11 de setembro de 2024
Judô santa-mariense marca grande presença no Campeonato Pan-Americano de Veteranos e Kata
Disputa continental que inicia hoje em Salvador (BA) receberá centenas de atletas das Américas para a disputa de quatro competições internacionais distintas
Por Clery Quinhones de Lima / Quilisport
11 de maio de 2022 / Curitiba (PR)
De 12 a 14 de maio, acontecem na cidade de Salvador (BA), os Campeonatos Sul-Americano, Pan-Americano e Open, uma realização da Federação Baiana de Judô (Febaju) e o apoio da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com as chancelas das Confederações Sul-Americana e Pan-Americana de Judô.
Dos sete judocas gaúchos convocados pela CBJ, cinco são santa-marienses, que recebem orientação técnica do professor Cristhian Bertoia, são eles o peso meio-leve José Newton Vargas (M6), o peso leve Fábio Freitas Dias (M5), o peso-médio Everton da Rosa Simões (M2) e os meio-pesados Igor Mafaldo (M3) e Fabiano Miranda (M3).
O coordenador técnico Bertoia destaca a importância da participação dos judocas santa-marienses em eventos internacionais. “Além da vivência e a experiência técnica que todos vão obter, esta participação estabelecerá um marco em suas vidas como atletas. Fora isso, eles voltarão mais experientes e com muitas histórias para contar, o que é um fator motivacional para os demais judocas do dojô da Academia Mutação/Kageyama. Segundo Bertoia, hoje o dojô santa-mariense atende mais de 200 crianças e jovens das classes masculina e feminina que integram os projetos sociais, que contam com o apoio do Projeto de Incentivo ao Esporte da Prefeitura Municipal de Santa Maria / PROESP-SM.