Judoca português esquece celular no judogi, deixa cair no meio da luta e é eliminado do Grand Slam de Baku

Judoca português esquece celular no judogi em Baku

Após o fato inusitado, Anri Egutidze é punido com hansoku-make, e sueco Robin Pacek avança no Grand Slam com apenas 13 segundos de combate

Hansoku-make
11 de maio de 2019
Fonte GLOBOESPORTE.COM I Fotos DIVULGAÇÃO
Baku – Azerbaijão

Uma cena inédita marcou as eliminatórias do segundo dia de disputa do Grand Slam de Baku, no Azerbaijão. O português Anri Egutidze, de 23 anos, fazia sua estreia na competição contra o sueco Robin Pacek. A luta durou apenas 13 segundos – e nem teve ippon. O problema foi que Egutidze simplesmente esqueceu o celular dentro do kimono, e, na primeira investida do rival, o aparelho acabou caindo nos tatamis, durante o combate. Como não é permitido que judocas lutem com qualquer objeto externo que não os permitidos no regulamento (judogi e equipamentos de proteção sem estruturas rígidas), o português foi punido com hansoku-make e, consequentemente, eliminado. Assista a cena no vídeo abaixo!

Ao perceber que o celular cai do judogi do português, o judoca sueco pega o aparelho espantado, mostra para o árbitro e depois entrega ao rival, que joga o aparelho longe, para fora do shiai-jo. Quando percebe que vai ser punido, Egutidze coloca as mãos na cabeça e parece não acreditar no que acaba de acontecer.

O sueco avançou na categoria meio-médio (81kg) até cair na repescagem para o russo Alan Khubetsov. No mesmo peso, o brasileiro Eduardo Yudi venceu a primeira luta, derrotando o britânico Stuart McWatt, mas perdeu em seguida para o canadense Antoine Valois-Fortier, medalha de bronze na Olimpíada de Londres 2012, e foi eliminado.

O celular cai nos tatamis e o adversário recolhe o aparelho

Brasil passa em branco no segundo dia em Baku

Depois dos dois ouros (Rafaela Silva e Felipe Kitadai) e um bronze (Larissa Pimenta) no primeiro dia de combates no Grand Slam de Baku, o Brasil não teve a mesma sorte neste sábado. Na categoria leve (73kg), David Lima perdeu na estreia para o português Nuno Saraiva. No meio-médio feminino (63kg), Ketleyn Quadros bateu a russa Valentina Kostenko, mas caiu diante da cabeça de chave número 1, a eslovena Tina Trstenjak. No médio (70kg), Ellen Santana foi eliminada pela britânica Gemma Howell.

Diante do árbitro central, o sueco Robin Pacek entrega o aparelho a Anri Egutidze

Programação do Grand Slam de Baku

3h – Preliminares

10h – Finais

Domingo

78kg – Mayra Aguiar (78kg)

+78kg – Maria Suelen Altheman

90kg – Rafael Macedo

100kg – Rafael Buzacarini