18 de novembro de 2024
Gilberto Gaertner participa do primeiro treino da seleção paranaense de karatê-dô tradicional
Atletas do Paraná preparam-se para disputar os principais eventos da temporada: campeonatos Sul-Sudeste, Brasileiro e o Pan-Americano, que provavelmente acontecerá em Curitiba.
Por Paulo Pinto / Global Sports
26 de abril de 2023 / Curitiba (PR)
A Federação de Karatê-dô Tradicional do Paraná (FKTPr) realizou no dia 14 de abril o primeiro treino geral da seleção paranaense de karatê desta temporada no dojô da unidade do centro da Rede de Ensino Elite, de São José dos Pinhais, instituição apoiadora do evento.
O treino de oito horas, reunindo cerca de 35 atletas, foi supervisionado por Jean Laure Edoardo de Oliveira, presidente da FKTPr, e coordenado pelo professor Ricardo Buzzi, pentacampeão mundial de karatê, diretor técnico da FKTPr e técnico das seleções paranaenses.
O ponto alto do encontro foi a presença do chairman da International Traditional Karate Federation (ITKF), shihan Gilberto Gaertner, ex-presidente da FKTPr e da Confederação Brasileira de Karatê-dô Tradicional, que foi a São José dos Pinnhais a convite do presidente Jean Laure.
Há cinco anos na presidência da ITKF, sensei Gaertner tornou-se um dos dirigentes internacionais mais proeminentes no cenário da arte das mãos vazias, principalmente por seu olhar diferenciado, que transcende as questões técnicas e competitivas que fundamentam a prática do karatê desde a sua criação.
Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, como psicólogo da seleção brasileira de vôlei masculina, Gaertner destaca-se por compreender o esporte como um todo, principalmente no que se refere ao karatê. Neste contexto, apesar de administrar uma agenda sobrecarregada, atendeu ao convite do colega dirigente e compareceu ao primeiro treino da seleção paranaense na temporada.
“Foi com enorme satisfação que recebi o convite para participar do primeiro treino da seleção paranaense de 2023. Minha trajetória técnica e de gestão começou justamente nessa entidade, com a qual eu tenho uma ligação afetiva muito grande. Fui diretor técnico quando o sensei Arai assumiu a presidência, e na sequência fui presidente por dois mandatos. Nessa época construímos as bases para uma federação bem organizada, que sempre teve uma tradição de estabilidade e unidade, o que eu almejo muito que continue. Como estive muito tempo distanciado devido à atuação na CBKT (como diretor técnico e depois como presidente) e atualmente na gestão da ITKF, a diretoria da federação me solicitou uma atuação mais próxima. Farei isso na medida do possível, somando forças ao bom trabalho desenvolvido pelos atuais dirigentes.”
Jean Laure Edoardo de Oliveira, presidente da FKTPr, falou sobre a importância da presença do líder mundial do karatê tradicional no treino da seleção de karatê do Paraná.
“Independentemente do fato de o shiham Gaertener ser o líder mundial da nossa organização, ele é uma pessoa carismática e profundo conhecedor do karatê. A presença dele é sempre muito importante, seja como professor seja como dirigente da ITKF. Acredito que poucas organizações esportivas têm o privilégio de ter um dos grandes nomes do karatê mundial dentro do seu Estado e do seu município, e conseguir que ele compareça aos eventos regionais e estaduais, mesmo com uma agenda muito extensa de viagens e compromissos profissionais e pessoais. A presença dele proporciona muita força ao Estado, à nossa federação e aos atletas, que sempre ficam lisonjeados e se sentem muito prestigiados com a presença dele. Como dirigente da FKTPr, agradeço enormemente a ilustre presença do mestre Gilberto e agradeço muito mais por ele ter aceitado o convite e ter conseguido tempo para vir ao nosso evento.”
O chairman da ITKF também ministrou uma pequena parte do treino, demonstrando seu gosto por estudar, treinar e pesquisar a área técnica do karatê tradicional. “O que trabalhamos foi uma das séries de movimentos baseadas no embusen dos katas da série Taikyoku”, explicou. “O karatê tradicional tem como base a defesa pessoal e as técnicas mais efetivas acabam sendo pouco treinadas. Para facilitar o treinamento sistemático dessas técnicas, desenvolvemos a série de wazas (treinamentos de técnicas), dando ênfase a três técnicas em especial: enpi-waza ou empi-uchi (técnicas de hiji ou cotovelo), teisho-waza (técnicas de mão aberta – base da mão) e shuto-waza (técnicas com a faca da mão – lateral). No treino da seleção paranaense foi ensinado o shuto-waza.”
“Fiquei muito satisfeito com a breve participação e por poder incentivar o esforço, a dedicação e o trabalho de todos!”
Ricardo Buzzi explicou que a seleção do Paraná prepara-se para disputar os campeonatos Sul-Sudeste, em Barueri (SP); Brasileiro, em Salvador (BA); e Pan-Americano, que provavelmente se realizará em Curitiba (PR), e enfatizou que a presença do professor Gaertner certamente reforça o trabalho da equipe.
“Sensei Gilberto Gaertner é meu mestre e treino com ele desde 1987. Percorreu uma estrada bastante longa no campo da gestão, e sempre esteve à frente de instituições esportivas de forma técnica e politica. Ele realmente detém enorme conhecimento técnico e filosófico sobre o karatê tradicional, e por tudo isso é sempre uma honra poder contar com a presença dele. O fato de ele dispor do seu tempo para treinar a seleção valoriza o nosso trabalho. Sem contar que é sempre muito positivo trazer um novo olhar e novas informações.”
O chairman da ITKF falou, ainda, sobre a sensação de voltar a comandar a seleção que defendeu por muitos anos como atleta e técnico. “Como atualmente ministro cursos em outros Estados, com mais frequência no exterior, acabo tendo pouco contato com os instrutores e atletas do Paraná. Creio que muitos nem me conhecem direito. Não sei avaliar com precisão o que eles sentiram, mas eu fiquei muito satisfeito com a breve participação e por poder incentivar o esforço, a dedicação e o trabalho de todos. Outro aspecto que me marcou, foi poder me movimentar um pouco melhor tecnicamente, depois de passar por uma cirurgia de quadril. Incentivado pelos jovens atletas da seleção pude executar os fundamentos do shuto-waza e por alguns minutos voltei ao passado quando atuava pela seleção.”
Confira AQUI um pouco da participação de Gilberto Gartner no primeiro treino da seleção paranaense de karatê-dô tradicional.