Giullia Penalber é prata e Laís Nunes é bronze na estreia do estilo livre feminino no Pan 2024

Helen Maroulis e Giullia Penalber disputam a final dos 57kg © United World Wrestling

A carioca Giullia Penalber conquistou a medalha de prata na categoria 57kg e a goiana Laís Nunes levou a medalha de bronze na divisão até 62kg. A paulista Kamila Barbosa também disputou medalha, mas acabou em 5º lugar nos 50kg.

Fonte CBW
23 de fevereiro de 2024 / Curitiba (PR)

Desde o dia 21 a ensolarada cidade de Acapulco, no México, está realizando o Campeonato Pan-Americano de Wrestling, atraindo grapplers de elite de todo continente americano da luta livre e greco-romana masculina e feminina.

O torneio antecede as eliminatórias olímpicas pan-americanas, que podem ter apenas atletas dos países participantes do Campeonato Pan-Americano.

A panamenha Moran Sanshez Milagros venceu Kamila Barbosa nas eliminatórias dos 50kg © United World Wrestling

O estilo livre feminino brasileiro estreou nesta quinta-feira (22), segundo dia do Pan-Americano de Acapulco. A carioca Giullia Penalber conquistou a medalha de prata na categoria 57kg e a goiana Laís Nunes levou a medalha de bronze na divisão até 62kg. A paulista Kamila Barbosa também disputou medalha, mas acabou em 5º lugar no até 50kg.

Estilo livre feminino

Na categoria 50kg, Kamila Barbosa estreou nas eliminatórias contra a venezuelana Mariana Diaz, que a venceu por 10 a 1. Diaz avançou até a final e repescou Kamila. A brasileira venceu a argentina Maia Cabrera por 2 a 1 e seguiu para disputa da medalha de bronze. No combate final, Kamila lutou até o fim, mas acabou superada por 7 a 6 e ficou com o 5º lugar.

O pódio dos 62kg com Laís Nunes na terceira colocação © United World Wrestling

Na categoria 57kg a carioca Giullia Oliveira Penalber, umas das cabeças de chave do torneio, estreou nas quartas de final com vitória por touche sobre a dominicana Yocleide Santana. Na semifinal, a brasileira enfrentou a canadense Hanna Taylor, na reedição da final dos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, e mais uma vez, Giullia dominou a luta e fez 4 a 0.

Na final, a wrestler brasileira enfrentou a norte-americana Helen Maroulis, campeã dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. As duas se estudaram bastante e Maroulis conseguiu retirar Giullia da área delimitada. Depois de uma punição por passividade para cada uma, a brasileira tentou pontuar, mas a oponente contra-atacou para fechar o placar em 4 a 1 e ficar com a medalha de ouro.

O pódio dos 57kg com a vice-campeã Giullia Penalber © United World Wrestling

Já na categoria 62kg, Laís Nunes estreou nas quartas de final com uma vitória por 5 a 0 contra a cubana Maria Fernanda Garcia. Na semifinal, Laís enfrentou a canadense Ana Paula Godínez. A oponente pontuou primeiro e passou a travar a luta para evitar os ataques de Laís. Quando passou a frente por 2 a 1, Ana Paula limitou-se a defender. Como a arbitragem não assinalou a passividade, Laís foi superada pelo placar mínimo e seguiu para disputa da medalha de bronze. Em menos de um minuto, Laís fez 11 a 0 e conquistou a medalha para o Brasil. Está foi a 11ª medalha da brasileira em pan-americanos, da categoria sênior.

http://www.intersports.com.br