10 de dezembro de 2024
ITKF finaliza novo programa de exames de graduação no Master Course realizado na França
O Comitê Técnico da ITKF finalizou a implementação do novo programa de exames de graduação da instituição que começa a ser aplicado em nível global já em 2024.
Por Paulo Pinto / Global Sports
31 de maio de 2024 / Curitiba (PR)
A 31ª edição do Master Course realizada na cidade de Les Sables-d’Olonne, na França, foi um grande sucesso e culminou com a última etapa de configuração do novo programa de exames de graduação da International Traditional Karate Federation (ITKF).
Promovido de 7 a 12 de maio pela ITKF, em parceria com a Federação de Karatê Tradicional Budô França e ITKF Europa, com o apoio da Secretaria de Esportes de Les Sables-d’Olonne, o encontro disponibilizou excelente infraestrutura e reuniu 55 instrutores de 12 países. Foram seis dias de atividades bastante diversificadas, que incluíram aulas teóricas a respeito da base científica do karatê tradicional, a prática de meditação e aulas técnicas de kihon, kumitê, kata e defesa pessoal.
A cerimônia de abertura do Master Course 2024 contou com a presença de Gérard Hetch, secretário de Esportes de Les Sables-d’Olonne, que em seu pronunciamento destacou a vocação da cidade para sediar eventos esportivos e convidou a ITKF a lá realizar as próximas edições do Master Course, com total apoio da sua pasta.
Também prestigiaram a cerimônia de abertura Gilberto Gaertner, chairman da ITKF e membro do Conselho Técnico da entidade; Sandrine Le Corre-El Marhomy, representante da Federação de Karatê Tradicional Budô França; Roman Pavlovic, presidente da ITKF Europa e membro da organização do evento; Eligio Contarelli e Justo Gómez, membros do Conselho Técnico da ITKF; e Fernando Silva, vice-presidente da ITKF Europa, presidente da Federação Portuguesa de Karatê e chairman do comitê organizador do Campeonato Mundial que se realizará em outubro.
Os participantes ficaram hospedados no Instituto de Esportes Oceânicos, no qual foram ministradas as aulas teóricas, enquanto as aulas práticas se realizaram no ótimo ginásio do clube de tênis local, a poucos passos do hotel.
Ao todo, o evento recebeu 55 representantes de 13 países: Inglaterra, República Checa, Itália, Polônia, Argélia, Argentina, Egito, Eslovênia, Estado Unidos, Brasil, Romênia, Portugal e França.
Comitê Técnico da ITKF
As aulas foram ministradas pelo renomado Comitê Técnico da ITKF, composto pelos senseis Eligio Contarelli (Itália), Justo Gómez (Argentina) e Gilberto Gaertner (Brasil). Mestres mundialmente reconhecidos pela expertise e pela contribuição oferecidas à ITKF Global, proporcionando um nível excepcional de conhecimento e habilidade ao Master Course.
O Comitê Técnico identificou no evento uma oportunidade excepcional para finalizar os últimos detalhes e ministrar a fase final do novo programa para exames de graduação para sho-dans e ni-dans. No entendimento dos membros do comitê, o elevado grau de exigência e complexidade do novo programa não apenas desafiará os praticantes, mas também elevará significativamente o nível técnico da ITKF em escala global, tanto a médio quanto a longo prazo. Esta inovação é vista como um marco importante para o futuro do karatê tradicional, promovendo desenvolvimento contínuo e aprofundado dos seus praticantes.
Polônia
Segundo a sensei Annia Kulczynska, da Polônia, a vivência adquirida nos seis dias do evento representa um marco no aprimoramento técnico da ITK em nível global.
“Saímos do Master Course com muitas ideias para melhorar os treinamentos e aprimorar o desenvolvimento técnico do karatê tradicional. Graças a esta viagem, percebemos onde estamos na nossa vida de treinamento de karatê-dô, onde gostaríamos de estar e onde nos esforçamos para estar. Somos gratos pelos ensinamentos recebidos num lugar tão bonito da França como Les Sables-d’Olonne. Foi uma experiência inesquecível e agora faremos a transmissão de tudo que aprendemos aqui aos karatecas do nosso país.”
Novo programa de exames
Para o sensei Eligio Contarelli, membro do Comitê Técnico da ITKF, o novo programa para exames de graduação da ITKF é uma importante ferramenta pedagógica para o aprimoramento técnico dos faixas pretas.
