11 de novembro de 2024
I Copa Benedito Claudino Filho completa terceira etapa do Circuito Kimonos Shihan de Judô
O evento foi um marco no calendário da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba e trouxe novas perspectivas para o judô na região.
Por Paulo Pinto / Global Sports
11 de novembro de 2024 / Curitiba, PR
No dia 29 de setembro, a cidade de Lorena recebeu um dos mais importantes torneios do calendário da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba da Federação Paulista de Judô (FPJudô), a terceira etapa do Circuito Kimonos Shihan de Judô. Realizado no ginásio do Clube Comercial de Lorena, o evento reuniu um festival para iniciantes, premiando todos os participantes como forma de incentivo, e uma competição oficial por idade e peso, abrangendo as divisões aspirantes e graduados.
Este certame inédito no município realizou-se graças ao esforço conjunto da 2ª Delegacia Regional Vale do Paraíba, da equipe de judô de Lorena, do Clube Comercial, da tradicional Associação de Judô Ju Gonin-Gumi e da Secretaria Municipal de Esportes de Lorena. A última competição no município havia ocorrido há 25 anos, em 1999, tornando esta etapa um marco histórico para o Vale do Paraíba.
A primeira etapa Circuito Kimonos Shihan de Judô desta temporada foi disputada no Ginásio Poliesportivo do Teatrão de São José dos Campos no dia 18 de agosto e reuniu cerca de 800 atletas de 25 agremiações. A segunda etapa, realizada no 42º Torneio da Independência no ginásio do Tênis Clube de São José dos Campos, também foi disputada por 800 atletas que representaram 30 equipes.
Uma abertura marcante
A cerimônia de abertura da I Copa Benedito Claudino Filho contou com a presença de grandes nomes do judô e autoridades locais. Entre eles estavam o medalhista olímpico e recém-eleito presidente da FPJudô Henrique Guimarães; o professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Michiharu Sogabe, membro da Comissão Nacional de Graduação da Confederação Brasileira de Judô; o secretário de Esporte, Juventude e Lazer de Lorena, Marco Aurélio; o vice-prefeito de Lorena, Humberto Valerini; e renomados professores kodanshas, como Cláudio Calasans Camargo, shichi-dan (7º dan), coordenador técnico do evento, e Nélson Claudino, roku-dan (6º dan). A presença do professor Weverton Claudino, técnico responsável pelo judô de Lorena, também foi destacada na cerimônia.
Festival
O festival, voltado para iniciantes até a faixa laranja, celebrou o judô como ferramenta de incentivo e inclusão. Seguindo a tradição, a Associação de Judô Ju Gonin-Gumi, anfitriã do evento e representada por 200 alunos de escolinhas municipais, cedeu o troféu de campeã aos visitantes, demonstrando gratidão às agremiações participantes.
CLASSIFICAÇÃO DO FESTIVAL
Campeão: Projeto Olhar Futuro, de São José dos Campos
Vice-campeã: Associação Esporte Dez / Calasans Camargo, de São José dos Campos
3ª colocada: Projeto Esporte Educativo do Lions Clube Augustin Soliva, de São José dos Campos
4ª colocada: Prefeitura de São Sebastião
5ª colocada: Associação Hirakawa de Judô, de São José dos Campos
CLASSIFICAÇÃO GERAL
Na competição oficial, a disputa pelo pódio foi acirrada, destacando entidades com muita tradição e força técnica no judô paulista.
Campeã: Associação Yamazaki de Judô, de São José dos Campos
Vice-campeã: Projeto Olhar Futuro/ADPM, de São José dos Campos
3ª colocada: Secretaria Municipal de Pindamonhangaba
4ª colocada: Judô Ju Gonin-Gumi, de Lorena
5ª colocada: Secretaria Municipal de Jacareí
Última etapa
Com o encerramento da quarta e última etapa neste fim de semana, o Circuito Kimonos Shihan de Judô consolidou-se como uma iniciativa de grande impacto para o desenvolvimento técnico e a inclusão no esporte na região do Vale Histórico. O sucesso das três etapas anteriores, especialmente em Lorena, elevou as expectativas, que foram plenamente atendidas no desfecho desta temporada.
A Revista Budô, em breve, trará todos os detalhes sobre a etapa final do circuito, que marcou a melhor edição já realizada, coroando uma temporada memorável para o judô paulista.