ICI vence o Campeonato Paulista Máster e Supermáster de 2022

Ricardo Hossepian do ICI encaixa o uchi-mata e leva o título do M3/M4 do absoluto, além dos ouros conquistados no equipe e no pesado M3 © Global Sports

Competição abrangeu disputas nas classes M1 a M8 e F1 a F6 do individual, além de provas do absoluto e por equipes mistas que reuniram judocas de 18 agremiações na capital

Por Paulo Pinto / Global Sports
14 de setembro de 2022 / São Paulo (SP)

Professor kodansha Rubens Pereira em seu pronunciamento © Global Sports

Com o apoio do vereador Sansão Pereira (Republicanos) por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Paulo (SMEL), a Federação Paulista de Judô Máster e Supermáster (FPMSM) realizou sábado passado (10) o Campeonato Paulista Máster e Supermáster 2022, no Curtibal da Freguesia do Ó.

Júlio César Carvalho da JNF de Tatuí joga de ippon com uchi-mata e fatura três medalhas: ouro por equipes, prata no M4 e bronze no absoluto © Global Sports

A competição individual abrangeu disputas das classes M1 a M8 do masculino e F1 a F6 do feminino, teve 324 inscritos de 18 agremiações. Houve também disputas nas classes absoluto e por equipes mistas.

A FPMSM inovou com painéis de led no entorno das cinco áreas © Jane Amorin/DMIX

Pioneira na realização de torneios da classe veteranos no Brasil, a Federação Paulista de Judô Máster e Supermáster, em parceria com a DMIX Eventos, realizou uma competição diferenciada e de altíssima qualidade.

Bahjet Hayek busca o uchi-mata defendido por Osvaldo Castellanos © Global Sports

Histórico de pioneirismo

A FPMSM foi criada no início deste século, quando nenhuma entidade do judô do Brasil falava ainda na categoria máster, que posteriormente teve a sua nomenclatura alterada, quando a Federação Internacional de Judô (FIJ) compreendeu o potencial desse novo nicho de competidores e resolveu investir pesado na classe veteranos.

Rubens Pereira, Natalina Guarino, Nelson Onmura, José Gomes de Medeiros e Ricardo Gennesys © Global Sports

“Realizamos a nossa primeira competição em 2006, na arena esportiva do Clube dos Metroviários, no metrô Carrão, e foi um sucesso absoluto”, disse Rubiane Guarino Pereira, coordenadora de eventos da entidade. “Somente após algum tempo a Federação Paulista de Judô (FPJudô) e a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) passaram a realizar competições exclusivas para esta categoria, que a cada ano atrai um número maior de praticantes em ambos os gêneros.”

Coroando de êxito o evento pioneiro da classe máster, a cerimônia de abertura do Campeonato Paulista Máster e Supermáster de 2022 contou com a presença dos professores kodanshas José Gomes de Medeiros, hachi-dan (8º dan), e Rubens Pereira, shichi-dan (7º dan). Atletas representaram tradicionais e renomadas escolas de judô do Estado, entre as quais Associação de Judô Hinodê, de Santo André; Instituto Sensei Divino Budokan; Associação Pessoa de Judô; Associação de Judô Moacir; Associação Calasans Camargo, de São José dos Campos; Associação de Judô Ivo Nascimento, de Santos; e Instituto ICI, que ratificaram a importância histórica da FPMSM na realização de grandes eventos másteres.

Alexandre Dias da boas-vindas aos judocas másteres © Jane Amorin/DMIX

ICI domina competição por agremiações

Nos tatamis, o Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) mais uma vez ratificou seu poderio na classe veteranos, disputando nove finais e conquistando 12 medalhas: sete de ouro, duas de prata e três de bronze, que totalizaram 44 pontos e asseguraram a liderança isolada da competição.

O ponto alto da cerimônia de abertura foi a apresentação de kata executada pelo professor kodansha José Gomes de Medeiros de Santos © Global Sports

A Associação de Lutas Anderson Cassio (ALAC), vice-campeã geral, disputou sete finais e somou nove medalhas – cinco de ouro, duas de prata e duas de bronze – e 33 pontos.

José Gomes de Medeiros (tori) e João Otávio Cunha (uke) executam o kata Kodokan Goshin Jutsu © Global Sports

Em terceiro lugar ficou uma das mais tradicionais escolas de Santos, a Associação de Judô Ivo Nascimento, sucessora da Associação de Judô Rogério Sampaio. A agremiação santista conquistou sete medalhas, sendo seis de ouro e uma de bronze, que resultaram em 31 pontos.

A Associação de Judô Hinodê, comandada pelo conceituado professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Celestino Seiti Shira, classificou-se em quarto lugar com seis medalhas, sendo quatro de ouro, uma de prata e outra de bronze, somando 24 pontos.

Os finalistas foram premiados com medalhas e troféus © Jane Amorin/DMIX

O Ilha Porchat Clube, de São Vicente, ficou em quinto lugar, conquistando cinco medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, que lhe proporcionaram 17 pontos.

