09 de maio de 2025

A International Traditional Karate Federation (ITKF) deu mais um passo importante em sua estratégia de fortalecimento global do karatê tradicional ao realizar entre 21 e 23 de maio, uma nova edição do Master Course no International Olympic Center, na cidade do Cairo, Egito. O evento técnico, que reuniu representantes de diversos países da região, faz parte do plano de expansão e qualificação promovido pela entidade sob a liderança do professor Gilberto Gaertner, atual chairman da ITKF.
Master Course promovido pela ITKF no Cairo reuniu delegações de diversos países africanos e do Oriente Médio © Ahmed Fouad
A visita do dirigente brasileiro ao país africano, acompanhado pelo diretor Rui Francisco Martins Marçal e pelos membros do Comitê Técnico, Eligio Contarelli e Justo Gomez, reforça o compromisso da entidade com a formação técnica, a integração internacional e a valorização de lideranças locais, alinhando-se aos pilares do planejamento estratégico da ITKF.
Gilberto Gaertner entrega homenagem oficial da ITKF ao Ministro do Esporte do Egito, Dr. Ashrof Sohby © Ahmed Fouad
Logo após o encerramento do Master Course no Cairo, o professor doutor Gaertner seguiu para a histórica cidade de Alexandria, onde ministrou seminários voltados à capacitação de instrutores, à difusão dos fundamentos filosóficos do karatê tradicional e à implementação de programas socioeducativos em parceria com federação nacional.
Aula de teisho-waza voltada para defesa pessoal no Master Course do Cairo, no International Olympic Center © Ahmed Fouad
Localizado no nordeste da África, integrante do Oriente Médio, e escolhido como sede dessa importante agenda institucional, o Egito não ocupa essa posição por acaso. A nação africana sagrou-se campeã geral do último Campeonato Mundial da ITKF, realizado em 2024, em Vila do Conde, em Portugal. O título inédito foi resultado de um trabalho consistente de desenvolvimento técnico capitaneado por Ramy El Mekawy, presidente da Federação Egípcia de Karatê Tradicional, e a adesão plena aos programas estruturantes promovidos pela federação internacional — como o novo sistema de exames de graduação, a certificação de projetos socioeducativos e o modelo de formação continuada implantado nos cursos regionais.
Rui Marçal, Ramy El Mekawi, Dr. Ashrof Sobhy, Gilberto Gaertner e Mohamed Fawzy em reunião no Ministério do Esporte do Egito © Ahmed Fouad
A realização do Master Course no Egito representa mais do que uma ação pontual: faz parte da terceira etapa do planejamento estratégico da ITKF, que visa consolidar a presença da entidade em regiões-chave como África, América do Sul e Leste Europeu.
Senseis Justo Gomez, Gilberto Gaertner, Ramy El Mekawi, Eligio Contarelli, Rui Marçal e Mohamed Fawzy durante o Master Course no Cairo © Ahmed Fouad
Segundo o chairman Gilberto Gaertner, o continente africano é estratégico não apenas pelo potencial competitivo, mas também pela abertura institucional ao modelo da ITKF, baseado na valorização humana, na formação ética e na integração intercultural promovida pelos princípios do Budô.
Reunião institucional no Ministério do Esporte do Egito durante missão da ITKF no país © Ahmed Fouad
“A ITKF não forma apenas atletas — forma seres humanos. E esse é um valor que tem ressonado profundamente aqui no Egito, onde encontramos uma estrutura sólida, uma liderança comprometida e uma juventude entusiasmada com o karatê tradicional”, destacou Gaertner. “Além disso, o forte apoio do governo egípcio à modalidade tem sido decisivo para a consolidação do país como referência mundial, mostrando que quando esporte, educação e políticas públicas caminham juntas, os resultados se multiplicam.”
Rui Marçal e Gilberto Gaertner visitam o complexo esportivo Sports City © Ahmed Fouad
Além das atividades práticas, o Master Course apresentou painéis sobre fisiologia, neurociências aplicadas, biomecânica e arbitragem, reunindo delegações de diversos países árabes, do norte da África e da Ásia Ocidental.
Seminário técnico da ITKF realizado na cidade de Alexandria © Ahmed Fouad
Em Alexandria, a programação incluiu encontros com autoridades locais e líderes esportivos para estabelecer novas parcerias e fortalecer a presença da ITKF na região mediterrânea.
Gilberto Gaertner almoça comida típica egípcia na Vila de Beheraa, acompanhado dos professores Ramy El Mekawi e Awad Mahdi © Ahmed Fouad
Os seminários técnicos ocorreram no Alexandria U Sports Club e contaram com a participação expressiva de instrutores e alunos graduados. A diretoria da ITKF e da Federação do Egito (ETKF) foi recebida pelo CEO do clube, Dr. Mohamed AbdElaal, e pelo sensei Mohamed Samir, acompanhados por membros da diretoria e instrutores de karatê tradicional.
Prédio do Ministério do Esporte e Juventude localizado na Nova Capital Administrativa do Egito © Ahmed Fouad
Uma visita muito especial foi realizada à vila rural de Abo el Matmatmer, em Beheraa. Na região, conhecida pela produção de verduras e hortaliças, as delegações da ITKF e ETKF estiveram no Beheraa West of El Nobaria Sports Club, que desenvolve um projeto de karatê tradicional voltado para crianças. Durante a visita, foram conduzidos dois seminários: o primeiro para adultos e graduados, e o segundo para crianças, reunindo mais de 150 participantes. A gestão do clube está sob responsabilidade de Mr. Ali Slaam, enquanto o instrutor principal do projeto é o sensei Awad Mahdi. Após as atividades, ocorreu uma reunião detalhada sobre o funcionamento da iniciativa, que foi oficialmente aprovada como o primeiro projeto socioeducativo certificado pela ITKF no Egito – um passo significativo para a expansão dos programas educacionais da ITKF.
