20 de fevereiro de 2025

O domingo (15) foi de três pódios para o judô brasileiro no Grand Prix de Zagreb, na Croácia. Marcelo Fronckowiak levou a prata na categoria peso médio (90kg), enquanto Giovanna Santos peso pesado mais (+78kg) e Lucas Lima peso pesado (+100kg) saíram com o bronze. Com as duas medalhas conquistadas na véspera por Gabriel Falcão, prata no meio-médio (81kg) e Nauana Silva, bronze no meio-médio (63kg) o Brasil fechou participação subindo ao pódio cinco vezes e ficando no top 10 da classificação geral, numa edição de Grand Prix que contou com a participação de 319 judocas de 40 países
Nessa competição, a seleção foi representada por atletas mais jovens, depois da participação histórica do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris (quatro medalhas, sendo um ouro, uma prata e dois bronzes). Fronckowiak, por exemplo, tem 24 anos.
Ele avançou até a final, quando perdeu para húngaro Peter Safrany, campeão mundial júnior, que o derrotou por ippon. Foi o melhor resultado da carreira do brasileiro em edições de Grand Prix até o momento.
Lucas Lima, de 25 anos, foi até a semifinal, quando caiu para o polonês Grzergorz Teresinski. Na disputa do terceiro lugar, ele derrotou o holandês Jelle Snippe, que acabou desclassificado por uma manobra ilegal.
O caminho de Giovanna Santos, de 23 anos, foi o mesmo. Ela parou diante da israelense Yuli Alma Mishiner na semifinal e superou a austríaca Maria Hoelwartt na disputa pelo bronze, vencendo pelo acúmulo de punições da adversária.
A próxima grande competição no circuito da Federação Internacional de Judô será o Grand Slam em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em outubro.
20 de fevereiro de 2025
20 de fevereiro de 2025
18 de fevereiro de 2025