Henrique Guimarães participa de randori no treino dos veteranos do CAT

Professores Alex Sandro Russo e Henrique Guimarães © FPJCOM

O tradicional treino máster das quintas-feiras reuniu cerca de 50 judocas, incluindo Alessandro Panitz Puglia, Marco Antônio Rato, Glauber Diniz Aragão e Alex Sandro Russo.

Por FPJCOM
25 de outubro de 2024 / São Paulo, SP

A coordenação de veteranos da Federação Paulista de Judô realizou, nesta quinta-feira (24), o treino semanal dos veteranos. A atividade reuniu cerca de 40 faixas-pretas no dojô Mário Matsuda, localizado no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJudô, e contou com a presença de autoridades esportivas e professores kodanshas.

Treino dos veteranos no CAT © FPJCOM

Durante a abertura, o sensei Henrique Guimarães destacou a relevância do envolvimento dos professores e judocas mais experientes no treino, tanto como forma de se manterem ativos pela prática do judô quanto como exemplo para as gerações mais jovens.

Professores Marco Antônio Rato, Sílvio Tardelli, Alex Sandro Russo e Henrique Guimarães © FPJCOM

“Eu vejo o comprometimento dos judocas veteranos com o judô como algo inspirador e revigorante. Essa atividade promove uma valiosa troca de conhecimentos entre praticantes de diferentes escolas e faixas etárias, o que fortalece nossa modalidade, especialmente diante dos desafios técnicos que enfrentamos atualmente. Aqui, revivemos nossas histórias e nos atualizamos sobre o judô máster em diversas regiões do nosso Estado. Espero poder participar de mais treinos com vocês, para juntos construirmos um novo momento para o CAT da FPJudô”, declarou o dirigente.

Professores Fábio Spinosa, Alessandro Puglia e Glauber Aragão © Fabio Spinosa

Henrique Guimarães encerrou desejando boa sorte aos atletas que, na próxima semana, embarcarão para o Campeonato Mundial Veteranos da Federação Internacional de Judô (FIJ), que ocorrerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 4 a 10 de novembro.

Projetos futuros

Para Alex Russo, o coordenador da classe veteranos da FPJudô, a presença do novo dirigente, foi fundamental, principalmente para demonstrar à classe o quanto ele está empenhado e comprometido em apoiar e investir na classe veteranos.

“O professor Henrique está determinado a oferecer motivação e suporte para nossa classe, algo que foi muito comentado no treino de ontem. Sua proximidade com a classe foi inspiradora. A presença dele e do professor Rato ajudou a atrair muitos judocas de volta aos tatamis do CAT. Avalio que iniciativas como esta fortalecem a confiança dos atletas e os incentiva a retomar os treinos e até a competir novamente.”

Senseis Alex Russo, Henrique Guimarães e Marco Antônio Rato © FPJCOM

Russo destacou a participação de Henrique no treino, que, mesmo enfrentando algumas lesões, realizou dois randoris. “Ele mostrou que, apesar das limitações, ainda domina os tatamis e conseguiu projetar alguns companheiros de treino. O professor Rato também foi muito bem recebido e teve a oportunidade de se apresentar como o novo coordenador técnico da FPJudô. Sua presença é fundamental, pois ele é um ícone do judô, com uma história admirável e é muito querido tanto pelos veteranos quanto pela nova geração.”

Grupo de professores faz selfie após o treino © Fabio Spinosa

O coordenador do veteranos avalia que treino de ontem foi especial. “Costumamos ter uma boa adesão nas quintas-feiras, mas desta vez o número superou a média, com mais de cinquenta judocas nos tatamis. Entre eles, tivemos atletas que estão se preparando para o Campeonato Mundial e outros que vieram especialmente para rever o presidente”, disse o dirigente que falou sobre projetos interessantes.

Treino dos veteranos no CAT © FPJCOM

“Tenho uma reunião agendada com o professor Henrique e com a sensei Rogéria Cozendey, a coordenadora do veteranos feminino, na qual apresentarei algumas propostas da minha pasta, como a criação de uma classe iniciante para os veteranos. Hoje em dia, muitos pais de alunos, ex-atletas e ex-alunos que pararam em faixas como a verde, amarela ou branca estão retornando ao judô. A ideia é abrir espaço para esse público, dividindo a classe para acolher os iniciantes. Outro ponto importante é incentivar a participação em competições. Atualmente, temos apenas o Campeonato Paulista e a Copa São Paulo para os veteranos. A proposta é realizar mais eventos e, quem sabe, oferecer uma premiação especial no fim do ano. Tenho muitas ideias e acredito que, com o empenho do professor Henrique, vamos conseguir concretizá-las.”

Parte dos professores e atletas que participaram do treino realizado nesta quinta-feira © FPJCOM

Além dos faixas-pretas e de jovens judocas que também compareceram, estiveram presentes: os professores Henrique Guimarães, presidente da FPJudô; Alessandro Puglia, ex-presidente da FPJudô; os coordenadores Marco Antônio Rato (técnico), Alex Russo (veteranos) e Marcelo Fugimoto (marketing); e os professores kodanshas Massakatsu Akamine, do Instituto Sensei Divino Budokan, e Silvio Tardelli Uehara, do Instituto Camaradas Incansáveis.

http://www.shihan.com.br