15 de novembro de 2024
Gashuku solidário online pelo shihan Tasuke Watanabe reúne cerca de 50 professores renomados
Fundamentados no jita-kyoei, instrutores reconhecidos internacionalmente participarão da maior ação solidária realizada até hoje no karatê-dô mundial
Karatê-Dô Solidário
17 de julho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e ARQUIVO
Curitiba– PR
Idealizado pelo sensei Josué Rocha e organizado por alunos, discípulos e amigos do shihan Tasuke Watanabe, o gashuku solidário online visa a angariar recursos que auxiliarão o professor que reside em Setiba, no Espírito Santo, e há vários anos trava uma árdua batalha contra o câncer.
“Trata-se de um gashuku virtual que inicialmente teria abrangência nacional e pouco a pouco foi crescendo e acabamos conseguindo reunir mais de 50 karatecas de renome internacional”, explicou o sensei Josué Rocha. “São professores e atletas que atuaram neste universo sob o comando do mestre Tasuke Watanabe e que participarão desta ação nos dois próximos fins de semana.”
Para organizar e levar este ambicioso projeto adiante, o sensei san-dan (3º dan) da ITKF e go-dan (5º dan) pela SKIF (Japan Shotokan Karate International Federetion) recebeu o apoio imprescindível do sensei Rodrigo Lúcio de Souza, que vive em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e está coordenando a ação com apoio dos senseis cuiabanos Vilda Aparecida Lúcio e José Humberto de Souza.
“Nossa meta é envolver entre os dias 18, 19, 25 e 26 de julho, mais de mil karatecas no mundo todo para ajudar o mestre Watanabe, a maior referência nipo-brasileira da nossa modalidade. Ele foi campeão mundial em 1972 representando o Brasil e hoje luta corajosamente contra o câncer. Ele sempre foi uma das locomotivas que impulsionaram nossa modalidade e penso que temos de dar a nossa contrapartida”, disse o professor Rocha.
Organizador do evento online, o professor Rodrigo Lúcio de Souza lembrou que o shihan Watanabe é um ícone do karatê mundial que, além de formar centenas de faixas-pretas, participou do desenvolvimento técnico de várias gerações de karatecas.
“Shihan Tasuke Watanabe ajudou e ajuda muitos karatecas a se desenvolverem tecnicamente. Deus nos abençoou com a oportunidade de contribuir com nosso shihan, que agora, mais do que nunca, precisa do nosso apoio. Quando o sensei Josué Rocha deu a ideia do gashuku online, alunos, amigos e discípulos do mestre começaram a mobilizar-se e hoje este movimento tomou proporções que nenhum gashuku presencial ou online, no mundo, já havia conseguido. São 53 horas de curso, com quase 60 instrutores de altíssimo nível do Brasil e do mundo que contribuirão com seus ensinamentos em dois fins de semana de muito karatê. Estamos fazendo história sim, mas, acima de tudo, ajudando uma pessoa tão querida e que sempre se dispôs, no mais puro sentido da palavra, como samurai, a servir a todos com grande desprendimento e experiência de vida. Convido todos os karatekas do Brasil e do mundo a participarem deste evento épico. Que Deus abençoe a todos”, disse sensei Rodrigo.
Sentimento do shihan Watanabe
Ao tomar conhecimento do movimento que se espalhou por quatro continentes, shihan Tasuke Watanabe agradeceu aos membros da família internacional do karatê tradicional que estão sendo solidários.
“Esta corrente solidária de energia positiva movimenta karatecas de todo o País e de fora de nossas fronteiras. Filho, irmãos e amigos uniram-se pelo shihan Watanabe, orando e enviando energias positivas para o meu restabelecimento. Este movimento solidário me trouxe de volta ao convívio de alguns karatekas que estavam afastados, e este reencontro com toda a família é extremamente gratificante. A todos, meus mais profundos agradecimentos”, disse o professor Watanabe.
ITKF é solidária a iniciativa
Gilberto Gaertner, presidente da International Traditional Karate Federation (ITKF), destacou que o encontro de pessoas de várias entidades integradas num momento de solidariedade criou uma vigília em torno do professor Watanabe e mostra o melhor de cada praticante.
“Este movimento solidário em prol do grande ícone do karatê, mestre Watanabe, começou com uma iniciativa do professor Alfredo Aires, que inspirou o professor Josué Rocha. Outras pessoas foram abraçando a ideia e graças a elas criou-se um evento inédito em forma de um gashuku virtual. O mais importante a meu ver não é a questão financeira, mas o encontro de pessoas de várias entidades integradas num momento de solidariedade e criando uma egrégora positiva em prol do mestre Watanabe”, disse o dirigente, que concluiu pontuando que a iniciativa global é um reconhecimento pelo legado deixado pelo primeiro grande campeão do karatê mundial.
“Acima das entidades estão as pessoas, e este encontro demonstra que o reconhecimento pelo trabalho da vida de um grande mestre é capaz de trazer à tona o melhor de cada praticante, transformando este momento em mais uma etapa do seu ensinamento”, disse o dirigente mundial da ITKF.
Juntos por shihan Watanabe
Data: 18, 19, 25 e 26 de julho
Inscrições e como efetuar depósito
Para participar do Gashuku Solidário Online é necessário realizar um depósito ou transferência bancária para a conta do Banco do Brasil ou PayPal mediante doação mínima de R$ 50 para um fim de semana ou R$ 70 para dois.
O comprovante do depósito deve ser enviado via WhatsApp com o nome completo do participante. Comprovado o pagamento, o inscrito receberá a programação completa e o link das aulas no Zoom.
WhatsApp: 971 55 754 1108
Conta Banco do Brasil: Agência 3049-X / CC 82.356-2
Conta PayPal: TAIYOOMATOS11@GMAIL.COM