18 de novembro de 2024
Judocas amapaenses conquistam quatro medalhas na Copa Paulo Leite de Judô Veteranos
Em sua terceira edição, o certame realizado em São Luís do Maranhão reuniu 150 atletas e 38 clubes de 15 Estados
Judô Máster
06/06/2018
Por PAULO PINTO I Fotos VINÍCIUS MARINHEIRO
São Luís – MA
Exibindo crescimento contínuo no cenário mundial, o judô máster expande seu domínio também no território brasileiro, e a Copa Paulo Leite de Judô Veteranos ratifica este acontecimento.
Realizada em São Luís (MA) nos dias 1º e 2 de junho e valendo pontos para o ranking nacional, a copa reuniu cerca de 150 atletas de 15 Estados.
O evento homenageia o saudoso sensei Paulo Leite, introdutor do judô no Maranhão, e em sua terceira edição teve apoio da Federação Maranhense de Judô, da Confederação Brasileira de Judô e da Associação de Judô Veteranos do Brasil.
“O judô veterano é uma realidade mundial, e o Brasil é uma das principais potências desta classe de competidores. Com a realização da terceira edição o judô máster do Maranhão exibe protagonismo e mostra que está integrado a este movimento e o apoia. Já participei de dois campeonatos mundiais e neste ano disputarei o pan-americano que se realiza em agosto em Buenos Aires”, disse o professor Marcos Leite, idealizador da competição.
O destaque do evento foi a participação de dois judocas amapaenses, que faturaram quatro medalhas em São Luís.
Antônio Viana conquistou medalha de ouro no 73kg do M5, enquanto Alessandro Barros, que defende o Clube de Judô Fábio Machado, faturou três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze, no individual, absoluto e por equipe, respectivamente.
Detentor de vários títulos nacionais e continentais, Antônio Viana (go-dan) falou sobre a sua volta às competições másteres.
“Fiquei fora do shiai-jô por cinco anos devido a uma lesão. No ano passado retomei lentamente as competições e vim a São Luís porque este evento é pioneiro na classe veteranos, nas regiões Norte e Nordeste, e é muito bem executado”, explicou Viana, que contou porque competiu apenas no peso leve.
“Depois de tantos anos parado achei por bem retornar aos poucos às competições, e foi por este motivo que só disputei no individual”, disse o campeão peso leve.
Fazendo aquecimento para o pan-americano de agosto em Buenos Aires
Federado pela Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (AIFA), o judoca amapaense falou sobre a expectativa de voltar a disputar uma competição internacional.
“Estamos aguardando a liberação do outline dos campeonatos sul-americano e pan-americano, que serão realizados em Buenos Aires de 16 a 20 de agosto. No início do ano o professor Carlos Eurico da Luz, o Kaká, foi nomeado responsável pelo setor de veteranos na Confederação Brasileira de Judô e está tentando liberar o outline das competições continentais. Assim que tudo estiver liberado farei a minha inscrição”, disse Viana, que também é presidente da Federação Amapaense de Judô (FAJ).
Classificação por associação
1° – Judô Kan – CE
2° – Academia Ação – MA
3° – Academia Monte Branco – MA
4º – Academia Judô Góes – MA
5º – Sociedade Esportiva Palmeiras – SP
6º – Associação de Judô Expedito Falcão – PI
7º – Judô Clube WS – CE
8º – Associação Campos Judô – PA
9º – Instituto Camaradas Incansáveis (SP)
10º – Judô Combat – MA