Judoca medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona 1992 morre aos 49 anos

O judoca David Khakhaleishvili © Facebook

David Khakhaleishvili, da Geórgia, morreu devido a complicações de uma cirurgia cardíaca

Memória
18 de janeiro de 2021
Fonte MARIANA DE SÁ I Fotos RAQUEL ALECAR
Curitiba – PR

Natural da Geórgia, David Khakhaleishvili morreu nesta segunda-feira (11) aos 49 anos. O ex-judoca foi medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992, representando a União Soviética por meia de uma Seleção Unificada.

Khakhaleishvili completaria 50 anos no próximo mês e tinha sido diagnosticado com uma doença cardíaca no último mês de novembro. David Khakhaleishvili, da Geórgia, morreu devido a complicações de uma cirurgia cardíaca. Ele era um judoca pioneiro e derrotou um famoso campeão japonês para ganhar uma medalha de ouro olímpica por seu país, relatou Judo Crazy em uma avaliação histórica sobre a carreira do campeão olímpico.

Na final olímpica de Barcelona 1992, David surpreendeu derrotando o japonês Naoya Ogawa © David Finch

A Federação Russa de Judô lamentou a perda de David e emitiu um comunicado após sua morte.

“Honrado Mestre de Esportes da URSS David Khakhaleishvili faleceu em 11 de janeiro aos 49 anos. A liderança e a equipe da Federação Russa de Judô expressam condolências à família e amigos de David Khakhaleishvili, bem como aos nossos colegas georgianos”, apontou.

Khakhaleishvili ganhou quatro medalhas no Campeonato Mundial em 1991 (prata), 1993 (prata e bronze) e 1995 (bronze). Foi tricampeão europeu em 1993 (peso pesado e aberto) e 1996. Na final olímpica de Barcelona 1992, derrotou Naoya Ogawa (JPN).

Já no final da carreira, o judoca decidiu ingressar no mundo do MMA e lutou por três vezes, com duas vitórias e uma derrota.