10 de dezembro de 2024
III Copa de Judô Campinas – Troféu Odair Borges leva 1.100 judocas ao ginásio do Taquaral
Competição que homenageou o professor kodansha Odair Antônio Borges evidenciou a pujança e a qualidade técnica do judô da 15ª Delegacia Grande Campinas.
Por Paulo Pinto / Global Sports
18 de julho de 2023 / São Paulo (SP)
Com o apoio da 15ª Delegacia Regional Grande Campinas da Federação Paulista de Judô (FPJudô), a Associação de Judô Campinas (AJC) e a secretaria municipal de Esportes e Lazer promoveram no dia 25 de junho a terceira edição da Copa de Judô Campinas – Troféu Odair Borges.
Realizada no Ginásio de Esportes Engenheiro Alberto Jordano Pereira Ribeiro, popularmente conhecido como ginásio do Taquaral, a competição abrangeu disputas nas classes mirim a sênior, masculinas e femininas, para todos os atletas da 15ª delegacia e convidados.
Ao todo, 1.100 atletas de 58 agremiações abrilhantaram um dos principais eventos do calendário esportivo do judô do interior, ultrapassando os limites territoriais da DR e recebendo judocas de diversas regiões do Estado de São Paulo.
“Prevíamos receber cerca de mil atletas, mas o número de inscrições superou nossas expectativas. Desta forma, nós, da Associação de Judô Campinas e demais professores da 15ª DR, estamos dando a nossa contribuição ao desenvolvimento técnico da base em nosso Estado”, disse o sensei Pedro Cruz, anfitrião do evento.
Sobre a homenagem ao professor kodansha hachi-dan (8º dan) Odair Borges, Pedro Cruz explicou que esta é uma característica do evento que já virou tradição. “Em todas as edições da Copa de Judô Campinas homenageamos um dos precursores do judô da nossa região. Na primeira edição homenageamos o sensei Sebastião Germano, que foi meu sensei, e na segunda, o sensei Shuko Iha, uma das maiores referências do judô da nossa região. O sensei Odair Borges foi o primeiro a receber homenagem em vida.”
Como foi o evento
O ginásio do Taquaral, com capacidade para 4 mil espectadores, já estava completamente tomado por atletas e seus familiares uma hora antes de começar a competição.
O desfile das 58 equipes incritas foi precedido pela formação da mesa de honra com autoridades esportivas e políticas, como Celso de Almeida Leite, delegado da 15ª Grande Campinas; Fernando Henrique Tavares, presidente da AJC; e Anderson Marques Moraes, representante do secretário Municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin.
Participaram também renomados professores kodanshas que fomentaram o judô na região: Antônio Ruas Júnior, Tomio Takayama, Nélson Pedroso, Samir Guedes Salomé, Massatoshi Shiroma, Edson Catarino Santos, Anísio de Assis Belchior, Admir Nora, Cláudio Konno, Milton Trajano, Gerardo Oscar Birbrier e Paulo Ferraz Alvim Mulfhart, vereador de Atibaia pelo Podemos.
O professor Mauro Sérgio Cazetto conduziu a cerimônia de abertura com brilhantismo. Antes do início da competição a judoca Patrícia Borges fez juramento do atleta, seguido pelo rei inicial comandado pelo experiente árbitro Fernando Nakazato.
O professor Paschoal Ângelo Pegoraro fez um discurso bastante envolvente sobre a prática do judô. “Como um humilde colaborador voluntário do importante Projeto de Formação de Base da Associação de Judô Campinas, anfitriã deste evento, aproveito esta oportunidade para destacar que o judô é um esporte diferenciado porque também educa, e desde a raiz de seu surgimento carrega consigo princípios éticos e morais elevados que o colocam muito acima das práticas elementares de defesa. O verdadeiro judô raiz vai muito além disso.”
Anfitrião presta homenagem
Em seu pronunciamento, o professor Pedro Cruz agradeceu ao sensei Odair Borges, pelos múltiplos serviços realizados em prol do desenvolvimento técnico do judô regional e nacional.
“É com muita honra que agradeço a presença de todos e em especial dos professores kodanshas, os quais sempre reverencio, lembrando que esta classe de senseis não pertence apenas ao seu dojô de origem. Eles são um patrimônio técnico e filosófico da nossa modalidade e é por esta razão que oriento meus alunos a sempre mostrarem respeito pelos professores mais graduados, já que a grande maioria dedicou sua vida ao judô.”
