Grande vitória do CREF4/SP e ACAD Brasil: sancionada em São Paulo lei de essencialidade das academias

Ailton Mendes, Rodrigo Goulart e Nelson Leme exibem o PL 763/2020 sancionado na Câmara de Vereadores de São Paulo © Divulgação

Projeto de lei do vereador Rodrigo Goulart apoiado pelo CREF4/SP institui como atividade essencial a prática da atividade física e o funcionamento dos estabelecimentos desse setor

Gestão
Fonte Isabela Lemos/CREF4/SP
9 de junho de 2021 / Curitiba (PR)

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), sancionou nesta terça-feira (8) a lei que reconhece a prática da atividade física e do exercício físico como essenciais no município. Este é considerado um grande passo para o profissional de Educação Física exercer sua profissão durante todo o período de pandemia.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) sanciona a lei 17.568 © Divulgação

O PL 763/2020, de autoria do vereador Rodrigo Goulart (PSD) e apoiado pelo CREF4/SP, institui como atividade essencial o funcionamento dos estabelecimentos de prestação de serviços de Educação Física, públicos ou privados, além da prática da atividade física e do exercício físico como forma de prevenir doenças físicas e mentais da população.

O presidente do CREF4/SP, Nelson Leme, aproveitou o momento para dizer a todos os profissionais da área que só foi possível aprovar a Lei da Essencialidade em São Paulo após muito trabalho, diálogo e esforço. A partir de agora, estabelece-se a possibilidade do exercício profissional durante o período de pandemia; as condições ainda dependem de negociações e decretos do Executivo tanto estadual quanto municipal.

Autor do Projeto de Lei, o vereador Rodrigo Goulart (PSD) assina a lei 17.568 sancionada nesta terça-feira © Divulgação

“É com muito orgulho que agradeço aos vereadores e vereadoras de São Paulo que entenderam nosso propósito e trabalharam para que fosse sancionada a lei 17.568. Em especial, agradeço ao vereador Rodrigo Goulart, que fez um trabalho hercúleo junto aos seus pares. Agradeço também o prefeito Ricardo Nunes, que dá exemplo ao Brasil inteiro e a todos os municípios paulistas. É com muita emoção e orgulho que eu estendo esse agradecimento aos 5.300 profissionais de Educação Física que possuem academias e aos 16 mil que trabalham no município “, afirmou o presidente do CREF4/SP.

Nelson Leme sugeriu também aos profissionais de Educação Física de todo o País “que sigam este exemplo de coragem, determinação e apreço pela saúde da população de seus municípios lutando por estes objetivos”.

Ailton Mendes, Nelson Leme e Rodrigo Goulart exibem lei 17.568 sancionada pelo prefeito de São Paulo © Divulgação

Luta incansável da ACAD e CREF4/SP

Ailton Mendes, presidente da ACAD Brasil, destacou a relevância e a importância da lei sancionada pelo prefeito da cidade de São Paulo.

“Esta é uma imensa vitória para o nosso setor, fruto da incansável luta que a ACAD, o CREF4-SP e o vereador Rodrigo Goulart abraçaram desde o início da pandemia. Conversamos com o atual prefeito e demais autoridades da casa e finalmente garantimos em lei a defesa das nossas atividades, que tanto têm contribuído para o enfrentamento da covid-19 e para manter saudável toda a população”, disse Ailton Mendes.

A diretoria da ACAD Brasil está confiante de que essa lei aprovada na maior cidade do País servirá de exemplo para os mais de 5 mil municípios brasileiros. A associação pede a cada empresário e gestor de academia que divulgue esse tema em suas redes e que peça aos seus vereadores, deputados e autoridades de suas regiões que reconheçam a importância das academias de dos profissionais de Educação Física para a prevenção e a manutenção da saúde de toda a população brasileira.