07 de novembro de 2024
ITKF lança novo Programa de Exames de Graduação na 30ª edição do Summer Camp de Paris
Constituído pelo Master Course e pelo General Course, um dos mais antigos e tradicionais Summer Camp da ITKF recebeu professores, faixas-pretas e atletas de nove países.
Por Paulo Pinto / Global Sports
14 de agosto de 2023 / Curitiba (PR)
O ITKF Summer Camp de Paris comemorou sua 30ª edição em grande estilo, recebendo representantes de nove países e sendo a base de lançamento do novo Programa de Exames de Graduação para faixas-pretas da entidade que será implantado ao longo de 2023.
O histórico evento da capital francesa, realizado de 8 a 11 de julho no Gymnase de La Bidassoa, compôs-se do Master Course, dirigido exclusivamente a professores, e do General Course, treinamento de base dividido em aulas para crianças e jovens. Participaram representantes da Argélia, Argentina, Brasil, Egito, França, Itália, Romênia, Eslovênia e Tunísia.
Sensei Sandrine Le Corre El Marhomy, vice-presidente da ITKF, contou que o Summer Camp de Paris 2023, organizado pela Federação de Karatê Tradicional Budô França, com a chancela da ITKF Global, teve a sua primeira edição em 1993 e em várias oportunidades contou com a presença do renomado shihan Hidetaka Nishiyama, fundador da ITKF.
“No passado, iniciamos o treinamento de verão de forma despretensiosa, mas ao longo dos anos o Summer Camp de Paris foi adquirindo importância e se tornando referência na França e em toda a Europa. Atualmente já é um evento global, recebendo representantes de outros continentes e fortalecendo um projeto que remonta a 30 anos.”
Sensei Sandrine, juntamente com a doutora Laura Simsolo, a presidente da federação francesa, avaliam que esta edição do Summer Camp foi muito bem planejada e executada, atendendo assim a todas as expectativas do comitê organizador e dos visitantes de diferentes nacionalidades.
“Estamos felizes por realizar a 30ª edição do Summer Camp, um dos mais importantes e longevo da ITKF. O simples fato de podermos transmitir os ensinamentos do shihan Nishiyama para mais uma geração de karatecas nos emociona muito e nos impele a seguir divulgando a mensagem de uma das mentes mais brilhantes do karatê mundial.”
Formato
Foram quatro dias de trabalho intensivo, totalizando 27 horas/aula de atividades teóricas e práticas. Entre os diversos conteúdos, foram a abordados os aspectos históricos do desenvolvimento do karatê tradicional, fisiologia da respiração, dinâmica corporal aplicada, maai, un-soku, kake-waza, oji-waza e shikake-waza. Também foi apresentado e praticado o conteúdo do novo Programa de Exames de Graduação da ITKF de sho-dan a san-dan, contendo as principais técnicas de kihon, kata e kumitê.
O ITKF Summer Camp de Paris 2023 recebeu autoridades políticas e esportivas como Epara Epency, coordenador distrital de Esportes de Paris, o chairman do Shihan Kai da ITKF, shihan Dino Contarelli, entre outras.
Em nome da diretoria da ITKF, o shihan Gilberto Gaertner, chairman da entidade, agradeceu o trabalho, o esforço e a dedicação da sensei Sandrine e de toda a equipe da federação francesa por manter o Summer Camp ativo e cumprindo papel didático por tantos anos.
“O evento foi muito bem organizado em todos os sentidos e a participação das crianças e adolescentes em treinos paralelos ao dos professores foi igualmente relevante, pois são as novas gerações de karatecas aqui representadas que darão continuidade ao karatê tradicional”, disse o dirigente.
Para Gilberto Gaertner, o evento deste ano foi particularmente importante para o Comitê Técnico da ITKF desenvolver o piloto do novo Programa de Exames de Graduação da ITKF. “O novo programa é bastante ambicioso e está sendo estudado e desenvolvido cuidadosamente para servir como forma de qualificar e alavancar tecnicamente a instituição em médio e longo prazos. Os conteúdos de kihon, kata e kumitê inseridos no programa vão exigir a utilização dos princípios técnicos do karatê tradicional em toda sua extensão, o que resultará em melhor qualificação técnica de todos os filiados, democratizando o conhecimento e aumentando o nível de exigência.”