“O sensei Odair Borges”, prosseguiu, “sempre foi um abnegado e fervoroso estudiodo das técnicas, da filosofia e dos ensinamentos deixados pelo sensei Jigoro Kano. Em nome da diretoria da nossa escola agradeço por tudo aquilo que realizou até aqui em prol da nossa modalidade, pelo judô de São Paulo e do Brasil.”
Na sequência, Odair Borges agradeceu a homenagem. “Estou muito honrado em receber homenagem, ainda em vida, com troféu e medalhas com meu nome. Foi algo marcante. Agradeço a lembrança e o carinho de todos os presesntes a este grande evento de iniciativa do professor Pedro Cruz, que reuniu mais de mil atletas, além dos árbitros e mesários, lotando completamente o ginásio com aficionados pelo judô.”
O homenageado destacou que neste ano a Academia Borges comemora 80 anos de atividade ininterrupta. “São três gerações de faixas-pretas na família. Portanto, são anos de dedicação profissional ao ensino e à prática do judô e do jiu-jitsu, com resultados em níveis estadual, nacional e internacional. Espero que nossos professores continuem dedicando seus conhecimentos, amor e paciência ao ensino dos fundamentos técnicos e pedagógicos preconizados pelo shihan Jigoro Kano.”
Membros da família Borges, em especial os filhos Felipe e Rafael, além de professores, ex-alunos e alunos, foram ao Taquaral prestigiar seu sensei. “Hoje, minha neta Patrícia, de 11 anos, estreou em competições e fez a leitura do juramento do atleta”, destacou o homenageado. “Eu não poderia estar mais feliz. Tudo executado sob a organização impecável da 15ª Delegacia Regional da FPJudô, brilhantemente comandada pelo dedicado delegado Celso Leite.”
Anderson Marques Moraes, representante do secretário municipal de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, cumprimentou Odair Borges, professores, atletas e responsáveis pela organização do torneio. “É com grande alegria que a cidade de Campinas recebe todos vocês praticantes dessa importante modalidade esportiva. Desejemos a todos uma excelente competição.”
O delegado regional Celso de Almeida Leite fez o último pronunciamento. “Parabenizo o professor Odair Borges pela merecida homenagem, assim como cumprimento o sensei Pedro Cruz, por valorizar o trabalho de um dos judocas mais célebres do nosso Estado. Desejamos a todos, pais e atletas, um dia agradável aqui no Taquaral.”
Falcões do Judô é campeã
O top cinco da Copa Campinas de Judô foi formado pelas escolas Falcões do Judô, campeã; Associação Marcos Mercadante de Judô, vice-campeã; São João Tênis Clube/Apaja, terceiro colocado; Secretaria de Esportes de Franco da Rocha, quarta colocada; e Associação de Judô Campinas, no quinto lugar.
Comandado pelo professor Francisco Basilino Júnior, a Falcões do Judô, de Campinas, inscreveu 86 atletas e totalizou 87 pontos, conquistando 37 medalhas, sendo sete de ouro, 11 de prata e 19 de bronze. A equipe técnica da associação campeã é formada pelos professores Tamiris Gomes Basilino, Jose laion da Silva, Sérgio da Silva Santos, Kleber Marques e Raphael Fernandes Neto.
Sob o comando do professor kodansha Marcos Elias Mercadante e com o apoio da equipe multifuncional formada por Kleybe Souza e Matheus Mercadante e os auxiliares técnicos Ana Júlia Maceno e Thiago Ferreira, a Associação Marcos Mercadante de Judô, de Araras, vice-campeã, somando 86 pontos e obtendo 28 medalhas, sendo dez de ouro, nove de prata e nove de bronze.
O São João Tênis Clube/Apaja, de Atibaia, alcançou a terceira colocação totalizando 84 pontos e 30 medalhas, sendo dez de ouro, sete de prata e 13 de bronze. Liderada pelo professor kodansha Paulo Ferraz Alvim Mulfhart, a equipe conta com o comando técnico do sensei Thiago Valadão Fernandes e é composta pelos professores Robson Greco, Jair Leite e Angélica Silva, pelo médico William Oliveira, pela fisioterapeuta Kelly Horita, pelos psicólogos Luciana Gomes e Roberto Roni e pelo o preparador físico Roger Fonseca.
