Gaúchos levam cinco ouros e superam São Paulo, que havia assegurado vaga em dez finais

Alexia Castilhos jogando Veronice Chagas de ippon na final do peso meio-médio

Rio de Janeiro foi campeão do naipe feminino e vice na classificação geral, enquanto os gaúchos faturaram o título do masculino e o de campeão geral da competição mais importante do judô brasileiro.

Campeonato Brasileiro de Judô Sênior 2018
11 de outubro de 2018
Por PAULO PINTO I Fotos TATI AMAYA
Lauro de Freitas – BA

A seleção gaúcha de judô não deu bola para a propalada hegemonia paulista nos tatamis e literalmente atropelou a vitória histórica que se anunciava. No primeiro dia de competição, 18 judocas paulistas garantiram vaga em dez finais e em oito disputas de bronze, o que poderia proporcionar um resultado realmente consagrador para São Paulo.

Os dirigentes Marcelo Ornelas (BA), Danys Queiróz (PI), Alessandro Puglia (SP), Antônio Viana (AP) e Luiz Gonzaga (DF) durante a execução do Hino Nacional

O primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro de Judô Sênior reuniu no Centro Pan-Americano de Judô 291 judocas de 26 Estados. Além do título nacional, os atletas inscritos na competição buscavam pontos no ranking nacional e uma vaga na seleção principal em 2019.

A sul-mato-grossense Gabriela Paliano parou a bicampeã mundial, Mayara Aguiar, na semifinal

Os combates de quarta-feira (10 de outubro) definiram os campeões, vice-campeões e terceiros colocados da classe sênior desta temporada.

Grandes nomes do judô nacional caíram no primeiro dia de disputa e abriram espaço para judocas da nova geração. Entre os atletas da seleção brasileira que não medalharam ou não foram campeões figuram Sarah Menezes, Eleudis Valentim, Rafaela Silva, Mayra Aguiar, Lincoln Neves, David Lima, Vinicius Panini e Victor Penalber, que amargou a 5ª colocação do peso meio-médio.

Victor Penalber terminou na 5ª colocação do peso meio-médio

Gaúchos se impõem no topo

A seleção gaúcha foi à Bahia formada por atletas das principais equipes do Estado – Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) e Grêmio Náutico União – e construiu um resultado verdadeiramente surpreendente.

Rio Grande do Sul conquistou dez medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Os campeões foram Raphael Minoru (60kg/Sogipa), Airton Antunes (66kg/GN União), Alex Pombo (73kg/Sogipa), Aléxia Castilhos (63kg/Sogipa) e Aine Schmidt (70kg/Sogipa), que estão garantidos na equipe brasileira que disputará torneios internacionais no ano que vem.

Pódio por associações do masculino

Nathália Brígida (48kg/Sogipa) chegou à final de sua categoria, mas ficou com a medalha de prata. Os também sogipanos Rodrigo Lopes (60kg), David Lima (73kg), Nathália Parisoto (78kg) e Renan Nunes (100kg) conquistaram o bronze.

Rio de Janeiro fatura quatro ouros e é campeão no feminino

A seleção fluminense foi à Bahia formada por atletas das equipes mais importantes do Estado: Judô Comunitário Instituto Reação, Jequiá Iate Clube, Equipe de Judô Pinheiro e Clube de Regatas Flamengo. No primeiro dia de disputa o Rio de Janeiro ficou em quarto lugar no número de vagas asseguradas nas finais e disputas de bronze.

Pódio por associações do feminino

Determinados a inserir o Rio de Janeiro no topo da classe sênior desta temporada, no último dia de competição os judocas fluminenses impuseram maior ritmo nos combates, superaram as seleções paulista, mineira e do Distrito Federal e conquistaram o título de vice-campeões na contagem geral de pontos.

Os campeões da equipe fluminense são: Eduarda Francisco (48kg/Reação), Tamires Crude (57kg/Reação), Yasmim Lima (52kg/Reação) e Ruan Isquierdo (+100kg/Reação). Sarah Menezes (48kg/Flamengo), Rafaela Silva (57kg/Reação), Jéssica Santos (70kg/Reação), Stefanie Miranda (+78kg/Pinheiro) e Cleyanderson Silva (90kg/Jequiá) conquistaram o bronze

Pódio do peso ligeiro masculino

Com 19 medalhas São Paulo garante a terceira colocação

A seleção paulista levou atletas da Associação Desportiva São Caetano, SESI-SP, Esporte Clube Pinheiros, Sociedade Esportiva Palmeiras, Judô Praia Grande, Secretaria de Esporte e Lazer de São José dos Campos e Clube Paineiras do Morumby.

