Grão-mestre israelense Uri Refaeli realiza Seminário Internacional de Krav Maga no Brasil

Mais de 200 praticantes de vários Estados foram a São Paulo acompanhar o seminário apresentada pelo grão-mestre israelense Uri Refaeli © Arquivo

Evento promovido pela ESKM reuniu mais de 200 praticantes, além das lideranças das principais entidades de administração da arte marcial israelense existentes no Brasil.

Paulo Pinto / Global Sports
13 de setembro de 2024 / Curitiba, PR

Com apoio do Instituto Brasileiro de Krav Maga, da Prefeitura de São Caetano do Sul e da Shihan Kimonos, a Escola Scucuglia de Krav Maga (ESKM) realizou um dos maiores eventos da modalidade no mundo: o Seminário Internacional de Krav Maga. O encontro foi conduzido pelo grão-mestre Uri Refaeli, 10º dan, uma das maiores referências técnicas da arte marcial israelense.

Realizado nos dias 20 e 21 de julho no Centro de Treinamento Esportivo Mário Chekin, o seminário contou com a participação de mais de 200 praticantes de Krav Maga, provenientes de várias escolas de São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Piauí, Pernambuco e Distrito Federal, entre outros Estados. O mestre britânico Ben Wagstaff, aluno de Uri Refaeli, e seus representantes no Brasil, Wilians Lima e Analdo Silva, foram fundamentais na realização do evento.

Mestre Eduardo Scucuglia explica que o Krav Maga é uma arte marcial voltada para a defesa pessoal, com foco em situações reais de perigo. Ele se distingue das demais artes marciais por seus movimentos diretos, simples e eficazes © Arquivo

O organizador do encontro, mestre Eduardo Scucuglia, faixa preta 4º dan, explicou que o evento foi planejado para reunir praticantes de todas as idades e níveis de conhecimento, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado para todos.

“Promovemos um treinamento aberto a todos os praticantes, independentemente do nível de experiência, desde iniciantes até mestres, crianças e adultos. Todos treinaram juntos, pois a ideia central era unir o maior número possível de escolas de Krav Maga – e conseguimos. Foi um evento fantástico que integrou a família do Krav Maga no Brasil”, destacou Scucuglia.

O mestre britânico Ben Wagstaff, Eduardo Scucuglia e o grão-mestre Uri Refaeli © Arquivo

Ele ressaltou que o seminário atraiu representantes de diversas federações, institutos, associações e escolas. “Foi um encontro memorável, no qual todos tiveram a oportunidade de aprender diretamente com o grão-mestre Uri Refaeli, um dos maiores nomes do Krav Maga mundial. Uri foi aluno direto de Imi Lichtenfeld, o criador do Krav Maga.”

Padronização do evento

Anfitrião e responsável por toda a logística do seminário, Scucuglia explicou que, para padronizar o evento e promover uma identidade visual única, a Shihan Kimonos doou camisetas alusivas ao encontro para todos os participantes e mestres. “Além de reforçar a identidade visual do evento, todos os participantes levaram consigo essa lembrança especial.”

Uri Refaeli – 10º dan

Uri Refaeli é um renomado grão-mestre em Krav Maga, detentor da faixa vermelha 10º dan, a mais alta graduação na disciplina. Sua jornada começou em 1974, durante a Guerra do Yom Kippur, e ele foi treinado diretamente por Imi Lichtenfeld, o fundador do Krav Maga. Refaeli desempenhou papel essencial na disseminação global desse sistema de defesa pessoal, especialmente por meio da Federação Internacional de Krav Maga, da qual foi cofundador nos anos 1990.

Mestres e praticantes acompanham a apresentação feita pelo grão-mestre Uri Refaeli © Arquivo

Ao longo de décadas, Refaeli tem ensinado Krav Maga em todo o mundo, conduzindo seminários em países como Brasil, México e Reino Unido. Além de treinar alunos civis, ele também foi fundamental no treinamento de militares, incluindo membros das Forças de Defesa de Israel (IDF), e de profissionais de segurança ao redor do mundo.

Quem foi Imi Lichtenfeld

Imi Lichtenfeld foi o fundador do Krav Maga, uma arte marcial de combate corpo a corpo amplamente utilizada por forças de segurança e em autodefesa pessoal. Nascido em Budapeste, Hungria, em 26 de maio de 1910, e criado em Bratislava, Eslováquia, Imi desde jovem destacou-se em esportes de combate, como boxe, luta livre e ginástica, sob a forte influência de seu pai, Samuel Lichtenfeld, que era oficial de polícia e instrutor de defesa pessoal.

