20 de fevereiro de 2025

Os resultados expressivos obtidos pelos atletas paulistas nas competições nacionais, continentais, mundiais e até mesmo olímpicas e paralímpicas refletem a excelente gestão técnica da Federação Paulista de Judô no pós-pandemia.
Os números e os pódios alcançados são incontestáveis e comprovam que, remando contra tudo e contra todos, São Paulo volta a ser a locomotiva e a matriz de outrora nos tatamis. Entretanto, o foco hoje é outro. Pelo que deixam claro as novas lideranças, o cerne da gestão está na qualidade do ensino e do desenvolvimento técnico – e os resultados em todas as esferas atestam claramente esta afirmação.
Não podemos esquecer de citar que tudo isso é fruto da confiança e da sinergia entre professores, técnicos, dirigentes das quase 500 agremiações filiadas e o corpo diretivo da FPJudô que, a despeito da intervenção instalada desde março, soube manter a locomotiva em movimento alternando momentos de baixa, média e alta velocidades.
Autoridades acompanham a execução do Hino Nacional © fpjcom
Neste fim de semana, por exemplo, somente em eventos na região metropolitana da capital, exatos 3.142 atletas vestiram seus judogis para competir e impulsionar a máquina de produzir atletas com qualidade mundial para clubes de todo o País e técnicos que cada vez mais migram para outros continentes.
Realizado no dia 14 de setembro no Ginásio Wlamir Marques, no Parque São Jorge, sede social do Sport Club Corinthians Paulista, o Ajinomoto Open 2024 reuniu 493 judocas das classes mirim ao sênior de 104 agremiações, comprovando que o evento criado em 2022 já está consolidado no calendário esportivo da FPJudô ao alcançar sua terceira edição.
Professora kodansha Solange Pessoa de Almeida Vinck, coordenadora do departamento de judô alvinegro é homenageada na cerimônia de abertura © fpjcom
Com cinco ouros, duas pratas e um bronze, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (Inbrade) foi campeão geral do certame. A vice-campeã foi a Associação Yamazaki de Judô, de São José dos Campos, que conquistou quatro ouros, duas pratas e seis bronzes. A Associação de Judô Vila Josefina, de Franco da Rocha, foi a terceira colocada com três ouros, duas pratas e dois bronzes, seguida por Alphaville Tênis Clube, de Barueri, em quarto lugar com três ouros e um bronze, e Secretaria de Esporte e Lazer de Itapira, em quinto, com três medalhas de ouro.
Denominado inicialmente Torneio Mosqueteiro e realizado há mais de quatro décadas, o Open Sport Club Corinthians Paulista é uma das mais tradicionais competições de judô do Estado.
O vice-campeão olímpico Carlos Honorato com judocas do Clube Paineiras do Morumby no Ajinomoto Open © fpjcom
Desde a temporada passada o torneio realizado neste domingo (15) no Ginásio Wlamir Marques tem parceria com a FPJudô, o que resultou num crescimento gigantesco, atraindo 1.855 atletas das classes mirim ao sênior de 128 agremiações.
Reunindo clubes e associações das 16 delegacias regionais, o Open Sport Club Corinthians Paulista congregou as principais equipes que desenvolvem trabalhos nas classes de entrada no Estado de São Paulo.
O Open Corinthians 2024 bateu recorde do número de inscritos © fpjcom
O resultado final premiou algumas das equipes que mais investem na base, formando atletas de elevadíssimo nível para o alto rendimento. É o caso da campeã, Associação Namie de Judô, que totalizou 68 pontos conquistando sete medalhas de ouro, oito de prata e nove de bronze. Comandada pelo sensei Paulino Namie, a escola de Mogi das Cruzes foi o berço de Willian Lima, vice-campeão do peso meio-leve em Paris.
A classe veteranos marcou grande presença no Open Corinthians 2024 © fpjcom
A vice-campeã foi a Associação Kamakura de Judô, de São José dos Campos, que totalizou 59 pontos com sete ouros, seis pratas e seis bronzes. O terceiro colocado foi o Projeto Olhar Futuro/ADPM-Regional, também de São José dos Campos, que totalizou 57 pontos ao conquistar oito ouros, quatro pratas e cinco bronzes. A Associação Marcos Mercadante de Judô, de Araras, que somou 43 pontos com três ouros, sete pratas e sete bronzes, e o Esporte Clube Praia Grande, que totalizou 39 pontos com seis ouros, duas pratas e três bronzes, fecharam o top 5 da competição.
A terceira etapa do Circuito ABC, também denominada 28º Torneio de Judô Academia Taboão, reuniu 794 judocas de 40 agremiações no Ginásio de Esportes Paulo Cheidde, o Baetão, em São Bernardo do Campo. O torneio foi promovido pela 9ª Delegacia Regional ABC em parceria com a Academia de Judô Taboão, de São Bernardo do Campo.
A competição premiou as dez equipes primeiras colocadas, e a campeã foi a Associação de Judô Hinode, de Santo André, que totalizou 196 pontos conquistando expressivas 64 medalhas, sendo 26 ouros, 14 pratas e 24 bronzes.
Árbitros e autoridades da terceira etapa do Circuito ABC © fpjcom
A vice-campeã foi a Associação Desportiva Santo André, que somou 110 pontos com 14 ouros, dez pratas e dez bronzes. A Academia Navarro, de São Bernardo do Campo, terceira colocada, totalizou 66 pontos, obtendo seis ouros, nove pratas e nove bronzes. A quarta colocada foi a Associação de Judô Nery, de Ribeirão Pires, que somou 55 pontos com sete ouros, cinco pratas e cinco bronzes. A A.R.C.D. São Bernardo, na quinta colocação, totalizou 54 pontos com seis ouros, cinco pratas e nove bronzes.
O judô paulista, com sua tradição e estrutura organizacional sólida, reafirma-se como uma força imparável no cenário esportivo brasileiro. O número impressionante de atletas e eventos realizados semanalmente é um reflexo do trabalho incansável de clubes, técnicos e dirigentes comprometidos com o desenvolvimento da modalidade. Em competições regionais ou nacionais, São Paulo mantém sua posição de liderança, formando sistematicamente novas gerações de judocas que brilham nos tatamis de todo o mundo, solidificando sua reputação como o maior celeiro de talentos do País.
Judocas acompanham a cerimônia de abertura da terceira etapa do Circuito ABC © fpjcom
A Federação Paulista de Judô (FPJudô) não apenas coordena as competições de maior expressão no Brasil, mas também fomenta a evolução técnica contínua dos atletas, técnicos e árbitros, investindo em programas de base que alavancam o esporte a níveis jamais vistos.
Comandada pelo professor Rogério Sperti Possari a equipe da Academia de Judô Taboão São Bernardo do Campo realizou um grande evento © fpjcom
Esse compromisso com a excelência e a inovação faz do judô paulista uma referência, sendo responsável por boa parte dos atletas que integram as seleções brasileiras e conquistam pódios em campeonatos internacionais, provando que o Estado é, de fato, o alicerce do judô nacional.
20 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025