22 de dezembro de 2024
Henrique Guimarães participa de randori no treino dos veteranos do CAT
O tradicional treino máster das quintas-feiras reuniu cerca de 50 judocas, incluindo Alessandro Panitz Puglia, Marco Antônio Rato, Glauber Diniz Aragão e Alex Sandro Russo.
Por FPJCOM
25 de outubro de 2024 / São Paulo, SP
A coordenação de veteranos da Federação Paulista de Judô realizou, nesta quinta-feira (24), o treino semanal dos veteranos. A atividade reuniu cerca de 40 faixas-pretas no dojô Mário Matsuda, localizado no Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT) da FPJudô, e contou com a presença de autoridades esportivas e professores kodanshas.
Durante a abertura, o sensei Henrique Guimarães destacou a relevância do envolvimento dos professores e judocas mais experientes no treino, tanto como forma de se manterem ativos pela prática do judô quanto como exemplo para as gerações mais jovens.
“Eu vejo o comprometimento dos judocas veteranos com o judô como algo inspirador e revigorante. Essa atividade promove uma valiosa troca de conhecimentos entre praticantes de diferentes escolas e faixas etárias, o que fortalece nossa modalidade, especialmente diante dos desafios técnicos que enfrentamos atualmente. Aqui, revivemos nossas histórias e nos atualizamos sobre o judô máster em diversas regiões do nosso Estado. Espero poder participar de mais treinos com vocês, para juntos construirmos um novo momento para o CAT da FPJudô”, declarou o dirigente.
Henrique Guimarães encerrou desejando boa sorte aos atletas que, na próxima semana, embarcarão para o Campeonato Mundial Veteranos da Federação Internacional de Judô (FIJ), que ocorrerá em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 4 a 10 de novembro.
Projetos futuros
Para Alex Russo, o coordenador da classe veteranos da FPJudô, a presença do novo dirigente, foi fundamental, principalmente para demonstrar à classe o quanto ele está empenhado e comprometido em apoiar e investir na classe veteranos.
“O professor Henrique está determinado a oferecer motivação e suporte para nossa classe, algo que foi muito comentado no treino de ontem. Sua proximidade com a classe foi inspiradora. A presença dele e do professor Rato ajudou a atrair muitos judocas de volta aos tatamis do CAT. Avalio que iniciativas como esta fortalecem a confiança dos atletas e os incentiva a retomar os treinos e até a competir novamente.”
Russo destacou a participação de Henrique no treino, que, mesmo enfrentando algumas lesões, realizou dois randoris. “Ele mostrou que, apesar das limitações, ainda domina os tatamis e conseguiu projetar alguns companheiros de treino. O professor Rato também foi muito bem recebido e teve a oportunidade de se apresentar como o novo coordenador técnico da FPJudô. Sua presença é fundamental, pois ele é um ícone do judô, com uma história admirável e é muito querido tanto pelos veteranos quanto pela nova geração.”
O coordenador do veteranos avalia que treino de ontem foi especial. “Costumamos ter uma boa adesão nas quintas-feiras, mas desta vez o número superou a média, com mais de cinquenta judocas nos tatamis. Entre eles, tivemos atletas que estão se preparando para o Campeonato Mundial e outros que vieram especialmente para rever o presidente”, disse o dirigente que falou sobre projetos interessantes.
“Tenho uma reunião agendada com o professor Henrique e com a sensei Rogéria Cozendey, a coordenadora do veteranos feminino, na qual apresentarei algumas propostas da minha pasta, como a criação de uma classe iniciante para os veteranos. Hoje em dia, muitos pais de alunos, ex-atletas e ex-alunos que pararam em faixas como a verde, amarela ou branca estão retornando ao judô. A ideia é abrir espaço para esse público, dividindo a classe para acolher os iniciantes. Outro ponto importante é incentivar a participação em competições. Atualmente, temos apenas o Campeonato Paulista e a Copa São Paulo para os veteranos. A proposta é realizar mais eventos e, quem sabe, oferecer uma premiação especial no fim do ano. Tenho muitas ideias e acredito que, com o empenho do professor Henrique, vamos conseguir concretizá-las.”
Além dos faixas-pretas e de jovens judocas que também compareceram, estiveram presentes: os professores Henrique Guimarães, presidente da FPJudô; Alessandro Puglia, ex-presidente da FPJudô; os coordenadores Marco Antônio Rato (técnico), Alex Russo (veteranos) e Marcelo Fugimoto (marketing); e os professores kodanshas Massakatsu Akamine, do Instituto Sensei Divino Budokan, e Silvio Tardelli Uehara, do Instituto Camaradas Incansáveis.