Nos anos 1930, durante o aumento do antissemitismo na Europa, Imi organizou grupos para proteger a comunidade judaica de Bratislava contra ataques de extremistas. Essa experiência moldou sua visão sobre combate real, levando-o a desenvolver técnicas práticas e eficazes de autodefesa, que mais tarde se tornariam a base do Krav Maga.

http://www.shihan.com.br

Em 1940, devido à perseguição nazista, Imi fugiu da Europa e, após uma longa jornada, chegou à Palestina. Lá, começou a treinar membros do Haganah, um grupo de defesa judaico, e, após a criação do Estado de Israel em 1948, tornou-se o principal instrutor de combate corpo a corpo das Forças de Defesa de Israel (IDF).

Ao longo de sua vida, Imi continuou aperfeiçoando o Krav Maga, adaptando-o para o uso civil, introduzindo as graduações e tornando-o acessível a qualquer pessoa interessada em aprender autodefesa. Ele faleceu em 9 de janeiro de 1998, em Netanya, Israel, deixando um legado duradouro como criador de uma das mais respeitadas técnicas de autodefesa do mundo.

Eduardo Scucuglia e Antônio Dias, diretor-executivo da Kimonos Shihan, apoiadora do Seminário Internacional de Krav Maga © Arquivo

Mestre Eduardo Scucuglia

Fundador e presidente do Instituto Brasileiro de Krav Maga, mestre Eduardo Scucuglia exibe um vasto currículo em artes marciais. Iniciou seus treinos em 25 de março de 1986 e é grau preto em muay thai, certificado pela Federação Paulista de Muay Thai Asiático, além de ser professor de Sandá pela Confederação Brasileira de Kung Fu e Wushu, com a graduação de faixa preta 5º dan.

Em 2011, Mestre Scucuglia obteve sua graduação de Instrutor internacional de Krav Maga pelo Instituto Wingate, em Israel, a renomada faculdade de educação física na qual o Krav Maga foi criado, recebendo a sua certificação diretamente das mãos do chefe das disciplinas marciais da instituição.

Ao longo dos anos, Uri Refaeli desempenhou papel significativo na disseminação global do Krav Maga, ministrando seminários em países como Brasil, México e Reino Unido, entre outros © Arquivo

Hoje, sua graduação é amplamente reconhecida por mestres israelenses. Treinou com Yaron Lichtenstein até a faixa preta 2º dan sendo a mesma graduação reconhecida por Guy Mor, por meio do The Israeli Council of Martial Arts e por Alan Cohen. Em 2019, sua relação com Uri Refaeli se fortaleceu quando treinou diretamente com ele. Além disso, foi graduado 3º e 4º dan pelo mestre Alan Cohen, da Krav Maga Federation (KMF).

Mestre Scucuglia também lidera a formação de novos instrutores de Krav Maga no Brasil por meio do Instituto Brasileiro de Krav Maga (IBKM). “Acredito que a formação de um instrutor depende de vários conceitos técnicos, pedagógicos e práticos da arte. Contudo, meu principal objetivo ao transmitir conhecimento é permitir que homens e mulheres aprendam a se defender de toda e qualquer forma de violência, seja na rua ou no ambiente doméstico”, afirma Scucuglia.

Uma das principais características do Krav Maga é o desenvolvimento de força mental. Além do aspecto físico, há um grande foco no controle emocional e na manutenção da calma em situações de risco, para tomar decisões rápidas e eficazes © Arquivo

Treinamento especial

De 22 a 24 de julho, o mestre Eduardo Scucuglia, presidente IBKM e diretor da ESKM, realizou um treinamento fechado comandado pelo grão-mestre Uri Refaeli em seu dojô, que é também a sede da Escola Scucuglia de Krav Maga.

Entre os participantes do treinamento especial estavam mestres, representantes do grão-mestre Uri Refaeli e alunos avançados convidados por Scucuglia. Durante o treinamento, ocorreu uma cerimônia de graduação, na qual tanto alunos quanto mestres foram promovidos a novas faixas, celebrando seus esforços e conquistas no Krav Maga.

Uri Refaeli faz entrega de certificado ao mestre Eduardo Scucuglia © Arquivo

A cerimônia de graduação destacou a importância do desenvolvimento contínuo e da dedicação, reforçando o compromisso dos participantes com o aprimoramento técnico e pessoal, além de fortalecer os laços da comunidade de Krav Maga no Brasil.

Frutos

O Seminário Internacional de Krav Maga realizado no Brasil exemplificou o poder integrador desta arte marcial, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre mestres de renome internacional e consolidando ainda mais o Krav Maga como uma das mais eficazes formas de autodefesa.

Sob a liderança de figuras como Uri Refaeli e Eduardo Scucuglia, essa prática continua a crescer, ajudando a formar uma nova geração de praticantes e instrutores no Brasil e em todo o mundo.

http://www.intersports.com.br