11 de novembro de 2024
Henrique Guimarães visita o dojô da Associação Chibana de Judô
Além da visita de extraoficial, o encontro premiou os 14 judocas da agremiação que medalharam no Meeting Interestadual Interclubes 2024.
Por FPJCOM
7 de novembro de 2024 / São Paulo, SP
Na última terça-feira (5), o professor Henrique Guimarães, presidente da Federação Paulista de Judô (FPJudô), fez uma visita extraoficial ao dojô da Associação Chibana de Judô (ACJ), onde foi recebido pelo presidente da entidade, o professor kodansha Mário Koji Chibana.
A agremiação foi criada por uma família que vive para o judô, com atletas que, por muitos anos, serviram à seleção brasileira. Hoje, a escola da Vila Carrão é um dos principais núcleos de formação de atletas das classes de base da capital paulista.
Do patriarca Kohan Chibana surgiram nomes como Mário Chibana, recém-graduado ao roku-dan (6º dan), atual presidente da associação e responsável por diversas iniciativas de apoio à FPJudô na área de gestão, além dos atletas olímpicos Charles e Gabriela Chibana.
Charles Chibana, meio-leve (66 kg), integrou a seleção brasileira por quase uma década, conquistando títulos expressivos como o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e outro ouro nos Jogos Mundiais Militares de Mungyeong, por equipes, no mesmo ano.
Outro grande destaque da família foi a peso ligeiro (48 kg) Gabriela Chibana, que também integrou a seleção brasileira por um longo período. Gabriela coleciona títulos importantes, como o de campeã no Grand Prix de Abu Dhabi, em 2012, e no Grand Prix de Cancun, em 2017. Em 2018, disputou seu primeiro Campeonato Mundial Sênior, em Baku, no Azerbaijão, e no mesmo ano conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial Militar, realizado no Rio de Janeiro.
Data especial
A visita ocorreu numa ocasião especial, o retorno da equipe da ACJ que voltava do Meeting Interestadual realizado em Santa Catarina. Após passarem a segunda-feira no Beto Carrero World, os judocas desembarcaram em São Paulo no dia do encontro, que também celebrou as conquistas dos atletas da casa na competição.
“Temos o hábito de fazer um churrasco sempre que nossa equipe volta do Meeting Interestadual. Neste ano, trouxemos mariscos e ostras e fizemos uma mariscada especial. Felizmente, o nosso novo presidente pôde vir com sua esposa, Andréa, e tivemos um momento de integração muito agradável”, contou o professor Mário Chibana.
O jantar comemorativo reuniu mais de 150 pessoas, entre atletas, pais e colaboradores que apoiam o dia a dia da escola, que está se tornando uma referência na capital. “Entendemos que encontros como este acolhem e aproximam todos os envolvidos em nosso projeto de judô”, acrescentou o dirigente da ACJ.
Entre os presentes estavam o anfitrião Mário Chibana, senseis Jhonny Kojun Chibana e Suellen Massae Sato Chibana, Henrique Guimarães e sua esposa Andréa, além do ex-presidente da FPJudô Alessandro Puglia e sua esposa Patrícia.
Nos tatamis do dojô, o presidente da FPJudô, professor kodansha Henrique Guimarães, falou brevemente sobre sua trajetória olímpica e parabenizou os atletas que participaram do Meeting Interestadual, ressaltando o valor do aprendizado no shiai-jô.
“Estou muito feliz por poder compartilhar com vocês este momento importante de comemoração, que se estende também aos judocas que foram ao Meeting 2024 e não subiram ao pódio. Como medalhista olímpico, confesso que meu início foi muito difícil, e eu sempre batia na trave, até o momento em que adquiri maior experiência e os resultados começaram a surgir. Perder ou vencer é uma consequência normal da competição. O que importa de verdade é ficar em pé de novo e seguir treinando para atingir nossos objetivos, dentro e fora dos tatamis”, disse o dirigente aos jovens judocas.
Integração
O professor Mário Chibana comemorou a presença dos visitantes ilustres e destacou a importância do encontro. “Receber o professor Henrique Guimarães, presidente da FPJudô, e o ex-presidente Alessandro Puglia, acompanhados de suas esposas, é uma honra imensa para nossa associação. Este é um momento especial de reconhecimento e fortalecimento dos laços entre a nossa escola e a federação. Estamos muito felizes por poder compartilhar nossas conquistas e celebrar juntos o trabalho contínuo pelo judô paulista. Essa integração com a comunidade nos inspira a seguir promovendo o judô como um instrumento de formação técnica, ética e social.”
Medalhistas
No Meeting, realizado neste fim de semana em São José (SC), a Associação Chibana de Judô conquistou 14 medalhas, e os medalhistas foram:
DIVISÃO GRADUADOS SUB 11
Mariane Aya Miyaki, superligeiro (28 kg);
Pietro Propheta Romera, meio-leve (33 kg);
Benício Vaz de Mattos, extrapesado (+60 kg).
DIVISÃO GRADUADOS SUB 13
Sabrina Namie Otsubo, leve (38 kg);
Fhelipe Hiroyuki Oshiro Agena, ligeiro (31 kg);
Enzo Yuji Nakazoni, ligeiro (31 kg);
Maurício Naoki Miyaki, meio-leve (34 kg);
Bruno Ken Miyazak, leve (38 kg).
DIVISÃO ASPIRANTE SUB 13
Karina Thiemi Higa, médio (47 kg);
Maria Clara Perlato Maio, superpesado (+60 kg).
DIVISÃO ASPIRANTE SUB 15
Rafael Ryuji Otsubo, superligeiro (40 kg);
Cleiton Silva Landim Filho, superpesado (+81 kg).
DIVISÃO ASPIRANTE SUB 18
Carlos Eduardo Vieira Glaujor, superligeiro (50 kg);
Lucas Gabriel Gonçalves Santos, médio (81 kg).
Além do sensei Mário Chibana, a equipe da ACJ conta com quatro professores e instrutores que atendem as crianças da escola. São eles: Jhonny Kojun Chibana (ni-dan), Suellen Massae Sato Chibana (ni-dan), Beatriz Cristina de Souza Silva (sho-dan) e Gustavo Thierry de Souza Silva (sho-dan).