“Durante o Master Course da França, foram apresentadas as principais características do kihon para a promoção de graduação para sho-dan (1º dan) e ni-dan (2º dan). Após uma avaliação minuciosa, a proposta foi aceita pelo Comitê Técnico e pela diretoria da ITKF Global. O programa foi adotado com enorme interesse, tanto pela variedade de técnicas quanto pelos objetivos traçados para o desenvolvimento técnico do praticante, desde que praticado assiduamente. Portanto, ele propõe uma inovação não apenas pela mudança na graduação, mas, sobretudo, pelo seu valor didático e educativo.”
Eligio Contarelli concluiu pormenorizando a questão pedagógica do novo programa. “O valor didático refere-se à sua eficácia como ferramenta de ensino, fornecendo uma estrutura clara e compreensível para a prática do karatê. Já o valor educativo destaca-se por promover o desenvolvimento integral do praticante, não apenas em termos de habilidades técnicas, mas também em aspectos como disciplina, concentração e crescimento pessoal, o que o qualifica como importante ferramenta de ensino do karatê.”
O Sensei Justo Gomez também enfatizou o aspecto pedagógico na avaliação de kumitê, a qual além da luta em si, traz todos os fundamentos do karatê tradicional desenvolvidos pelo mestre Nishiyama e em especial a aplicação de Oji-Waza.
Já o Sensei Gaertner reforçou que o novo programa de exames da ITKF constitui, sem dúvida, uma evolução no treinamento de kihon, kata kumitê e defesa pessoal, dentro de uma evolução gradual de complexidade com enfoque pedagógico. Exemplifica com o conteúdo do exame de faixa preta 1º dan (sho-dan), no qual o candidato realiza um kihon com 6 sequências de Renzoku-Waza (técnicas integradas de ataque, defesa e contra-ataque), na parte de kata pode escolher entre três katas (Bassai-Dai, Jion ou Kanku-Dai) e obrigatoriamente apresentar o Heian-Waza seguido do conjunto de técnicas de defesa pessoal Shuto-Waza. Já, no kumitê inicia com aplicação de todome com técnicas de braços e de pernas seguido de Oji-Waza aplicando Go-No-Sen e Uke-Waza, seguidos de Jyu-Ippon-Kumitê e Jyu Kumitê.
Organização impecável
O chairman da ITKF, Gilberto Gaertner, destacou a excelente organização do evento, realizado em um local muito bonito, a proximidade entre a hospedagem e local de treinamento, a presença de 55 participantes no curso e a qualidade das aulas ministradas.
“Faço um agradecimento a todos os faixas-pretas que vieram à França para vivenciar o primeiro evento técnico da ITKF desta temporada. Na pessoa da sensei Sandrine Le Corre-El Marhomy, agradeço muito o trabalho, a dedicação e o empenho de toda a equipe da Federação de Karatê Tradicional Budô França e ao comitê organizador local, bem como ao Comitê Técnico da ITKF.”
Gaertner lembrou que o Master Course 2024 antecede o Campeonato Mundial deste ano, quando serão percebidos resultados práticos das mudanças realizadas em Les Sables-d’Olonne. “Em outubro vamos realizar a maior edição Campeonato Mundial da ITKF em Vila do Conde, Portugal. Pela primeira vez realizaremos paralelamente outro Master Course no qual as mudanças implementadas na França estarão consolidadas e o resultado desta iniciativa certamente será notado no koto.”
Gaertner também parabenizou o sensei esloveno, Roman Pavlovic, presidente da ITKF Europa e membro da organização do evento, pela excepcional qualidade da 31ª edição do Master Course da França. “A dedicação e o esforço de Pavlovic foram fundamentais para o sucesso do evento, refletindo-se na impecável organização e no elevado nível técnico das atividades desenvolvidas”, expôs Gaertner.
Excelente ferramenta de ensino
Roman Pavlovic avalia que, ao longo dos anos, o Master Course da França tornou-se a maior referência técnica dos integrantes da ITKF Europa. “Ele é fundamental na transferência de conhecimento para nossos treinadores, examinadores e árbitros. Além disso, funciona como um evento significativo de harmonização, no qual encontramos nossos amigos do karatê, tanto durante os treinamentos quanto fora deles, fortalecendo nossos laços e criando novos projetos para futuras cooperações.”
Nesta edição, especificamente, Pavlovic diz que a Federação Francesa de Karatê Tradicional destacou-se ao fornecer excelente acomodação, localização e instalações para treinamento. “Os membros da Comissão Técnica da ITKF elevaram nosso entendimento dos princípios do karatê tradicional, que foram integrados ao novo programa de exame de graduação da ITKF. O intenso treinamento de quatro dias, consistindo em cinco horas de teoria e prática diárias, ofereceu-nos a oportunidade de incorporar novos conhecimentos à nossa prática e aprender metodologias para transferir esses conhecimentos aos integrantes das nossas federações nacionais.”