Para o lendário sensei romeno Cornel Mussat, multicampeão de shiai kumitê da ITKF, o Summer Camp de Paris 2023 expôs com maestria os valores do karatê tradicional. Segundo Mussat, este é um evento que deve perpetuar-se como tradição para os praticantes de karatê-dô tradicional.
“Antes de tudo, em nome dos meus colegas da Romênia presentes neste seminário, gostaria de agradecer pela oportunidade de participar deste evento, no qual tivemos o prazer de praticar e aprender coisas que fortalecem e edificam o espírito, a maestria e os valores do karatê tradicional. Deverei voltar outras vezes com grande prazer e a vontade de aprender sempre. Quero parabenizar os shihans Gilberto Gaertner, Eligio Contareli, Dino Contareli e Justo Gomez pelo especial esforço e comprometimento e, principalmente, por compartilharem e nos transmitirem o conhecimento e a experiência recebidos do nosso grande sensei Hidetaka Nishyiama, para fortalecer e desenvolver continuamente o movimento do karatê tradicional e da ITKF Global.”
Lembrando que a tradição continua, Cornel Mussat concluiu parabenizando os organizadores do Summer Camp de Paris pela qualidade da organização e pelas excelentes condições oferecidas no encontro.
O sensei esloveno Roman Pavlovic, chairman da ITKF Europa, lembrou que em janeiro havia previsto que 2023 seria um ano de muitos avanços para a organização. A respeito do Master Course avalia que “é o evento onde você espera algo mais do que todos nós recebemos em nossos treinamentos usuais. Uma vez por ano tentamos superar as distâncias geográficas e nos reunir em um só lugar para harmonizar a compreensão dos princípios importantes do karatê tradicional. O Master Course da ITKF Europe 2023 em Paris, com certeza ofereceu mais – desde a base teórica do karatê tradicional, exercícios de respiração e foco até os novos programas de exames ITKF Dan. Foi intenso, para o corpo e para a mente, mas valeu cada gota de suor. Para o próximo ano reuniremos todos os esforços para trazer ainda mais mestres, treinadores, árbitros e examinadores. Este é o lugar para se estar!”
De acordo com o sensei Justo Gomez, integrante do Comitê Técnico da ITKF, o Summer Camp de Paris 2023 foi um momento muito importante para todos os setores da ITKF. “Os membros do Comitê Técnico puderam apresentar e praticar o novo programa de exames elaborado para unificar os critérios técnicos de nossa organização. Com base no processo de reestruturação de nossa entidade, o Programa de Exames de Graduação da ITKF era muito aguardado por todos os filiados, algo inédito e muito bem-vindo no processo de desenvolvimento técnico do karatê tradicional.”
Sensei Gomez enfatizou o conteúdo do kumitê baseado nos princípios e ensinamentos do mestre Hidetaka Nishiyama e pautado na execução de todome-waza, oji-waza e sanshin, em diferentes níveis de exigência para cada graduação. “O grande destaque são os aspectos técnicos do programa, que estão integrados e interligados com o sistema de arbitragem e competição da nossa organização. A importância do Curso Master da ITKF é a unificação dos critérios técnicos de seus filiados para elevar o padrão mundial do karatê tradicional.”
Sensei Eligio Contarelli, membro do Comitê Técnico da ITKF, também destacou a grande importância do Summer Camp de Paris e enfatizou alguns dos aspectos do kihon que integram o novo Programa de Exames de Graduação da ITKF.
“Para sho-dan (1º dan) a ênfase está na base técnica, em posições firmes e estáveis, na força aplicada nas defesas e ataques, na correta aplicação da dinâmica corporal e da pressão exercida contra o solo. Sua prática contribui para melhorar a execução de kata e as formas de luta combinada, gohon, kihon ippon e jyu ippon kumitê. Já para ni-dan (2º dan) enfatiza o dinamismo com deslocamentos em yori-ashi e tsugi-ashi, além de chutes com a perna da frente, na forma de kizami-geri e maeashi-geri, como também a aplicação de nidan enka (ataque, defesa, ataque). Já para o exame de san-dan (3º dan) a exigência é bastante elevada, pois se busca a maestria na execução das técnicas mediante combinações mais complexas, utilização unificada do corpo e aplicação correta do kimê.”
Devido à realização dos Jogos Olímpicos em Paris 2024, sensei Sandrine já anunciou que a realização do 31º Summer Camp acontecerá na cidade litorânea Les Sables-d’Olonne, situada na costa atlântica do Oeste da França.