08 de janeiro de 2025
Judô lamenta a morte de Saburo Matsushita, membro do conselho administrativo do Instituto Kodokan
Ex-membro do conselho executivo do Comitê Olímpico do Japão (COJ), alto dirigente do Instituto Kodokan e renomado gestor do judô japonês, Matsushita morreu aos 84 anos após contrair o novo coronavírus
Memória
22 de abril de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos © INSTITUTO KODOKAN
Curitiba – PR
O professor kodansha kyuu-dan (9º dan) Saburo Matsushita nasceu em 1935 na província de Kagoshima, distrito no extremo sul da ilha de Kyushu, no Japão. Em 1958, ele se formou na área de comércio da Faculdade de Economia da Universidade Nihon e em 1978 tornou-se professor na mesma universidade.
No início dos anos 1960, Matsushita ensinou judô na Inglaterra. Em 2000, foi nomeado diretor executivo sênior da Federação de Judô do Japão e, um ano depois, foi designado para ser membro do conselho executivo do Comitê Olímpico do Japão (COJ).
Em 2004 Saburo Matsushita assumiu cargo de inspetor do Instituto Kodokan e já em 2006 foi nomeado diretor do Departamento de Educação e Instrução da instituição. Em 2007 tornou-se membro honorário do Comitê Olímpico do Japão.
Desde 2013 era membro do conselho de administração do Instituto Kodokan e pôde ser visto regularmente dentro e fora dos tatamis para transmitir o conhecimento incrível que possuía do judô. Até a sua morte, ocorrida neste domingo (19), ele ainda ensinava o esporte de forma intermitente.
Mensagens de condolência
Em nome de toda a comunidade judoísta de São Paulo e do Brasil, Francisco de Carvalho Filho expressou as mais profundas condolências aos amigos e parentes de Saburo Matsushita.
“No dia 14 de abril de 2020 perdemos outro grande mestre de judô mundial que atuava no Instituto Kodokan de Tóquio, sensei Naoki Murata, professor kodansha (8º dan), falecido prematuramente devido a insuficiência cardíaca. Agora, o mundo do judô perde abruptamente uma lenda dos tatamis. Eram, quiçá as duas maiores referências técnicas, éticas e morais de nossa modalidade. Temos o dever de balizar nossas vidas no legado deixado por estes dois grandes professores para mantermos acesa a chama dos ensinamentos a nós legados pelo sensei Kano”, afirmou o presidente da Federação Paulista de Judô.
A Federação Internacional de Judô (FIJ) afirmou em comunicado lamentar a morte de um dos professores de judô que detinha maior conhecimento do Judô Kodokan.
“A diretoria da Federação Internacional de Judô expressa suas mais profundas condolências aos amigos e parentes de Saburo Matsushita, ao Instituto Kodokan e à Federação de Judô do Japão e a toda a família do judô mundial.”
Já o conselho de administração do Instituto Kodokan emitiu comunicado oficial informando o passamento de um de seus mais renomados mestres.
“Lamentamos profundamente anunciar o falecimento do professor Saburo Matsushita, membro do conselho de administração do Instituto Kodokan e um dos mais proeminentes professores kyuu-dans do Judô Kodokan. Aos 84 anos, sensei Matsushita faleceu em 19 de abril, vítima de pneumonia causada pelo novo coronavírus. Ele tinha 84 anos.”
O conselho de administração do Instituto Kodokan também informou que os serviços funerários seriam assistidos exclusivamente por seus parentes, e que as palavras de condolências poderiam ser dirigidas a kokusai@kodokan.org