20 de fevereiro de 2025

No dia 29 de setembro, a cidade de Lorena recebeu um dos mais importantes torneios do calendário da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba da Federação Paulista de Judô (FPJudô), a terceira etapa do Circuito Kimonos Shihan de Judô. Realizado no ginásio do Clube Comercial de Lorena, o evento reuniu um festival para iniciantes, premiando todos os participantes como forma de incentivo, e uma competição oficial por idade e peso, abrangendo as divisões aspirantes e graduados.
Henrique Guimarães e Weverton Claudino, o anfitrião da competição © Arquivo
Este certame inédito no município realizou-se graças ao esforço conjunto da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba, da equipe de judô de Lorena, do Clube Comercial, da tradicional Associação de Judô Ju Gonin-Gumi e da Secretaria Municipal de Esportes de Lorena. A última competição no município havia ocorrido há 25 anos, em 1999, tornando esta etapa um marco histórico para o Vale do Paraíba.
Autoridades acompanham a execução do Hino Nacional © Arquivo
A primeira etapa Circuito Kimonos Shihan de Judô desta temporada foi disputada no Ginásio Poliesportivo do Teatrão de São José dos Campos no dia 18 de agosto e reuniu cerca de 800 atletas de 25 agremiações. A segunda etapa, realizada no 42º Torneio da Independência no ginásio do Tênis Clube de São José dos Campos, também foi disputada por 800 atletas que representaram 30 equipes.
As arquibancadas e a quadra do ginásio do Clube Comercial de Lorena ficaram lotadas com o público presente © Arquivo
A cerimônia de abertura da I Copa Benedito Claudino Filho contou com a presença de grandes nomes do judô e autoridades locais. Entre eles estavam o medalhista olímpico e recém-eleito presidente da FPJudô Henrique Guimarães; o professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Michiharu Sogabe, membro da Comissão Nacional de Graduação da Confederação Brasileira de Judô; o secretário de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena, Marco Aurélio; o vice-prefeito de Lorena, Humberto Valerini; e renomados professores kodanshas, como Cláudio Calasans Camargo, shichi-dan (7º dan), coordenador técnico do evento, e Nélson Claudino, roku-dan (6º dan). A presença do professor Weverton Claudino, técnico responsável pelo judô de Lorena, também foi destacada na cerimônia.
Professor Michiharu Sogabe, Guinho Veloso, o vice-prefeito de Lorena e o medalhista olímpico Henrique Guimarães, que alguns dias após a realização do evento foi eleito presidente da FPJudô © Arquivo
O festival, voltado para iniciantes até a faixa laranja, celebrou o judô como ferramenta de incentivo e inclusão. Seguindo a tradição, a Associação de Judô Ju Gonin-Gumi, anfitriã do evento e representada por 200 alunos de escolinhas municipais, cedeu o troféu de campeã aos visitantes, demonstrando gratidão às agremiações participantes.
Árbitros perfilados para o rei inicial © Arquivo
CLASSIFICAÇÃO DO FESTIVAL
Campeão: Projeto Olhar Futuro, de São José dos Campos
Vice-campeã: Associação Esporte Dez / Calasans Camargo, de São José dos Campos
3ª colocada: Projeto Esporte Educativo do Lions Clube Augustin Soliva, de São José dos Campos
4ª colocada: Prefeitura de São Sebastião
5ª colocada: Associação Hirakawa de Judô, de São José dos Campos
Atletas acompanham a execução do Hino Nacional © Arquivo
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Na competição oficial, a disputa pelo pódio foi acirrada, destacando entidades com muita tradição e força técnica no judô paulista.
Campeã: Associação Yamazaki de Judô, de São José dos Campos
Vice-campeã: Projeto Olhar Futuro/ADPM, de São José dos Campos
3ª colocada: Secretaria Municipal de Pindamonhangaba
4ª colocada: Judô Ju Gonin-Gumi, de Lorena
5ª colocada: Secretaria Municipal de Jacareí
Professores Calasans, Fernanda de Cruzeiro, Erick de Queluz e Larissa de Lavrinhas © Arquivo
Com o encerramento da quarta e última etapa neste fim de semana, o Circuito Kimonos Shihan de Judô consolidou-se como uma iniciativa de grande impacto para o desenvolvimento técnico e a inclusão no esporte na região do Vale Histórico. O sucesso das três etapas anteriores, especialmente em Lorena, elevou as expectativas, que foram plenamente atendidas no desfecho desta temporada.
O pódio do festival com os representantes das cinco primeiras classificadas: Projeto Olhar Futuro, Esporte Dez / Calasans Camargo, Esporte Educativo do Lions Clube Augustin Soliva, Prefeitura de São Sebastião e Associação Hirakawa de Judô © Arquivo
A Revista Budô, em breve, trará todos os detalhes sobre a etapa final do circuito, que marcou a melhor edição já realizada, coroando uma temporada memorável para o judô paulista.
20 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025