19 de dezembro de 2024
Governo de São Paulo inaugura Centro de Excelência Esportiva de judô e atletismo em São Bernardo do Campo
Cerimônia de lançamento reuniu autoridades políticas, dirigentes das duas modalidades, esportistas, treinadores e medalhistas olímpicos
Por Paulo Pinto / Global Sports
1º de setembro de 2021 / São Paulo (SP)
O governador João Doria (PSDB) entregou nesta terça-feira (31) o novo dojô e inaugurou o Centro de Excelência Esportiva localizado na Arena Olímpica, em São Bernardo do Campo. O espaço de treinamento vai receber cerca de 140 atletas de judô e atletismo. Neste projeto, que visa a ser um grande celeiro de talentos de ambas as modalidades olímpicas, o governo de São Paulo investiu R$ 5,4 milhões, prevendo que até o fim do ano todos os atletas já estejam usufruindo a estrutura.
“Aqui vamos ter as atividades esportivas de performance para fazer novas gerações de campeões, campeões brasileiros, campeões sul-americanos, campeões pan-americanos e campeões olímpicos. Muitos estão aqui e muitos virão para cá para treinamento e aperfeiçoamento”, afirmou Doria.
O novo dojô foi construído pelo governo paulista especificamente para receber os atletas do judô. A pista de atletismo já existia no local e é referenciada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Além da construção do novo dojô, o governo paulista está modernizando toda a área onde funcionará o centro de excelência. Neste momento estão sendo finalizadas as obras de revitalização do alojamento, que deverão estar totalmente concluídas em novembro, permitindo que os atletas sejam recebidos a partir de dezembro.
“Estamos finalmente oferecendo estrutura de ponta, alimentação, alojamento, comissão técnica, convênio médico, enfim, todas as condições necessárias para os atletas, diferente do que ocorria anteriormente. É certamente um dos principais feitos esportivos do governo de São Paulo”, pontuou o secretário de Esportes do Estado, Aildo Ferreira.
O novo centro de excelência atende também à determinação da Lei Estadual 17.099/2019, que prevê a continuidade do programa, mesmo com o processo de concessão do Complexo Esportivo do Ibirapuera.
A Arena Olímpica, onde está sendo instalado o novo equipamento, pertence à prefeitura de São Bernardo do Campo. A utilização de parte da área resulta de convênio firmado entre o governo estadual e a prefeitura. Toda a manutenção dos espaços ocupados pelo centro de excelência ficará sob responsabilidade da Secretaria de Esportes do governo estadual, assim como a administração.
Poderão fazer parte do programa os atletas registrados em suas federações, com participação comprovada em competições de nível nacional e internacional. O treinamento, o acompanhamento de treinadores e a atuação dos demais profissionais serão supervisionados pela Federação Paulista de Atletismo e pela Federação Paulista de Judô.
O centro de excelência de judô terá muito mais do que um dojô – um dos melhores do País, inclusive. Ao menos é que garante o secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon, que festejou a inauguração da estrutura.
“Grande alegria em poder trazer este projeto para um espaço que estava abandonado e que certamente será referência nacional. Não tenho dúvida de que iremos colher muitos frutos aqui, porque, além da estrutura física, estamos primando pelos mínimos detalhes: alimentação de qualidade, alojamento de primeira linha, psicólogo, assistente social, material esportivo”, enumerou Mognon.
Na avaliação de Joel Oliveira, presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA) o centro de excelência é um dos projetos esportivos mais bem-sucedidos do Brasil.
“A diretoria da FPA está muito satisfeita com a retomada do centro de excelência, que agora está em São Bernardo do Campo. Esta é uma grande oportunidade para termos um crescimento na modalidade, já que 70 atletas terão atendimento de altíssimo nível, com direito a treinador, alojamento, alimentação, equipe multidisciplinar, uniformes e toda uma estrutura logística que certamente proporcionará grandes resultados no alto rendimento no médio e longo prazos. Para nós, do atletismo paulista, foi realmente uma honra poder participar deste projeto e contribuir para sua viabilização. Teremos 13 dos melhores profissionais do atletismo do Estado de São Paulo atuando neste projeto e estamos muito animados com tudo que pode acontecer de bom a partir desse trabalho”, disse Joel Oliveira, presidente da FPA.
Na avaliação de Wlamir Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o novo Centro de Excelência do Atletismo fomentará a modalidade em São Paulo e no Brasil.
“O Centro de Excelência do Atletismo da Arena Olímpica de São Bernardo do Campo certamente será um dos principais polos de fomento da modalidade. Além do atendimento oferecido aos atletas do alto rendimento, as crianças e jovens que apreciam o esporte encontrarão no novo centro paulista um local para aprendizado e aprimoramento técnico, no contraturno das atividades. Fora isso, os jovens talentos do atletismo de todo o País terão agora mais um espaço para desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades”, comemorou o presidente da CBAt.
Hajime em uma
nova era de excelência
Na avaliação de Alessandro Panitz Puglia, presidente da Federação Paulista de Judô, o novo espaço suprirá a carência causada pelo encerramento das atividades do Projeto Futuro, que existia no centro de excelência do Ibirapuera.
