15 de novembro de 2024
Judô brasileiro confirma tradição e assegura medalha em Tóquio
O estreante Daniel Cargnin, meio-leve da Sogipa de Porto Alegre, conquistou o bronze e assegurou a 23ª medalha brasileira do judô em Olimpíadas
Por Helena Sbrissia / Global Sports
26 de julho de 2021 / Curitiba (PR)
O primeiro fim de semana de competições nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 terminou com três medalhas para o Time Brasil, uma delas, de bronze, conquistada pelo judoca Daniel Cargnin (66kg) no sábado (24).
Na sexta-feira (23), primeiro dia de disputas nos tatamis do Budokan, os dois judocas brasileiros passaram pelo primeiro adversário, mas caíram em seguida. Gabriela Chibana (48kg) venceu Harriet Bonface, do Malawi, por ippon, mas acabou perdendo nas oitavas de final da mesma maneira para Distria Krasniqi, do Kosovo.
Eric Takabatake (60kg) venceu na estreia contra Soukphaxay Sithisane, do Laos, somando dois wazari durante a luta e conquistando o ippon. Nas oitavas de final, contudo, perdeu para o sul-coreano Kim Won-Jin no golden score, após um confronto apertado.
Cargnin venceu suas três lutas preliminares, perdendo apenas na semifinal para o japonês Hifume Abe, que acabaria levando a medalha de ouro. Na disputa do bronze derrotou o israelense Baruch Shmailov por wazari. Essa foi a primeira participação olímpica do meio-leve natural de Porto Alegre.
Agora, o judô brasileiro acumula 23 medalhas na história das Olimpíadas. A modalidade é consagrada como a que mais trouxe medalhas olímpicas ao Brasil, e mantém a tradição de subir ao pódio em todos os jogos desde Los Angeles 1984.
O sábado também foi marcado pelas disputas da categoria até 52kg. Larissa Pimenta, de 22 anos, estreou com vitória sobre a polonesa Agata Perenc no golden score. Contudo, perdeu nas oitavas de final para a japonesa Uta Abe, que também conquistaria o ouro no fim do dia.
No domingo, o representante brasileiro no lendário estádio de Budokan foi Eduardo Katsuhiro Barbosa (73kg). Já na primeira disputa, com o francês Guillaume Chaine, perdeu após levar uma chave de braço no golden score.
Nesta segunda-feira (26), o judô brasileiro disputará medalhas na categoria meio-médio com Ketleyn Quadros (Sogipa) e Eduardo Yudy Santos (Esporte Clube Pinheiros).