15 de novembro de 2024
Judocas brasileiros garantem 14 medalhas no Campeonato Pan-Americano Sub 21
Mesmo com mais de um ano de pausa entre competições, a seleção júnior garantiu os pódios graças às etapas de preparação
Por Helena Sbrissia / Global Sports
16 de agosto de 2021 / Curitiba (PR)
Na quarta-feira (11), a seleção brasileira sub 21 de judô embarcou para Cali, na Colômbia, para disputar o Campeonato Pan-Americano Sub 21. Mais de um ano se havia passado sem competições internacionais, devido à pandemia do coronavírus, mas a espera para a equipe júnior finalmente acabou, e no sábado (18) as lutas começaram. Dezoito judocas foram convocados, nove homens e nove mulheres, alguns deles integrantes da equipe olímpica de Tóquio: Alexia Nascimento (48kg), Thayane Lemos (57kg), Luana Carvalho (70kg), Eliza Ramos (78kg) e Kayo Santos (100kg).
No primeiro dia o Brasil conquistou oito medalhas na categoria feminina – quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze – e seis na masculina – cinco ouros e um bronze. Das nove judocas convocadas, sete foram às semifinais: Rafaela Batista e Alexia Nascimento (até 48kg), Thayane Lemos (até 57kg), Luana Carvalho (até 70kg), Nauana Silva (até 63kg), Beatriz Freitas e Elisa Ramos (até 78kg).
Os resultados das disputas
Rafaela Batista e Alexia Nascimento protagonizaram o embate final da categoria até 48kg – enquanto Alexia garantiu o ouro, Rafaela ficou com a medalha de prata; nos 57kg, Thayane Lemos ficou com o ouro após vencer a colombiana Nikol Pencue; Nauana Silva perdeu a semifinal ao levar um ippon de sua adversária, mas conseguiu o bronze ao vencer a equatoriana Edith Ortiz na categoria até 63kg. O ouro de Luana Carvalho veio após um ippon no golden score contra a venezuelana Eliana Aguiar.
Eliza Ramos e Beatriz Freitas (78kg) protagonizaram outra final brasileira, em que a primeira ficou com o ouro e a segunda com a prata. O segundo bronze brasileiro, por sua vez, veio com Luana Oliveira, que venceu a venezuelana Amarantha Urdaneta por ippon.
Nas disputas masculinas, apesar do menor número de medalhas, as de ouro foram as que prevaleceram. Ficaram com o ouro: Matheus Pereira (66kg), ao vencer o venezuelano Byron Guillen por ippon; Gabriel Lira (73kg), também por ippon contra o equatoriano Mathias Coronel; nos 81kg, Marcos Santos levou a decisão contra o peruano Javier Bobadilla; Kayo Santos (100kg), contra o paraguaio Ezequiel Barreiro. Por último, Daniel da Silva (+100kg), que venceu do argentino Alejo Burgos no golden score e garantiu o quinto ouro brasileiro. Na categoria até 90kg, Victor Hugo Nascimento ficou com o bronze após cair nas quartas de final e vencer os dois adversários da repescagem, superando o venezuelano Juan Diaz para ficar com o terceiro lugar.
A preparação para a competição – e as próximas que estão por vir
Antes da competição, a equipe júnior preparou-se com treinamentos em campo em Pindamonhangaba, participando de intercâmbios com a seleção brasileira de judô principal nos últimos meses. Este campeonato contou pontos para o ranking pan-americano classificatório para os Jogos de Cali, de 25 de novembro a 5 de dezembro. Os campeões estarão automaticamente classificados para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.