10 de janeiro de 2025
International Traditional Karate Federation firma parceria com a Kimyo International University
O acordo foi fechado em Tashkent, no Uzbequistão, onde a ITKF realizou dois importantes eventos, com expressiva participação dos países do continente asiático.
Por Paulo Pinto / Global Sports
2 de novembro de 2023 / Curitiba (PR)
Dando sequência ao Tour ITKF 2023, de 3 a 7 de outubro a International Traditional Karate Federation realizou dois importantes eventos em Tashkent, no Uzbequistão: o Master Course e a World Cup da Ásia de 2023. Na ocasião a ITKF firmou parceria acadêmica entre a Traditional Karate University (TKU) e a Kimyo International University (KIUT) visando à realização do Curso Internacional de Instrutores da ITKF e ao desenvolvimento de pesquisas científicas.
A parceria foi assinada pelo chairman da ITKF, professor doutor Gilberto Gaertner, e pelo reitor da KIUT, professor Janpolat Kudaybergenov. Estiveram presentes na solenidade o vice-ministro do Esporte do Uzbequistão, Olinjon Makhmudov; o diretor do campus da KIUT em Tashkent, professor Mashrab A. Berdikulov; o chairman da ITKF Ásia, doutor Ibrahim Albakr; o chairman da ITKF Uzbequistão, sensei Shukhrat Kushmuratov; representes dos países participantes da World Cup, autoridades locais e os membros do Comitê Técnico da ITKF, senseis Eligio Contarelli e Justo Gomez.
Segundo o sensei Albakr, o acordo eleva o karatê do Uzbequistão e da Ásia Central a outro patamar. “A assinatura do protocolo de cooperação acadêmica entre a ITKF e a Kimyio International University é um marco importante e inovador no caminho educativo estabelecido pelo karatê tradicional. Significa o primeiro passo para proporcionar formação e educação abrangentes para professores e treinadores em toda a Ásia Central”, afirmou.
O projeto da Traditional Karate University (TKU) servirá como plataforma para compartilhar conhecimentos, realizar pesquisas e difundir a rica herança do karatê tradicional. Graças a um currículo holístico, abrangendo conhecimento teórico, treinamento e experiência prática, vai ampliar a formação da próxima geração de praticantes e educadores de karatê.
“Estendemos nossa gratidão a todos os envolvidos em tornar esta colaboração uma realidade”, concluiu o sensei Albakr. “A dedicação, a visão e o compromisso inabalável deles com o crescimento do karatê tradicional abriram o caminho para este empreendimento notável”.
Na avaliação do chairman da ITKF, a parceria da ITKF Traditional Karate University com a Kimyo International University representa um avanço expressivo. “Este foi um passo significativo para o início de parcerias acadêmicas visando à formação e ao aperfeiçoamento de instrutores e ao desenvolvimento de pesquisas científicas com foco nos impactos da prática do karatê tradicional sobre os aspectos físicos, emocionais e cognitivos”.
Sensei Gaertner também considerou os eventos na cidade de Tashkent muito bem organizados. “Agradeço ao sensei Shukhrat e sua equipe e ao sensei Albakr pelo trabalho e dedicação. Iniciativas que certamente irão fortalecer a federação local e a ITKF Ásia/Oceania.”
O Comitê Organizador local, capitaneado pelo sensei Shukhrat, avaliou os eventos de forma bastante positiva. “Pela primeira vez um Master Course foi realizado na Ásia, o que vai contribuir para um notável crescimento técnico em nível regional. A World Cup também foi um grande sucesso e reuniu mais de 700 atletas de 12 países, com três novos países filiados. Agradeço aos membros da equipe da federação do Uzbequistão, à Kimyo International University, ao sensei Albakr, à ITKF Ásia/Oceania e à ITKF Global, pelo suporte e o apoio prestados na realização desses eventos que certamente irão alavancar e fortalecer ainda mais a representatividade da Federação de Karatê Tradicional do Uzbequistão,” disse sensei Shukhrat.
Os eventos
O ITKF Master Course realizou-se de 3 a 5 de outubro e foi ministrado pelo Comitê Técnico da ITKF. O curso reuniu cerca de 50 instrutores e deu início a um processo de integração e qualificação técnica dos países da Ásia. Os integrantes do Comitê Técnico, senseis Eligio Contarelli e Justo Gomez, avaliaram positivamente o curso e apontaram a necessidade de um trabalho continuado visando a introduzir gradualmente os fundamentos técnicos e os princípios ético-filosóficos do karatê tradicional na região.
Após o Master Course, foi realizada a ITKF World Cup, dias 6 e 7 de outubro, com a participação de mais de 700 atletas de 12 países. Além do Uzbequistão, estiveram presentes Armênia, Argélia, Egito, Tunísia, Palestina, Israel, Cazaquistão, Índia, Indonésia, Tajikistão e Turcomenistão.
Na avaliação do comitê executivo da Federação Internacional de Karatê Tradicional, este foi o primeiro grande evento da ITKF realizado na Ásia e, além boa organização, o certame contou com excelente infraestrutura.