17 de janeiro de 2025
Futuro do karatê no continente americano é discutido em congresso realizado em Punta del Este
O evento foi presidido pelo presidente da WKF, Antonio Espinós, e por José García Maañón, presidente da Federação Pan-Americana de Karatê (PKF)
Por WKF
31 de outubro de 2021 / Curitiba (PR)
Antonio Espinós, presidente da Federação Internacional de Karatê (WKF), viajou para Punta del Este, no Uruguai, para participar das reuniões do comitê executivo e do congresso da Federação Pan-Americana de Karatê (PKF). Os encontros serviram para analisar o progresso da modalidade no continente e foram chefiados diretamente por Espinós e pelo argentino José García Maañón, presidente da PKF.
Entre as principais pautas, foram discutidas as oportunidades potenciais de perpetuar o crescimento do esporte no continente, bem como os objetivos e a visão do karatê para o futuro. Os anfitriões dos próximos eventos também foram decididos. O Campeonato Pan-Americano Sênior 2022 acontecerá em Curaçao, Aruba e o Campeonato Cadete, Júnior e Sub-21 será realizado no México.
Um novo comitê executivo da PKF foi eleito, com Maañón na presidência, John Di Pasquale (EUA) como vice-presidente da América do Norte; José Luis Ramírez (República Dominicana) como vice-presidente do Caribe; Luiz Carlos Cardoso do Nascimento (Brasil) como vice-presidente da América do Sul; Marlon Layton (Nicarágua) como vice-presidente da América Central; Juan Manuel Fernández (Paraguai) como secretário geral; José Antonio Méndez (Porto Rico) como tesoureiro; Ivonne Leiton (Cuba) como secretária adjunta; e Stuart Craig Volkey (Canadá) como tesoureiro assistente.
“O desenvolvimento de nossas federações continentais é essencial para estender e consolidar o progresso do nosso esporte no mundo todo. É gratificante constatar que os campeonatos continentais voltaram a ser realizados, apesar das atuais circunstâncias desafiadoras. Os campeonatos da PKF aqui em Punta del Este são o exemplo perfeito de grandes eventos de karatê organizados com sucesso novamente e quero agradecer ao presidente da PKF, José García Maañón, e sua equipe, pelos esforços utilizados para que isso pudesse acontecer”, foram as palavras do espanhol que preside a WKF, sobre o evento.