ITKF cria grupo para unir mulheres praticantes do karatê tradicional

Hara é a representante feminina no Traditional Warriors da ITKF

A comissão Hara Woman, grupo recém-criado que já conta com 60 participantes, visa ao empoderamento feminino, à fraternidade e à igualdade

Karatê-dô Tradicional
17 de setembro de 2020
Por ISABELA LEMOS I Foto BUDOPRESS I Ilustrações LEONARDO NEVES
Curitiba – PR

A International Traditional Karate Federation (ITKF) lançou nesta terça-feira (15) a comissão feminina Hara Woman, com o objetivo de aumentar o número de mulheres praticantes e ao mesmo tempo uni-las e aproximá-las do karatê-do tradicional. Dirigido e composto por mulheres, o grupo organizado no WhatsApp está aberto à comunidade karateca nacional e internacional e já reúne 60 participantes.

Os três principais pilares nos quais a comissão se baseia são o empoderamento feminino, a fraternidade e a igualdade. Seguindo a quinta meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a comissão da ITKF propõe-se a alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Giordana Souza, professora roku-dan (6º dan) preside a comissão Hara Woman da ITKF

A Hara Woman foi criada para abrir e consolidar mais espaço para as mulheres no karatê, divulgando informações, discutindo assuntos relevantes e abrindo caminhos para que as mulheres evoluam dentro da ITKF, na prática e no ensino do karate-dô e na sociedade.

A comissão Hara Woman é presidida por Giordana Souza, professora roku-dan (6º dan) de karatê Shotokan e ITKF e campeã mundial de fuku-gô em Treviso/Itália (1994). Ela afirma que este canal de comunicação foi criado para encorajar, unir e aproximar todas as mulheres que praticam karatê-dô no mundo.

“Nosso objetivo é conquistar e consolidar maior espaço para as mulheres no karatê. Criamos um canal para ouvirmos e debatermos assuntos de interesse das karatecas. A comissão compõe-se de mulheres de diversas áreas de atuação, tais como a medicina, psicologia e nutrição. Neste espaço, vamos nos reunir e fortalecer o karatê feminino”, explica Giordana. E faz um convite: “Se você ama e pratica karatê tradicional, junte-se a nós no grupo Hara Woman. Estamos aqui para crescer juntas, lado a lado, mesmo que a milhares de quilômetros de distância.”

O Hara Woman estabelece um canal de comunicação para encorajar, unir e aproximar todas as mulheres que praticam karatê-dô no mundo

A comissão está assim composta: Giordana Souza, presidente; Adriana Avagliano, vice-presidente e diretora técnica; Martinna Rey, diretora secretária; Luciana Rossi, Aline Dota e Gleyciane Larissa de Oliveira, diretoras da área de saúde e bem-estar; Luciana Rossi e Hanna Aires, diretoras científicas; Elaine Golubics, Martinna Rey e Amanda Gussão, diretoras de comunicação.

Para participar do recém-criado grupo das karatecas, basta entrar em contato pelo WhatsApp +55 41 99689-0093 ou pelo e-mail harawoman@itkf.global.