins obtidos nesta temporada, explicando que esta transição já vinha sendo estudada há alguns anos.
“Desde 2013 estamos notando a necessidade de reformular nosso calendário, pois percebemos grande oscilação no desempenho dos nossos atletas devido aos espaços criados pelos calendários estadual e nacional. Vimos claramente que o modelo utilizado até aqui não proporcionava a regularidade que buscamos para os nossos judocas, e muitas vezes era responsável pelo desempenho deles não ser tão bom”, explicou Kimura.
Francisco de Carvalho Filho iniciou seu depoimento enfatizando a necessidade da manutenção da gestão política das delegacias regionais e encerrou destacando a importância da atuação de cada delegado regional no desenvolvimento da modalidade no Estado de São Paulo.
“Não podemos admitir interferência de outros setores da administração na gestão regional. A autonomia dos delegados nas DRJs é prioridade, e não podemos admitir que isto aconteça de forma alguma. São os delegados que fazem o judô crescer e parabenizo o nosso departamento técnico por ter apresentado as propostas de mudança para a próxima temporada e as colocado em votação, pois em São Paulo as situações não são impostas goela abaixo. São apresentadas, discutidas e colocadas em votação democraticamente, antes de serem adotadas definitivamente”, disse o dirigente paulista.
Alessandro Puglia comemorou a aprovação das sugestões apresentadas pela coordenação técnica e explicou que o calendário de 2019 será feito com base no novo formato.
“Nossa proposta para o calendário busca otimizar o desempenho dos atletas paulistas e achamos por bem apresentá-la aos delegados regionais antes do fim da temporada. Com isso poderemos delinear os trabalhos para apresentar o novo calendário na reunião anual dos delegados, em janeiro, quando definimos o que será feito na temporada. Felizmente os delegados regionais entenderam o apelo da nossa coordenação técnica, aprovaram as medidas que impulsionarão ainda mais o judô paulista, e em janeiro a FPJudô apresentará o calendário de 2019 e detalhará as mudanças que serão efetuadas”, explicou o presidente da FPJudô.