05 de janeiro de 2025
Judô infantil, aulas de iniciação e prevenção de acidentes pautam reunião online da 7ª DRJ Sudoeste
Mais uma vez os membros da Regional Sudoeste inovaram discutindo temas relativos à base, assunto de alta relevância e importância para o desenvolvimento do judô bandeirante
Judô Paulista
22 de junho de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos BUDOPRESS e 7ª DRJ
Osasco – SP
Seguindo o modelo adotado pela Federação Paulista de Judô (FPJudô), a diretoria da 7ª DRJ Sudoeste realizou na quarta-feira (13 de junho) sua terceira reunião virtual, utilizando o aplicativo Zoom.
Além da já tradicional discussão sobre os procedimentos e normas para reabertura das escolas e dojôs do Estado, a reunião abordou temas como o judô infantil, aulas de iniciação, judô nas escolas e prevenção de acidentes, com a participação de 27 professores de 14 agremiações e instituições de ensino da região Sudoeste.
O encontro durou 90 minutos e foi mediado por Cristina Amorim, coordenadora técnica e de comunicação da 7ª Delegacia Regional Sudoeste. Ela explicou que a ideia desta reunião surgiu em função de o judô escolar ser um dos temas mais discutidos pelos professores do Estado de São Paulo.
“Convocamos este encontro para discutir aspectos referentes ao judô infantil, aulas de iniciação e como prevenir acidentes, mas a ideia reflete um dos temas mais abordados na atualidade, o judô escolar, e deve-se ao fato de a coordenação técnica da FPJudô ter iniciado um estudo mais amplo e profundo sobre este assunto. Os professores e as coordenações regionais têm realizado debates e palestras, fazendo com que os responsáveis pelas entidades reavaliassem o formato de ensino que era utilizado antes do início da pandemia”, explicou a professora san-dan.
Na sequência a coordenadora técnica da 7ª DRJ expôs maiores detalhes do encontro. “Passamos vídeos com formatos de aulas das associações de nossa delegacia; os professores também fizeram apresentações muito interessantes referentes ao tema. Opinaram ainda sobre as diversas mudanças, comparando-as com o formato utilizado anos atrás”, disse Cristina Amorim.
Segundo se concluiu na reunião, as principais mudanças pedagógicas apresentadas ocorreram devido ao aprendizado diferenciado dos professores graduados em educação física, que aprenderam novas formas de ensinar sem deixar os aspectos técnico e filosófico do judô de lado. Passaram a ensinar judô de forma lúdica e fazendo com que as crianças gostassem cada vez mais da modalidade, praticando a arte do caminho suave de forma continuada.
Feedback positivo
Fazendo uma avaliação geral sobre a terceira reunião virtual, a coordenadora técnica e de comunicação da 7ª Delegacia Regional Sudoeste afirmou que os professores saíram muito satisfeitos do encontro.
“A dinâmica desta reunião foi espetacular. Todos os professores participaram ativamente e o nível de satisfação dos representantes das entidades filiadas foi muito bom. Tanto a discussão do tema quanto o tempo disponibilizado para esta atividade foram muito bem avaliados por todos. Os participantes concordam que só têm a crescer em essas reuniões”, disse ela à Budô.
Entre os dirigentes da Delegacia Regional Sudoeste que participaram do encontro estavam Deise Fernandes Ribas, 1ª secretária e 2ª coordenadora de comunicação; Cristina Amorim, 1ª coordenadora técnica e de comunicação; Flávia Aparecida de Camargo Paiva, 2ª coordenadora técnica; João David de Andrade, coordenador de arbitragem; Diogo Takao Ueda, 2º coordenador de pesagem; Denis Penha Viana, 1º coordenador de oficiais técnicos; e João José da Silva Velloza, coordenador de cursos.
Professores no encontro
Entre os membros da diretoria e professores que participaram do encontro virtual estavam Ana Cláudia Gomes de Souza, Luís Henrique Nascimbem, Sidney Stenio dos Santos da Silva, Deise Fernandes Ribas, Cristina Amorim, Juliana Cruz Sena, Daniel Hideki Kan, Karla Stuani, Reinaldo Machado, Bruno Shimizu, Renato Machado, Maria Aldevânia Alves, Hernâni Michel Barcala, João David de Andrade, Diogo Takao Ueda, Nélson Hirotoshi Onmura, Jairo Pereira de Azevedo, Vinicius Fonseca Rodrigues, Flávia Aparecida de Camargo Paiva, Rozana Suane Abreu Nunes, Denis Penha Viana, João José da Silva Velloza, João Paulo Proença, Deise Fernandes Ribas, Luciana Soubihe, Dirce Toyoko Umino da Silva e Marcos de Paula Rossi.
Agremiações e instituições de ensino
Participaram do encontro virtual representantes de 14 agremiações e instituições de ensino da 7ª DRJ Sudoeste: Secretaria de Esportes da Estância Turística de Salto, Secretaria de Esportes da Estância Turística de Itu, Secretaria Municipal de Educação de Caieiras, Academia Yanaguimori de Judô, Studio Juliana Cruz, Associação de Judô Resgate da Nação, Barueri Esporte Forte, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Taboão da Serra, Associação Ibiunense de Artes Marciais, Alphaville Tênis Clube, Associação de Pais e Amigos do Judô de Votorantim (Apajusvo), Associação Cultura e Esportes Irmãos Ribas, Associação de Judô Araçariguama e Associação de Judô Umino, de Cesário Lange.