Georges Mehdi e Rudolf Hermanny farão palestras no seminário Os Pioneiros

Georges Mehdi e Rudolf Hermanny nos anos 1960

Seminário que se realiza no Rio de Janeiro, neste fim de semana, terá palestras dos senseis octogenários que são duas lendas vivas do judô brasileiro e homenageará grandes mestres do judô fluminense.

Seminários e Congressos
10/07/2018
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
Rio de Janeiro – RJ

Dando prosseguimento à tradição consolidada de cinco eventos já realizados, custeados por meio de financiamento coletivo no Catarse, a Associação de Judô Veteranos do Estado do Rio de Janeiro realizará a sexta edição do seminário Os Pioneiros.

Rudolf Hermanny jogando de sode-tsuri-komi-goshi

O evento no Estácio reunirá neste sábado duas lendas vivas do judô carioca e brasileiro, os professores octogenários Georges Kastridget Mehdi e Rudolf Hermanny.

Na avaliação do professor Oswaldo Cupertino Simões Filho, o evento resgatará parte da história do judô fluminense e unirá várias gerações do judô do Estado do Rio de Janeiro.

“Buscamos realizar algo que ficasse para a posteridade, criando um evento que fizesse ao menos uma pequena parte da garotada que chega hoje aos tatamis conhecer um pouco da história e, por que não, a origem do judô no Estado do Rio de Janeiro”, explicou Oswaldo Simões.

Georges Mehdi e o japonês Masahiko Kimura, que veio ao Brasil no final de julho de 1951 a convite do jornal São Paulo Shinbun

Pedro Daudt de Oliveira destacou que o evento deste fim de semana premiará alguns dos maiores mestres do judô fluminense e do Brasil.

“Há pouco mais de dois meses estamos convidando os judocas do Rio de Janeiro e de todo o País para aproveitarem esta oportunidade única de aprender e conhecer um pouco da técnica refinada desses dos ícones do judô pan-americano. Além do seminário promovido pelos senseis Mehdi e Hermanny, no encontro vamos homenagear os mestres Petrúcio Monteiro, Ricardo Campos, Luiz Virgílio de Castro Moura, Georges Kastridget Mehdi e Rudolf Hermanny”, concluiu Daudt.

Rudolf Hermanny e Theophanos Mesquita, pai do árbitro FIJ A, Chuno Mesquita

Programação do seminário Os Pioneiros

09:00 às 9:30hs – Abertura

09:30 às 10:45hs – Aperfeiçoamento técnico em tachi-waza

10:45 às 11:00hs – Intervalo

11:00 às 12:15hs – Aperfeiçoamento técnico em katame-waza

12:15 às 12:45hs – Palavra dos homenageados

12:45 às 13hs – Encerramento

Local: CT do Batalhão de Choque do Rio de Janeiro

Avenida Salvador de Sá, 2 – Estácio – Rio de Janeiro (RJ)

Inscrições e apoio: clique aqui