20 de janeiro de 2025
ITKF inaugura sede central no Brasil para alavancar expansão global
Sede central no Brasil deverá fortalecer a entidade e impulsionar a expansão projetada para esta década
Por Paulo Pinto / Global Sports
11 de outubro de 2022 / Curitiba (PR)
Para fortalecer sua infraestrutura operacional, a International Traditional Karate Federation (ITKF) inaugurou nesta sexta-feira (7) sua sede central no Brasil, como parte das ações para alavancar sua expansão em nível global projetada para esta década.
O evento reuniu os principais membros da diretoria da ITKF residentes no País, entre os quais Gilberto Gaertner, chairman; Sadiomar Santos, diretor-geral; Luiz Alberto Kuster, secretário-geral; Rui Marçal, tesoureiro; Antônio Sérgio Palu Filho, assessor jurídico; Leonardo Neves, assessor de comunicação; Rafael Gustavo Gaertner, assessor de inovação; Karla Simas, assessora do departamento de saúde; e Carlos Negrão Huy, assessor administrativo.
Gilberto Gaertner enfatizou que, do ponto de vista institucional, o valor simbólico da nova sede central é incomensurável.
“É com grande satisfação e orgulho que inauguramos a sede central da ITKF no Brasil. Nossa instituição terá agora um espaço melhor e mais adequado para que possamos trabalhar com eficiência e dar conta das demandas administrativas crescentes, decorrentes da expansão global que vivenciamos nesse momento pós-pandemia”, disse o dirigente.
“O valor simbólico desta sede central é muito importante institucionalmente, já que, por meio dela, nós fincamos efetivamente nossas raízes no chão. Quando as raízes estão sólidas, podemos enfrentar melhor as adversidades para crescer com segurança. Este é mais um passo concretizado no caminho da reestruturação, da modernização e do fortalecimento da nossa instituição na esfera global.”
A nova sede da ITKF está localizada na Rua Desembargador Motta, 3.231, em Curitiba (PR), no mesmo prédio que abriga outras federações esportivas sem fins lucrativos do Paraná.
“Este é mais um passo concretizado no caminho da reestruturação, da modernização e do fortalecimento da nossa instituição em esfera global.”
Gaertner agradeceu a todos que trabalharam e contribuíram para a efetivação da nova sede central da ITKF. “Agradecemos o compromisso e a total confiança que todos os mais de 60 países filiados têm depositado em nossa gestão. A locomotiva da ITKF vai seguir em frente com força e determinação inabalável a fim de preservar e projetar o karatê tradicional da ITKF para as futuras gerações de praticantes.”
O chairman da ITKF salientou que o novo quartel general da federação internacional é um espaço simples, mas simbólico, muito importante. “Hoje nós temos um local, um chão, e eu acho que este é um ponto bem importante, agora estamos com o nosso GPS ativado, estamos estabilizados. E esse fato, para nós, simbolicamente, é muito forte. A ITKF passou por várias instabilidades, mas é uma instituição fundada em 1975, e possui uma história que nos foi legada pelo Shihan Hidetaka Nishiyama, o criador e mentor da nossa instituição. Ele trabalhou muito para desenvolvê-la e dotá-la de toda a expressão mundial que hoje está alicerçada nos quatro continentes.
No encontro, Luiz Alberto Kuster, enfatizou que a Federação Internacional de Karatê Tradicional é a alma do professor Nishiyama. “Esta organização representa a vida e o trabalho dele para o desenvolvimento do karatê tradicional. Quem não conhece a história do karatê mundial não sabe que em meados da década de 1980, quando se tentou pela primeira vez unificar o karatê globalmente (karatê geral e karatê tradicional) para torná-lo um esporte olímpico, o professor Nishiyama estava no processo à frente da ITKF. Mas num dado momento ele percebeu, que para isso, o Comitê Olímpico Internacional (COI) queria impor regras e com isso alterar princípios basilares do karatê. Mas ele só concordaria em participar do projeto olímpico se fosse para melhorar o karatê tradicional, sem alterar a sua filosofia e essência. O karatê tradicional então optou por continuar sua trajetória independente do COI, mas mantendo intactos seus princípios técnicos e ético filosóficos”.
O secretário-geral reiterou que “infelizmente, após o falecimento do professor Nishiyama, essa alma ficou debilitada, até que o campeonato mundial realizado em Curitiba em 2019 trouxe um novo alento. Foi um momento importante, quando todos os países filiados se reuniram e o professor Gilberto Gaertner, liderou o resgate da instituição. A ITKF hoje está presente mais de 60 países que acreditam na essência do karatê-dô tradicional”
“Até 2018 nós estávamos sem um estatuto consolidado e fragilizados em nível administrativo, legal e financeiro. Nestes últimos três anos, mesmo com a pandemia, nossa instituição foi reestruturada, modernizada e totalmente legalizada. Eu acho que a abertura desta sede sintetiza um trabalho de legalização da instituição, o que deve ter deixado o professor Nishiyama sorrindo. A alma dele, que muito bem representa a nossa instituição, hoje tem muito da alma do professor Gilberto, podem ter certeza disso”, concluiu Kuster.
Em comemoração aos 96 anos do nascimento do Mestre Nishiyama, também foi inaugurada na nova sede central da ITKF um grande pôster com sua imagem.
Entre os presentes à solenidade de inauguração estavam presentes também Antônio Walger, presidente da Federação Pan-Americana de Karatê Tradicional; Jean Eduardo Oliveira, presidente da Federação de Karatê-dô Tradicional do Paraná; Luciane Piovezan, presidente da Associação das Federações Desportivas do Estado do Paraná; José Nunes e Cassemiro Guinski, representantes da Paraná Esportes; Diogo Tonet, diretor de Esportes de Campina Grande do Sul; José Luiz Casela, representante da PUC Paraná; Marcelo Azevedo, designer da ITKF; Ricardo Buzzi, campeão mundial e técnico da seleção brasileira; Nelson Santi, vice-campeão mundial e coordenador técnico da seleção brasileira; Giordana de Sousa, campeã mundial e coordenadora do comitê feminino da ITKF; Josué Votroba e Eduardo Votroba, da Escrisul Contabilidade; Carlos Ramos e Jackson Lima, auditores associados da ITKF; Muriel Heloisa Gaertner, Francisco Martins, Pablo Gaertner, Luciana Artigas e Carlos Henrique Simas, membros do comitê organizador de eventos da ITKF; e Raphael Sfreddo, representante da empresa inglesa Rezzil.