22 de novembro de 2024
Itapecerica da Serra sedia seletiva para o Meeting Interestadual de Judô 2024
Cerca de 1.200 atletas de 135 agremiações participaram do certame que definiu a seleção paulista para o Meeting de Judô, competição que reúne representações de quatro Estados.
Por FPJCOM
21 de outubro de 2024 / São Paulo, SP
Criado em 2004, o meeting foi idealizado pelos ex-presidentes Roberto Davi da Graça (Santa Catarina), Francisco de Carvalho Filho (São Paulo), Renato Fruehwirth (Paraná) e Matias de Pauli Azevedo (Rio Grande do Sul). O evento tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento técnico e promover maior integração entre os atletas dos Estados que compõem a Região V da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Além de fortalecer as relações institucionais, o encontro serve como plataforma de intercâmbio e preparação para judocas desses quatro Estados.
A seletiva
Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra, a Federação Paulista de Judô (FPJudô) realizou, no sábado (19), a seletiva para a 19ª edição do Meeting Interestadual, que será realizado de 1º a 3 de novembro em São José (SC) e espera receber mais de 1.600 atletas.
O Ginásio de Itapecerica da Serra (Centro Educacional Poliesportivo Antônio Baldusco) foi palco das disputas, que envolveram mais de 1.200 judocas de 135 agremiações, abrangendo as classes infantil, infantojuvenil, pré-juvenil e juvenil, tanto no masculino quanto no feminino.
Cerimônia de abertura
Diversas autoridades marcaram presença na cerimônia de abertura, incluindo Henrique Guimarães, presidente da FPJudô; Caio Octávio Riscala, secretário de Esporte e Lazer de Itapecerica da Serra; Arnaldo Luiz de Queiróz Pereira, secretário-geral da FPJudô; Marco Aurélio Uchida e Marco Antônio da Costa, coordenadores técnicos da FPJudô; Marilaine Ferranti, coordenadora de arbitragem da FPJudô; Agnaldo de Jesus e Miro Dias, da SELI; Adib Bittar Júnior, coordenador financeiro da FPJudô; Cícero Aparecido de Melo, vereador de Itapecerica da Serra pelo União Brasil; Alberto Silva Bittencourt, delegado da 11ª DR Litoral; Hissato Yamamoto, delegado da 1ª DR Capital; Marcelo Nery, delegado da 9ª DR ABC; e Celso de Almeida Leite, delegado da 15ª DR Grande Campinas.
Completaram a mesa de honra os professores kodanshas Maurílio Cesário, de Pirassununga; Nelson Onmura, de Taboão da Serra; Pedro Edison Nery de Paiva, de Santos, e os delegados da capital Fernando Catalano Caleja, Carlos Eduardo Honorato e Alex Sandro Russo, que é também o coordenador da classe veteranos masculina.
Pronunciamento
Em seu pronunciamento Henrique Guimarães cumprimentou os atletas que disputaram a seletiva visando a participar pela primeira vez de um certame fora do Estado de São Paulo e os pais, que no dia a dia desenvolvem esforços para inserir seus filhos no cenário esportivo.
“Hoje, celebramos a força do judô em unir Estados, em aproximar culturas e, principalmente, em formar campeões dentro e fora das competições. O caminho pode ser longo, mas saibam que estamos todos juntos nessa jornada, buscando sempre mais oportunidades para nossos atletas, fortalecendo o judô em cada região e criando um legado que vai muito além dos tatamis.”
“É com grande entusiasmo que damos início a esta importante seletiva para o Meeting Interestadual de Judô, um evento que abre portas para nossos judocas não apenas no cenário estadual, mas também em competições interestaduais. Para muitos de vocês esta será a primeira oportunidade de lutar fora do Estado de São Paulo, e por si só esta novidade já é uma importante conquista.”
“Quero, cumprimentar todos os atletas presentes. A dedicação e disciplina que vocês demonstraram até aqui são apenas o começo de uma jornada que vai muito além dos tatamis. Cada luta, cada treino, representa mais que uma vitória pessoal, é a construção de um futuro no qual o esporte nos ensina valores essenciais, como respeito, superação e espírito de equipe”, disse o dirigente.
“Não posso deixar de reconhecer o papel fundamental dos pais. Vocês, que incentivam e apoiam seus filhos, são verdadeiros pilares desse processo. Em um mundo onde as telas muitas vezes neutralizam a criatividade e o ímpeto das novas gerações, vocês escolheram o caminho do esporte, da convivência social e da educação integral. Seu esforço não passa despercebido, e é graças a essa parceria que nossos jovens judocas têm a chance de crescer não apenas como atletas, mas principalmente como cidadãos exemplares.”
O presidente Henrique concluiu desejando que a energia que pairava no Ginásio Antônio Baldusco naquele dia inspirasse os jovens judocas a darem o melhor de si. “Saibam que, independentemente do resultado, vocês já são vencedores por estarem aqui, comprometidos com o seu próprio crescimento e com a construção de um futuro brilhante.”
Rei inicial e arbitragem
A coordenação de arbitragem da FPJudô convocou 54 árbitros que, sob a liderança da professora kodansha e árbitra FIJ A, Marilaine Ferranti Antonialli, comandaram os mais de 1.600 combates da seletiva. Para tanto a nova coordenadora da arbitragem paulista contou com o apoio dos árbitros internacionais Kenji Yamamoto e Wagner Uchida.
A coordenação dos oficiais técnicos ficou a cargo dos professores Grace Silva, Ana Paula Aquino e Roger Uchida, que lideraram uma equipe composta por 65 oficiais técnicos e 16 sumulistas.
O rei inicial, um momento de grande respeito e tradição que marca o início da competição, foi conduzido pelo professor kodansha Kenji Yamamoto, representante da capital.
A relação completa dos judocas classificados para a edição de 2024 do Meeting Interestadual de Judô será divulgada pela coordenação técnica nesta semana, encerrando oficialmente esta etapa seletiva.
Para conferir a classificação individual da seletiva para a 19ª edição do Meeting Interestadual de judô clique AQUI.
Para acessar a pasta de fotos gratuitas da seletiva para a 19ª edição do Meeting Interestadual de Judô, disponível no Flickr da FPJudô, clique AQUI.