17 de novembro de 2024
Judô Quebec vence o sub 18 da Copa Minas e vai a São Paulo disputar o Torneio da Amizade
Formada por 22 judocas, equipe canadense participa de treinamento de campo em Belo Horizonte antes de embarcar para São Bernardo
Por Paulo Pinto / FPJCOM
12 de julho de 2022 / Curitiba (PR)
Composta por 20 atletas e dois técnicos, a equipe do Judô Quebec participou da XVI Copa Minas de Judô, que reuniu cerca de mil judocas das classes sub 13, sub 15, sub 18 e sênior de 100 agremiações. Os canadenses foram campeões da classe juvenil (sub 18), conquistando sete medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e duas de bronze.
O Clube Paineiras do Morumby (SP) foi o segundo colocado, seguido por Minas Tênis Clube em terceiro, Judô Comunitário Instituto Reação (RJ) em quarto e Academia Espaço Marques Guiness (DF) em quinto.
A equipe canadense veio ao Brasil formada pelo técnico Sérgio de Almeida Pessoa, a auxiliar-técnica Bianca Ockedahl e os atletas Charlie Bisson, Charline Bourque, Antoine Desgranges, Léanne Dussault, Fahd Fithane, Matis Ganet, Loane Gill, Samson Gill, Jamal Amath Kane, Arthur Karpukov, Daniil Kremerman, Simon Langlois, Méloize Perkinson, Frédérique Lavigne, Vincent Nepton, Jérémie Ngombi; Loika Cloé Robertson, Maya Roy, Catherine Toshkov e Laurence Gangon.
Os medalhistas de ouro do Judô Quebec foram Fahd Fithane (66kg), Arthur Karpukov (73kg) e Laurence Angon (-52kg), enquanto Maya Roy (40kg) e Loanne Gil (70kg) ficaram com a prata e Simon Langlois (90kg) e Jamal Kane (+90kg), com o bronze.
Técnico do Canadá avalia a conquista
Radicado desde 2004 em Montreal, maior cidade da província de Québec, o técnico paulistano Sérgio Pessoa considerou marcante a vitória da sua equipe. “Esta conquista na Copa Minas mostra que nosso trabalho na província de Quebec está muito bem alinhado, mas ainda podemos melhorar, se fizermos alguns ajustes técnicos nos nossos atletas. Particularmente falando, fico muito contente em ver que o esforço de visitar clubes, dar treinamentos de campo e promover intercâmbios técnicos está dando excelentes resultados.”
Sérgio Pessoa acrescentou que a Copa Minas é uma etapa de preparação para o Jogos do Canadá, competição importantíssima que se realiza a cada quatro anos e engloba várias modalidades olímpicas – uma espécie de Jogos Olímpicos nacionais. “A duas competições, em Belo Horizonte e São Paulo, são importantes para o preparo de nossa equipe para a principal competição canadense, em janeiro de 2023.”
O próximo desafio dos canadenses no Brasil ocorrerá em São Paulo, contra a forte equipe do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo.
“A próxima etapa do nosso tour pelo Brasil, em São Paulo, no fim de semana, será o Torneio da Amizade, com duas equipes, e o treinamento de campo no Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo. Ambas as iniciativas darão maior bagagem e experiência para os nossos atletas disputarem os Jogos do Canadá”, concluiu Sérgio Pessoa.