O Master Course no Cairo reuniu cerca de 250 instrutores, praticantes e dirigentes de diversos países da região. A diversidade cultural presente no evento reforça a missão da ITKF de construir uma comunidade internacional sólida, ancorada em princípios comuns como respeito, disciplina e superação pessoal.
Visita ao Cairo International Stadium com a presença de Dr. Yousef Bin Ahmed El Hefni, Ramy El Mekawi, Gilberto Gaertner e Justo Gomez © Ahmed Fouad
O conteúdo do Master Course foi direcionado ao programa de exames de graduação da ITKF, com foco no conteúdo dos exames para 3º e 4º Dan. As aulas foram ministradas pelos senseis Gilberto Gaertner hachi-dan (8º dan), Elígio Contarelli hachi-dan (8º dan) e Justo Gomez shichi-dan (7º dan).
Dirigentes da ITKF e ETKF com instrutores e alunos graduados no West of El Nobaria Sports Club, na Vila de Beheraa © Ahmed Fouad
Para os participantes, a presença do chairman Gilberto Gaertner não apenas agregou valor técnico às atividades, mas também representou o comprometimento da federação internacional em manter uma relação horizontal com as federações filiadas, respeitando os contextos regionais e promovendo uma verdadeira integração global.
Ramy El Mekawi e Gilberto Gaertner com dirigentes da Líbia, Sudão e Arábia Saudita na abertura do Campeonato Africano © Ahmed Fouad
“O Egito tem orgulho de receber e sediar um evento dessa magnitude. A ITKF está nos ajudando a levar o karatê tradicional a um novo nível em nosso país”, declarou Ramy El Mekawy, presidente da Federação Egípcia e coordenador local do curso.
Recepção no Alexandria U Club com Rui Marçal, Ramy El Mekawi, Gilberto Gaertner e Dr. Muhammad AbdElaal © Ahmed Fouad
“O apoio técnico da entidade internacional tem sido fundamental para consolidar nossa evolução no alto rendimento. O título mundial conquistado em Portugal não foi obra do acaso, mas o reflexo de uma preparação consistente, baseada em método, disciplina e investimento contínuo. Hoje, o Egito é respeitado não apenas pelo volume de atletas e praticantes, mas pela excelência técnica com que nossos karatecas têm apresentado no cenário internacional.”
Arena principal do Cairo International Stadium, um dos maiores centros esportivos do país © Ahmed Fouad
Por sua vez, Mohamed Fawzy, técnico da seleção egípcia, destacou que o Master Course proporcionou aos participantes insights inestimáveis, graças ao conhecimento e à experiência dos integrantes do comitê técnico da ITKF. Ele concluiu enfatizando que a reunião final entre os dirigentes da ITKF, da Federação do Egito e da Federação da África abriu caminho para futuras colaborações e para a expansão do karatê tradicional em todo o continente africano.
Visita de dirigentes da ITKF e ETKF à arena principal do complexo esportivo Sports City © Ahmed Fouad
Outro ponto altamente significativo da visita ao Egito foram as duas reuniões realizadas com o Ministério do Esporte do país. A primeira ocorreu no International Olympic Center, com a presença do ministro e do presidente do Comitê Olímpico do Egito, Eng. Yasser Edris, enquanto a segunda foi conduzida na sede do Ministério dos Esportes, localizada na nova cidade administrativa do Egito, a New Capital.
Dirigentes da ITKF e da ETKF com diretores e instrutores do Alexandria U Club, em Alexandria © Ahmed Fouad
Como o Egito está entre os potenciais candidatos para sediar o Campeonato Mundial de 2026, esse tema foi abordado na segunda reunião com o ministro Dr. Ashraf Sobhy. Durante o encontro, o ministro destacou os avanços nas instalações esportivas, os investimentos realizados pelo país nessa área e os eventos internacionais promovidos nos últimos anos no Cairo. Além disso, ele manifestou total apoio à realização do Mundial da ITKF no Egito em 2026.
Dirigentes da ITKF, ITKF África, Egito, Líbia, Congo, Níger, Sudão, Arábia Saudita, Nigéria e Tanzânia, ao lado dos cônsules do Congo e do Sudão © Ahmed Fouad
Após essa reunião produtiva, os dirigentes da ITKF visitaram duas arenas consideradas potenciais sedes para o campeonato mundial: uma localizada no complexo recém-construído na Sports City e outra no Cairo International Stadium.
Ministro do Esporte do Egito ao lado de dirigentes da ITKF África e jovens atletas no Campeonato Africano © Ahmed Fouad
A presença da ITKF no Egito, simbolizada pelo sucesso do Master Course, do Campeonato Africano e pela realização de seminários em Alexandria e Beheraa, transcende o esporte. Em tempos de instabilidades políticas e culturais, o karatê tradicional se reafirma como uma ferramenta de transformação social, diálogo intercultural e construção de pontes entre nações.
Na liderança de Gilberto Gaertner, a entidade não apenas mantém vivo o legado técnico do karatê tradicional deixado pelo mestre Hidetaka Nishiyama, como o projeta para um futuro ainda mais conectado com valores universais, educação e paz. O que está em curso não é apenas um ciclo de cursos e certificações, mas uma revolução silenciosa conduzida pelos ideais do Budô.
09 de maio de 2025
09 de maio de 2025
09 de maio de 2025