Judô inspira mídia internacional com ações de impacto social no congresso da Associação de Imprensa Esportiva

O chefe de mídia da FIJ mostrou que o judô é um instrumento poderoso de transformação social © Carlo Pozzoni / AIPS Media

Durante o congresso mundial da imprensa esportiva em Rabat, a Federação Internacional de Judô apresentou projetos educacionais e humanitários que mostram como o judô vai muito além dos tatamis.

Fonte Nicolas Messner / FIJ
Curitiba, 21 de maio de 2025

Durante vários dias, a mídia esportiva e jornalistas de todo o mundo se reuniram em Rabat, capital do Marrocos, para o congresso anual da AIPS (Associação Internacional de Imprensa Esportiva). A Federação Internacional de Judô (FIJ) marcou presença e participou ativamente do encontro.

Os temas discutidos no congresso refletiram os desafios e transformações atuais no universo da comunicação, especialmente na cobertura esportiva. É inegável que o esporte e a imprensa mantêm uma relação simbiótica: o primeiro precisa da mídia para dar visibilidade às conquistas dos atletas, enquanto a imprensa encontra no esporte uma fonte rica de conteúdo e de conexão com o público.

Gianni Merlo, presidente da Associação de Imprensa Esportiva © Carlo Pozzoni / AIPS Media

Entre os assuntos centrais estiveram a produção de conteúdo, o papel dos criadores digitais, as apostas esportivas, a aplicação da inteligência artificial e a presença feminina no jornalismo esportivo.

Durante sua apresentação aos participantes do congresso e ao presidente da AIPS, Gianni Merlo, Nicolas Messner — diretor de mídia da FIJ — destacou o trabalho da entidade na área da comunicação e o impacto que o judô pode exercer na sociedade contemporânea.

https://www.originaltatamis.com.br/

Além de abordar o Circuito Mundial de Judô, Messner apresentou as ações das comissões Judô pela Paz e Judô pelas Crianças, além do extenso trabalho educacional promovido pela FIJ em diferentes níveis da organização. Uma iniciativa que, segundo ele, tem papel essencial. “Desde 2014, temos um grande programa que eu lidero, um projeto que me é muito querido”, afirmou Messner.

Alcance global

Implantado em dezenas de países, o programa tem como foco crianças que vivem em contextos extremamente vulneráveis — como bairros periféricos, regiões rurais isoladas e campos de refugiados. O objetivo é claro: oferecer um ambiente seguro, estruturado e transformador por meio da prática do judô.

Os tópicos discutidos refletiram o desenvolvimento atual no mundo da mídia, particularmente na imprensa esportiva © Carlo Pozzoni / AIPS Media

Messner compartilhou imagens captadas em ações na Turquia, no sul do país com refugiados sírios, e também na África do Sul e no Malawi, evidenciando os resultados surpreendentes que vêm sendo alcançados.

“Ter a chance de dar um sorriso a uma criança que não teve oportunidade na vida, que precisou fugir de seu país, que enfrenta traumas e dramas… é simplesmente incrível. Mas hoje, não estamos sorrindo apenas para uma criança. Estamos dando um sorriso a milhares delas”, destacou.

Nicolas Messner, chefe de mídia da FIJ e diretor do Judô pela Paz faz seu pronunciamento © Carlo Pozzoni / Carlo Pozzoni / AIPS Media

A mensagem foi direta: o judô é muito mais do que uma modalidade esportiva. É um instrumento poderoso de transformação social, capaz de inspirar narrativas relevantes para a mídia e impactar vidas de forma concreta.

Diversos palestrantes reforçaram a necessidade de estreitar os laços entre o esporte e a imprensa, especialmente frente aos desafios contemporâneos. Como filosofia de vida, o judô reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, baseada nos valores do respeito mútuo e da prosperidade coletiva — princípios que definem a essência do caminho suave.

https://www.instagram.com/kimonosakurarp/