Anderson Cassio, o Xuxu comandou o juramento do judoca © Global Sports

ICI também vence a disputa por equipes mistas

Além do título da classificação geral, o Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) foi campeão por equipes mistas. O Ilha Porchat Clube foi o vice, seguido pela Associação de Lutas Anderson Cassio (ALAC), terceira colocada, e Associação de Judô Hinodê, a quarta.

ALAC vence o absoluto

A Associação de Lutas Anderson Cassio foi campeã-geral do absoluto, conquistando duas medalhas de ouro com Mário Silva e Gabriela Garcia.

Judocas perfilados na cerimônia de abertura © Global Sports

O Instituto Camaradas Incansáveis (ICI) foi vice-campeão com uma medalha de ouro com Ricardo Hossepian Ferreira, uma de prata com Arthur Barbosa e duas de bronze com Paulo Ferreira e Jessilene Lima da Silva.

A Associação de Judô Ivo Nascimento ficou em terceiro lugar com a medalha de ouro conquistada pelo judoca M1/M2 Félix Oliveira.

Sensei Medeiros premia a classe M6 © Global Sports

Avaliações positivas

Após o evento, Rubens Pereira avaliou a competição que chega a sua vigésima edição. “Após três anos sem poder realizar nenhum evento devido à pandemia, podemos afirmar que muitas coisas mudaram. Para nós, da FPMSM, as mudanças foram positivas, pois realizamos a melhor edição de uma competição. Utilizamos muitos recursos eletrônicos, tatamis novos de alta absorção de impactos, tudo para oferecer mais conforto e segurança aos atletas”, disse o dirigente.

Depois de receber grandes equipes de judô do Estado de São Paulo, a meta da entidade é realizar grandes eventos em 2023, oferecendo sempre qualidade e segurança aos participantes. “As palavras de ordem na Federação Paulista de Judô Máster e Supermáster são qualidade e inovação. E com base nesses quesitos é que iremos pensar nosso calendário do próximo ano”, concluiu sensei Rubão.

Sensei Medeiros premia judocas do Ilha Porchat Clube de São Vicente © Global Sports

Alexandre Dias, executivo da DMIX Eventos, também considerou a competição muito positiva. “Seguindo tudo aquilo que foi projetado pela equipe do sensei Rubão, buscamos formatar um grande evento com cinco áreas de disputa com tatamis novos e resistentes e o que há de mais moderno no mercado. Não medimos esforços para realizar uma competição de altíssimo nível estruturalmente falando e esperamos ver mais competidores nas próximas edições.”

O vereador Sansão Pereira, autor da emenda que destinou recursos para a realização da competição, enviou em vídeo mensagem de apoio aos judocas que abrilhantaram a competição. “Graças a Deus, tive a oportunidade de enviar recursos para a realização da vigésima edição do Campeonato Paulista Máster e Supermáster. Dessa forma, quero parabenizar todos vocês.”

Sensei Rubão premia as judocas da classe absoluto © Global Sports

As inscrições para a vigésima edição do Campeonato Paulista Máster e Supermáster foram grátis. Para participar do certame os atletas tiveram apenas de levar dois quilos de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados foram doados para as instituições filantrópicas Fraternidade do Amor, Reencontro Associação de Desenvolvimento Espiritual e outras a serem definidas.

banner

Nélson Onmura premia a classe M4 © Global Sports

Pódio da classe absoluto do M3/M4 © Global Sports

O pódio do absoluto do M6/M7 com Mário Silva/Alac (1º) Osvaldo Castellanos/Hinodê (2º), Paulo Ferreira/ICI (3º) e Clóvis Vieira de Mello/Pessoa (3º) © Global Sports

O pódio do absoluto do M1/M2 Félix Oliveira/Ivo Nascimento (1º), Arthur Barbosa/ICI (2º), Luís Navarro/Divino (3º) e José Augusto/I. Porchat (3º) © Global Sports

ICI campeão por equipes mistas © Global Sports

https://www.tatameyamamura.com.br/

Ilha Porchat Clube, o vice-campeão por equipes mistas © Global Sports

A Associação de Lutas Anderson Cassio (ALAC), ficou em terceiro lugar por equipes mistas © Global Sports

A Associação de Judô Hinodê, foi a quarta colocada por equipes mistas © Global Sports

ICI e Ilha Porchat Clube perfilados para a final por equipes mistas © Global Sports

Pódio por entidades © Global Sports

As quatro finalistas da disputa por equipe © Global Sports

Nélson Onmura, Rubens Pereira e Gutenberg Paixa © Global Sports

Jornalista Paulo Pinto, dirigente Rubens Pereira e o empresário Flávio Arditto © Global Sports

Painel de led gigantesco com animação que divertiu os judocas inscritos na competição © Global Sports

http://www.intersports.com.br