“Estamos trabalhando nesse projeto há muito tempo e felizmente ontem demos o pontapé inicial, ou melhor: ontem demos o hajime para o início de uma nova era de excelência técnica no judô do Estado de São Paulo. A inauguração coincide com o início da nova gestão na FPJudô, que priorizará a excelência técnica e administrativa da modalidade. A partir de agora o judô paulista focará eminentemente aquilo que ocorre dentro do nosso Estado e lutaremos arduamente e exclusivamente por nossos direitos e interesses”, disse o novo dirigente do judô bandeirante.
“A coordenação técnica da federação entende que o conceito do novo centro é praticamente o mesmo que havia no Projeto Futuro. O novo centro, certamente, será o suprassumo do Brasil no tocante ao refinamento técnico, atendendo o alto rendimento, treinamento futuro de seleções brasileiras, ou realizando intercâmbios técnicos com outros países. Porém o mais importante é que poderemos oferecer iniciação esportiva para as mais de 5 mil crianças que regularmente frequentam as duas escolas que existem dentro da Arena Olímpica”, disse Puglia.
Na avaliação de Arnaldo Queiroz Pereira, secretário geral da FPJudô, o novo Centro de Excelência de Judô inaugurado em São Bernardo do Campo é uma iniciativa maravilhosa e muito importante para o judô paulista e nacional.
“Reputo de grande valor a união dos entes responsáveis por esse projeto: governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esportes e Prefeitura de São Bernardo do Campo, Ajinomoto do Brasil, governo do Japão e Federação Paulista de Judô. Todos juntos vamos conduzir um projeto social e um trabalho de desenvolvimento esportivo, buscando o alto rendimento com possibilidade de atletas serem residentes, podendo estudar e ter todas as suas necessidades atendidas por equipes multidisciplinares, técnicos e professores de judô renomados que estão ligados à federação ou fazem parte dos quadros do judô paulista”, detalhou Queiroz.
“Sabemos que a instalação do centro e do seu equipamento reveste-se de enorme importância, mas é muito mais importante a manutenção, para que o projeto possa perdurar por muitos anos. É um trabalho que precisa ser independente de governos. Tem que ser uma política de Estado. Precisa avançar por dois ou três ciclos olímpicos para que a gente possa ver e avaliar os resultados. Este é o nosso maior desafio”, pontuou o dirigente.
Arnaldo Queiroz enfatiza que é preciso levar o projeto através dos anos para que os resultados apareçam, não só em termos sociais, que é transformar as pessoas por meio do esporte, mas, se possível, nas conquistas esportivas.
“Todos os envolvidos estão de parabéns. Empresas que apoiaram, a FPJudô que vai tocar área técnica, a secretaria de Esportes e a Prefeitura de São Bernardo do Campo e governo do Estado de São Paulo que, por meio da secretaria de Esportes, viabilizou este ambicioso projeto. Faço uma reverência especial ao professor Puglia, pela grande iniciativa, determinação, paciência e competência para viabilizar este projeto, fazendo voz para que seja perene, já que a palavra de ordem hoje no Brasil é perenidade”, concluiu o dirigente.
A inauguração do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo contou com a presença de várias autoridades, entre as quais João Doria, governador do Estado de São Paulo; Orlando Morando (PSDB), prefeito de São Bernardo do Campo; Aildo Ferreira, secretário de Esportes do Estado de São Paulo; Alex Mognon, secretário de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo; Carla Morando (PSDB), deputada estadual; Célia Parnes, secretária de Desenvolvimento Social; Marco Aurélio Pegolo, o Chuí, secretário executivo da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo; e Chiho Komuro, cônsul-geral adjunta que representou o Consulado Geral do Japão em São Paulo.
Entre as autoridades esportivas estavam Alessandro Panitiz Puglia, presidente da FPJudô; Wlamir Campos, presidente da CBAt; Joel Oliveira, presidente da FPA; Rogério Bispo, primeiro vice-presidente e diretor executivo da FPA; Solange de Almeida Pessoa Vinck, vice-presidente da FPJudô; Thaissa Presti, segunda vice-presidente e diretora técnica da FPA; Mauzler Paulinetti, secretário executivo da ASEMESP; Alex Russo, coordenador de Veteranos da FPJudô; e Alan Cararetti e Márcio Andraus, assessores jurídicos da FPJudô.
Entre os medalhistas olímpicos presentes no encontram estavam Chiaki Ishii, Aurélio Fernández Miguel, Douglas Eduardo de Brito Vieira, Henrique Carlos Serra Azul Guimarães, Luís Yoshio Onmura, Tiago Henrique de Oliveira Camilo e Rafael Carlos da Silva, o Baby.
A diretoria executiva da Ajinomoto do Brasil, apoiadora máster do judô paulista, marcou presença na cerimônia de descerramento da placa do dojô do Centro de Excelência Esportiva. Entre os representantes da multinacional da alimentação estavam Tatsuya Sasaki, presidente da Ajinomoto do Brasil; Iwao Nishitani, diretor superintendente; Nakaya Tomohiko, diretor de Aminoscience; Eto Takashi, gerente de Aminoscience; e Bruno Koga, supervisor de AminoVITAL.
Dezenas de professores kodanshas, treinadores e delegados regionais abrilhantaram a cerimônia de inauguração do novo Centro de Excelência Esportiva do judo e do atletismo do Estado de São Paulo.