15 de novembro de 2024
Judô paraense discutirá a prática da modalidade no pós-pandemia com professores e árbitros de todo o País
A videoconferência será realizada por meio da plataforma Zoom nesta quarta-feira, às 19 horas de Brasília
Judô Paraense
12 de maio de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
Belém– PA
O judô paraense convida professores, árbitros, faixas-pretas e praticantes de todo o Brasil a assistirem a importante videoconferência, na qual serão discutidos temas de extrema relevância, como a prática do judô pós-pandemia, a análise dos protocolos CBJ/FIJ X, realidade local e a fisioterapia no retorno ao dojô.
Também serão apresentadas palestras de interesse local e geral, como A historiografia dos professores de judô no Pará, O judô paralímpico e O olhar para o futuro.
O encontro será mediado pelo professor e mestre César Luiz Vieira, faixa preta san-dan (3ºdan) e coronel da reserva, que vê a necessidade de maior diálogo no momento inédito e inusitado que todos nós vivenciamos.
“Estamos enfrentando muitos desafios neste momento e entendo que o isolamento social e a desinformação sejam, talvez, o problema mais grave que estejamos vivendo. Temos de utilizar todas as ferramentas disponíveis para nos reunirmos – mesmo que virtualmente – para discutir os problemas atuais e, principalmente, o nosso futuro”, disse Vieira, que destacou o protagonismo do judô paulista até mesmo em momento tão adverso.
“Espelhamo-nos na iniciativa dos nossos colegas paulistas, que apesar das dificuldades estão aproveitando o tempo para impulsionar a inovadora Comissão Científica da FPJudô. Em abril lançaram o manual de procedimentos para a retomada das atividades nos dojôs, que está sendo utilizado por vários Estados, e já realiza reuniões virtuais com seus delegados regionais para retomar o calendário assim que as autoridades encerrarem a quarentena.”
Bastante otimista, o professor César Luiz Vieira prevê uma participação expressiva no primeiro encontro virtual do judô paraense. “Estamos tendo um feedback extremamente positivo dentro e fora do Pará. Professores e árbitros do Rio de Janeiro, Maranhão, Ceará, São Paulo e Mato Grosso do Sul já confirmaram presença em nosso encontro. Como exemplo cito o conceituado professor mestre sul-mato-grossense Nicodemos Filgueiras Júnior, que aceitou nosso convite e abrilhantará nosso encontro”, concluiu Vieira.
Professores palestrantes
Fernando Pereira de Jesus, professor kodansha hachi-dan (8º dan) e mestre em educação física pela UEPA (CREF 000651-G/PA);
Alan dos Reis Saraiva, faixa preta go-dan (5º dan) e pós-doutor (PhD) em educação física pela Universidade de Vila Real, Portugal (CREF 0237-G/PA);
César Luiz Vieira, faixa preta san-dan (3º dan) e mestre em segurança pública pela UFPA (CREF 7935-G/PA);
André Carlos de Oliveira Rocha, mestre em agricultura familiar pela UFPA (CREFITO 12 89642-F);
Cintra de Oliveira, faixa preta ni-dan (2º dan) (CREF 4352-G/PA);
Antônio Sérgio Oliveira, faixa preta sho-dan (1º dan) (CREF 005683G/PA) e
Luiz Augusto Pereira de Oliveira, faixa preta ni-dan (2º dan) (CREF 007867G/PA).