05 de janeiro de 2025
Japan House São Paulo destaca as artes marciais na exposição DŌ: a caminho da virtude
Apresentado como uma relevante vertente cultural do Japão, o esporte ganha espaço na casa por meio de princípios que buscam o equilíbrio do corpo e da mente
Mostra Cultural
17 de agosto de 2018
Por SUPORTE COMUNICAÇÃO I Fotos ALISSON LOUBACK
São Paulo – SP
Pela primeira vez, a Japan House São Paulo apresenta em sua programação um conteúdo esportivo com a mostra “DŌ: a caminho da virtude”, que desvenda a história, técnica e filosofia de seis das artes marciais japonesas. De 21 de agosto a 16 de setembro, este importante pilar da sabedoria nipônica ocupará o andar térreo do centro cultural por meio de informações, fotos, vídeos, palestras e demonstrações práticas, que destacam os principais elementos, movimentos e conceitos do aikidô, kendô, karatê-dô, judô, sumô e kyudô.
Por meio da filosofia Budô, termo que se refere às artes marciais e tem origem na tradição antiga do Bushidô – ou ‘o caminho do guerreiro’ -, serão apresentadas as histórias e curiosidades desses seis esportes, ressaltando características comuns a todas, como a disciplina e o crescimento pessoal e espiritual. Para complementar a experiência, a exposição “DŌ: a caminho da virtude” promoverá, em parceria com suas respectivas entidades esportivas, diversas palestras e uma intensa programação com 52 clínicas esportivas que introduzirá cada uma das seis artes, além de apresentar as técnicas básicas.
Mais que um esporte, os praticantes das artes marciais baseadas no Budô possuem seu próprio estilo de vida baseado na disciplina e no esforço para unificar a mente e o corpo.
“Os preceitos filosóficos e morais, os modos de conduta dos praticantes do Budô, são transmitidos e perpetuados para desenvolver o corpo e a mente com a mesma importância, fruto de muita disciplina e dedicação. É um tema primordial para transmitir um pouco do espírito japonês e, dentro da perspectiva de um dos próximos grandes eventos esportivos mundiais ser sediado em Tóquio, no Japão, iniciamos com ‘DŌ: a caminho da virtude’ uma série de apresentações para apresentar essas práticas.”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora Cultural da Japan House São Paulo. O espaço abriga ainda um tatami para clínicas e demonstrações voltadas à participação do público que terá contato direto com as com técnicas e filosofias.
A programação das clínicas conta com a coordenação do judoca Daniel Hernandes, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003; e colaboração da Academia Central – União Sul-Americana de Aikidô; Aikidô Kawai; Associação Pesquisa de Aikidô; Confederação Brasileira de Kendô; Confederação Brasileira de Sumô; Federação Paulista de Judô; Federação Paulista de Karatê; Brasil Kyudo Kai; Instituto Kodokan do Brasil e apoio do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. A exposição “DŌ: a caminho da virtude” conta com o apoio e patrocínio da Ajinomoto.
DŌ: a caminho da virtude
Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (Piso Térreo)
De 21 de agosto a 16 de setembro – Entrada gratuita
Horário de funcionamento: Terça-feira a Sábado: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Atividades (clínicas esportivas, palestras e workshops)
As atividades especiais acontecerão entre 21 de agosto e 16 de setembro nos períodos da manhã, tarde e noite. A programação completa estará disponível no Facebook: no www.facebook.com/JapanHouseSP/
As senhas deverão ser retiradas 1h antes na recepção
Sobre a Japan House São Paulo
A Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (soft opening em dezembro de 2017) e Londres (inaugurada em junho 2018).
Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência genuína e única dos modos de viver, costumes e hábitos do Japão contemporâneo. A Japan House São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na ciência e na tecnologia.