29 de dezembro de 2024
Hong Kong sediará Mundial de Poomsae 2024 e Chuncheon será sede do Mundial Júnior 2024
No encontro, o Conselho Mundial de Taekwondo expressou seu total apoio à posição do COI de respeitar os direitos da Rússia e da Bielorrússia sem qualquer discriminação
Fonte World Taekwondo
22 de fevereiro de 2023 / Curitiba (PR)
Na primeira semana de fevereiro, o Conselho Mundial de Taekwondo se reuniu pela primeira vez na temporada em Bangkok, na Tailândia, em formato híbrido, para discutir uma série de questões-chave, incluindo a definição de Chuncheon, Coréia do Sul e Hong Kong, China, como anfitriões do Campeonato Mundial de Taekwondo Júnior e do Campeonato Mundial de Poomsae 2024.
Chuncheon foi eleita cidade-sede do mundial júnior de 2024 após uma votação entre as cidades Sul-coreana, Hong Kong e Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina. É a segunda vez que o Mundial de Taekwondo Júnior, que iniciou em Barcelona, na Espanha, em 1996, será realizado na Coreia depois de ter sido realizado pela primeira vez no país há 20 anos em Suncheon em 2004. Para o Mundial de Poomsae de 2024, Hong Kong foi eleita cidade-sede por a única candidata e foi eleita por unanimidade.
Após a definição de ambas as sedes, Chungwon Choue, o presidente da World Taekwondo, disse estar muito satisfeito com o processo seletivo que definiu as duas sedes.
“Estamos muito satisfeitos em confirmar Chuncheon e Hong Kong como os anfitriãs dos Campeonatos Mundiais Júnior e Poomsae do próximo ano. Não temos dúvidas de que teremos dois eventos fantásticos e que os comitês organizadores fornecerão excelente ambiente para os atletas competirem e darem o seu melhor. Realizar esses dois eventos nestas cidades é mais uma evidência da força do taekwondo e do interesse global em sediar nossas competições. Isso aconte quando comemoramos nosso 50º aniversário e como fizemos desde o início, celebramos essa data com muita humildade. Prosperamos e alcançamos a impressionante marca de 212 federações nacionais membros, tornando o World Taekwondo uma das maiores federações internacionais do mundo.”
A reunião do Conselho iniciou realizando um minuto de silêncio pelas mortes de Phillip Coles, ex-vice-presidente mundial de Taekwondo e Eui-min Ko. Sr. Ko, ex-presidente do Comitê Mundial de Taekwondo.
Após as declarações do COI em relação ao status dos atletas da Rússia e da Bielorrússia, o Conselho expressou seu total apoio à posição do COI de respeitar os direitos de todos os atletas sem qualquer discriminação, o que está de acordo com a missão do World Taekwondo. O Taekwondo Mundial continuará a discutir com o COI a reintegração dos atletas às competições de Taekwondo, incluindo caminhos de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O World Taekwondo acredita que o esporte pode e deve ser usado para aproximar e reconciliar, em vez de se separar.
Durante a reunião, o Conselho também aprovou a inauguração dos Campeonatos de Equipes de Taekwondo da Copa do Mundo na Coréia este ano, bem como a oferta de Chuncheon de organizar o Campeonato Mundial de Praia de Taekwondo de 2023, Jogo de Diamante Octagon e Campeonatos de Equipe de Demonstração como um Festival Cultural.
O Conselho também deu as boas-vindas a dois novos membros, Nikita Glasnovic e Stephen Lambdin, que são co-presidentes do Comitê de Atletas, cujo mandato será até a Assembleia Geral de Baku. Houve também relatos sobre as celebrações do Jubileu de Ouro deste ano, Melhores Atletas dos últimos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e o sistema de qualificação LA 28, bem como a inclusão do Para Taekwondo nos Jogos Paralímpicos de LA 28.
A próxima reunião do Conselho acontecerá em Baku, Azerbaijão, em 28 de maio, por ocasião do Campeonato Mundial.