A quarta colocada foi a equipe da Secretaria de Esportes de Franco da Rocha que é comandada pelos professores e técnicos Daniela de Jesus, Yara Ferreira da Silva, Sátiro Ferreira dos Santos, Lilian Dias dos Santos que também é árbitra FIJ C e Maurício Gomes da Silva que também é árbitro Nacional A. O time da SEFR totalizou 62 pontos e 22 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e nove de bronze.
A Associação de Judô Campinas, anfitriã da competição, chegou ao quinto lugar com 60 pontos e 34 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e 25 de bronze que asseguraram a inclusão da AJC no grupo das cinco principais forças do certame. Comandada pelo experiente professor Pedro Cruz, a equipe técnica da Judô Campinas conta também com a técnica Yasmin Rodrigues de Oliveira.
Grande Campinas, uma família
O delegado regional Celso de Almeida Leite detalhou como os certames da 15ª Grande Campinas são organizados e destacou o apoio recebido de todos professores e dos dirigentes das agremiações filiadas.
“Desnecessário falar do esforço e do empenho de toda a diretoria da Associação de Judô Campinas para realizar esta festa para o judô paulista. Mas lembro que nos eventos da 15ª Delegacia Regional procuramos chegar o mais perto possível do que se faz nos campeonatos regionais, estaduais e na fase final dos campeonatos paulistas. Em todos os nossos eventos os atletas são necessariamente federados, exceto os da entidade organizadora, que não precisa cumprir esta exigência. Mas é muito importante frisar que só atingimos este nível devido ao comprometimento e ao apoio inquestionável dos professores federados.”
Celso de Almeida destacou que, dessa forma, tudo se torna mais rápido desde a pesagem. “Conseguimos fazer os eventos começarem no horário previsto, terminando as competições dentro do prazo estabelecido. Temos a satisfação de seguir um calendário anual com elevado número de competições, possibilitando que os atletas da 15ª DR estejam cada vez treinados e experientes tecnicamente. Entretanto, reafirmo que só alcançamos esta qualidade devido ao apoio incondicional dos professores, dos árbitros e de todos os colaboradores da Grande Campinas.”
O dirigente acrescentou que é comum a presença de mais de 800 atletas nas competições da DR. “Mas para que isto aconteça é preciso que haja apoio de muitos colaboradores, e temos a felicidade de contar com esse apoio vindo de todas as associações filiadas.”
Outro fator importante, segundo o delegado, é que toda a parte administrativa – desde a inscrições até o controle técnico e financeiro – fica a cargo da 15ª Delegacia Regional. “Com isso mantemos o mesmo padrão em todos os eventos. Conseguimos entregar a mesma qualidade e assegurar a confiabilidade, qualquer que seja o tamanho do evento.”
Arbitragem
A arbitragem da terceira edição da Copa de Judô Campinas foi comandada pelo professor kodansha Tomio Takayama, responsável técnico pela Associação Takayama de Judô, de Jundiaí, e coordenador de arbitragem da 15ª DR, que escalou os 50 árbitros que atuaram na competição.
Foram eles: Fernando Nakazato, Eder Felício dos Reis, Marcelo Correia, Willian Araújo, Willian Watanabe, Edmilson Silva, André Luís Pissolatti, Alexandre Tanaka, Cléber Brandino, José Carlos de Godoi, Lucas Azevedo, Lucas Gabriel, Victor Marques, Samara Benetasso, Laura Biachi, Ariel Perruci, Lays Camilly, Waterman Martarello, Carlos José da Silva, Marinaldo Andrade, Gabriel Santiny, Guilherme Matsumoto, Gustavo Zamian, Nilson Ferreira, Mateus Silva, Maurício Gomes, Mário Gomes, Nicolas Pereira, Scarlet Martarello, Marco Domingues, Cléber Tateama, Wagner Mariano, Gabriel Bueno, Yasmin Vitória, Yasmin Matias, Flávio Kazuo, Júlia Chahade, Cleiton Careta, Luciana Carneiro, Caique Yamada, João Luís Silvani, Jairo Godoy, José Alfredo Dallari, Matheus Fernandes, Marcos Vinícius, Rodrigo Gregório, Renato Gregório, Nelson Pedroso, Vitor Yuki e Fernando Infante.
Clique AQUI e acesse a classificação individual e geral da terceira edição da Copa de Judô Campinas.
Clique AQUI e acesse a pasta de fotos da terceira edição da Copa de Judô Campinas.