19 de novembro de 2024
Judoca paralímpica de Maringá é convocada para participar do Campeonato das Américas, no Canadá
Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais convoca a seleção brasileira que disputará a competição que acontece no mês de maio, no Canadá
Judô Paralímpico
28/04/2018
Fonte COMUNICAÇÃO CBDV I Fotos DANIEL ZAPPE/CBDV/MPIX e ARQUIVO
São Paulo – SP
Depois de conquistar três medalhas na Copa do Mundo IBSA de Judô Paralímpico na última segunda-feira, 23, em Antalya, na Turquia, o Brasil se prepara para o próximo desafio, em Calgary, no Canadá, entre os dias 16 e 24 de maio, no Campeonato das Américas de Judô Paralímpico. A Seleção Brasileira foi convocada com 13 judocas e sete membros da comissão técnica.
O Brasil será representado em todas as categorias, exceto no meio-leve masculino, e a única divisão com mais de um atleta será o peso pesado feminino, que contará com a medalhista de bronze na Copa do Mundo, na Turquia, Rebeca Souza e Lúcia Araújo obtiveram o bronze, Alana Maldonado que conquistou a medalha de prata, e Meg Emmerich, que depois de ótimos resultados em eventos nacionais, incluindo o ouro no Grand Prix Internacional Infraero deste ano, disputará sua primeira competição fora do Brasil.
Meg pratica judô há 16 anos na Academia Hobby Sport, em Maringá (PR), sob o comando do professor Celso Ogawa e há pouco tempo iniciou sua participação em eventos paralímpicos. A atleta de 31 anos possui uma rotina diária intensa de treinos. Trabalha numa financeira e ainda tem os afazeres domésticos como esposa e mãe do pequeno Oliver.
“É a minha primeira competição internacional. Estou sem palavras, muito feliz. Meu objetivo é dar o meu melhor e trazer a vitória. Mostrar que sou capaz e me superar”, comemorou a paulistana, radicada em Maringá.
A delegação brasileira embarca para o Canadá no dia 16 de maio e chega ao Brasil no dia 24. Antes, os judocas se concentram pela III Fase de Treinamento, no Centro de Treinamento, em São Paulo, de 28 de abril a 6 de maio (confira a programação).
Atletas convocados
Seleção Feminina
Luiza Guterres Oliano (GNU-RS) – Ligeiro (48kg)
Karla Ferreira Cardoso (CEIBC-RJ) – Meio-leve (52kg)
Maria Nubea dos Santos Lins (Instituto Reação-RJ) – Leve (57kg)
Lúcia da Silva Teixeira Araújo (CESEC-SP) – Meio-médio (63kg)
Alana Martins Maldonado (AMEI-SP) – Médio (70kg)
Meg Rodrigues Vitorino Emmerich (IRM-PR) – Pesado (+70kg)
Rebeca de Souza Silva (APADV-SP) – Pesado (+70kg)
Seleção Masculina
Thiego Marques da Silva (AEPA-PA) – Ligeiro (60kg)
Luan Simões Pimentel (ISMAC-MS) – Leve (73kg)
Harlley Damião Pereira Arruda (CESEC-SP) – Meio-médio (81kg)
Arthur Cavalcante da Silva (ADEVIRN-RN) – Médio (90kg)
Antônio Tenório da Silva (CESEC-SP) – Meio-pesado – 100kg
Wilians Silva Araújo (CEIBC-RJ) – Pesado (+100kg)
Comissão Técnica
Alexandre de Almeida Garcia – Técnico
Jaime Roberto Bragança – Técnico
Roger Alves da Fonseca – Preparador Físico
Thiago Claudino Gomes Righetto – Médico
Antônio Sérgio Soares – Chefe de Delegação
Tadeu Casqueira – Assessor de Imprensa
Laedson Lopes Gonçalves da Silva Godoy – Árbitro
Patrocínio e apoio ao esporte
Com o patrocínio da Infraero desde 2009, o judô paralímpico brasileiro conta com recursos oriundos desta parceria, fundamentais na execução das fases de treinamento, realização das duas etapas do Grand Prix, intercâmbios dos atletas da seleção, contratação de profissionais para a equipe multidisciplinar, além de atender outros projetos importantes para o crescimento da modalidade no país.