Pavlovic concluiu sua avaliação observando que o novo programa de exame ITKF DAN proporciona aos praticantes uma abordagem sistemática para evoluir, integrando os princípios do karatê tradicional a suas práticas. “As novas seções de kihon, kata e kumitê do programa de exame são harmoniosamente projetadas para enfatizar os requisitos-chave de cada nível de graduação. Assim, ele funciona não apenas como um programa de exame, mas também como excelente ferramenta de ensino. Acredito que muitos membros da ITKF em breve compreenderão este novo formato e o integrarão aos seus programas de ensino e exames.”
Eficácia Inigualável
Fazendo sua avaliação geral do Master Course da França 2024, sob os pontos de vista técnico e estrutural, Fernando Silva entende que o encontro foi de altíssimo nível, no qual se fundiram os conhecimentos técnico e estrutural da ITKF Global.
“O tradicional evento técnico reuniu praticantes de várias origens, com desejo de absorver os novos conhecimentos que a nossa prestigiada ITKF sempre proporciona e compartilha com seus filiados. O conteúdo apresentado foi de tamanha importância, que o tempo dedicado durante os quatro dias pareceu voar e ter passado rapidamente.”
O presidente da Federação Portuguesa de Karatê Tradicional detalhou a rotina diária do encontro: “Desde o treino de meditação na praia logo às 07h00 da manhã, para acordar as mentes e recolher energia do universo, passando pelo novo treino de kihon e sua aplicabilidade na vida real, que agora fará parte das graduações do ITKF Global, até o estudo e a prática do kata em sua vertente mais pura, foram um balão de oxigênio para todos os amantes do karatê tradicional.”
Vice-presidente da ITKF Europa, Silva ponderou que, para os árbitros, o encontro foi de uma eficácia inigualável. “Saber analisar corretamente as técnicas de precisão e sua eficácia nos locais corretos e pontuáveis, além de avaliar especialmente se o todome-waza, o golpe definitivo e destruidor do oponente, foi significativo ou não, foi revelador. Estruturalmente falando, só tenho uma palavra a dizer: excelente.”
“O encontro proporcionou enorme integração entre atletas oriundos de vários quadrantes, solidificando uma inter-relação e amizades marciais, independentemente das origens de cada participante”, disse o dirigente lusitano.
Sobre a implantação do novo programa de exames da ITKF Global e sua aplicabilidade, Silva avaliou que este foi um passo importante na gestão técnica da entidade. “Sem dúvida alguma, este foi um marco importantíssimo para a Federação Internacional, que certamente irá se diferenciar de tudo que existe no karatê neste segmento”, expôs o dirigente.
Fernando Silva concluiu avaliando as vantagens que a inovação da ITKF oferece ao praticante: “Seu rigor e eficácia são de extrema importância, já que sua aplicabilidade em um ato real é de excelência e resultado inigualável. Quem o praticar e se dedicar usará seu corpo e membros como um todo, desenvolvendo assim a capacidade mental, física e sensorial, preparando-se melhor para os embates reais no dia a dia.”
A tradição continua
Sandrine Le Corre-El Marhomy, presidente da Federação de Karatê Tradicional Budô França e anfitriã do evento, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do tradicional encontro técnico da ITKF.
“Estamos muito orgulhosos de ter sediado um evento de tamanha relevância para o karatê tradicional. A escolha de Les Sables-d’Olonne, uma cidade conhecida por sua hospitalidade e ambiente tranquilo e que proporcionou o cenário ideal para que os participantes pudessem concentrar-se plenamente nas atividades e na troca de conhecimentos. Este Master Course não só fortaleceu os pilares da ITKF, a técnica e a teoria científica que fundamenta nossa prática, mas também promoveu o espírito de união, colaboração e cordialidade entre as diferentes nações presentes.”
“O Master Course da França é o evento técnico mais antigo e tradicional do calendário da nossa modalidade. A cada edição, nos esforçamos para aprimorar a qualidade técnica e a hospitalidade com que recebemos os participantes, e este ano demos um salto de qualidade gigantesco. Em nome da diretoria da ITKF, fazemos um agradecimento especial ao governo municipal de Les Sables-d’Olonne e aos dirigentes do Instituto de Esportes Oceânicos, que juntos viabilizaram a realização do nosso evento em altíssimo nível, lembrando, é claro, que a tradição continua”, concluiu sensei Sandrine.