Pódio do peso leve feminino

Ao todo, 18 judocas paulistas garantiram vaga nas finais e na disputa do bronze, mas no último dia de disputa São Paulo não manteve a pegada da fase classificatória e perdeu sete das dez finais disputadas. Na briga pelo bronze os paulistas venceram sete dos oito confrontos.

Os campeões da equipe bandeirante são: Amanda Santos (44kg/São Caetano), Samanta Soares (78kg/Pinheiros) e Rafael Buzacarini (100kg/Paineiras).

Pódio do peso meio-leve feminino

Os paulistas que conquistaram medalhas de prata são: Eleudis Valentim (52kg/Pinheiros), Mike Pinheiro (55kg/São Caetano), Jonathan Freitas (60kg/SESI), Lincoln Neves (73kg/São José), Gabriel Oliveira (90kg/Pinheiros), Gabriel Souza e Jonas Inocêncio (+100kg/Pinheiros).

Os judocas que venceram a disputa de bronze são: Tawany Silva (52kg/Praia Grande), Ketelyn Nascimento (57kg/Palmeiras), Ellen Santana (70kg/Palmeiras), Giovanna Fontes (78kg/SESI), Sibilla Faccholli (+78kg/Pinheiros), Kainan Pires (66kg/Pinheiros) e Vinicius Panini (81kg/Pinheiros).

Pódio do peso superligeiro feminino

O Distrito Federal obteve a quarta colocação conquistando duas medalhas de ouro com Matheus Takaki (55kg/Espaço Marques) e Guilherme Schimidt (81kg/Espaço Marques).

Minas Gerais alcançou a quinta colocação conquistando dez medalhas, sendo uma de ouro, três de prata e seis de bronze.

Pódio do peso leve masculino

O campeão mineiro foi Eduardo Bettoni (90kg/Minas Tênis). As medalhas de prata foram conquistadas por Layana Colman (57kg/Minas Tênis), Sarah Nascimento (70kg/Minas Tênis) e Guilherme Guimarães (81kg/Minas Tênis).

As seis medalhas de bronze obtidas por Minas Gerais foram conquistadas por Júlio Koda Filho (73kg/Minas Tênis), Ennilara Silva (63kg/Minas Tênis), Bárbara Ribeiro (63kg/Minas Tênis), Gustavo Assis (90kg/Minas Tênis), André Humberto (100kg/Minas Tênis) e Juscelino Júnior (+100kg/Minas Tênis).

Rosicleia Campos e Jun Shinohara, os mais antigos membros da comissão técnica brasileira premiando os finalistas do peso superligeiro masculino

O Campeonato Brasileiro Sênior foi a última etapa que contou pontos e a mais importante, uma vez que distribuiu até 180 pontos (campeão) na listagem da CBJ. Os líderes do ranking ao fim da competição estão diretamente classificados para a seleção principal de judô que representará o Brasil em 2019.

Campeões brasileiros seniores

Feminino

44kg – Amanda Santos (SP)

48kg – Eduarda Francisco (RJ)

52kg – Yasmim Lima (RJ)

57kg – Tamires Crude (RJ)

63kg – Alexia Castilhos (RS)

70kg – Aine Schimidt (RS)

78kg – Samanta Soares (SP)

+78kg – Camila Yamakawa (MS)

Masculino

55kg – Matheus Takaki (DF)

60kg – Raphael Miaque (RS)

66kg – Airton Silva (RS)

73kg – Alex Pombo (RS)

81kg – Guilherme Schimidt (DF)

90kg – Eduardo Bettoni (MG)

100kg – Rafael Buzacarini (SP)

+100kg – Ruan Isquierdo (RJ)

Pódio do peso pesado feminino

Pódio do peso pesado masculino

Marson Albani, Mateus Theotônio e Edison Minakawa, com os árbitros que atuaram na competição