18 de novembro de 2024
Judocas de São Paulo e Rio Grande do Sul representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018
Eduarda Rosa (78kg), João Vítor Santos (66kg) e o técnico Douglas Potrich se concentraram no Rio de Janeiro antes do embarque para a Argentina
Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires
03 de outubro de 2018
Fonte LARA MONSORES I Fotos DIVULGAÇÃO/CBJ
Rio de Janeiro – RJ
A judoca gaúcha Eduarda Rosa (78kg) e o paulista João Vítor Santos (66kg) embarcam junto com a delegação do Time Brasil nesta terça-feira (02), para Buenos Aires, onde disputarão, no próximo final de semana, os Jogos Olímpicos da Juventude 2018.
Na capital argentina, eles serão orientados e treinados pelo técnico Douglas Potrich, treinador da Confederação Brasileira de Judô responsável pela seleção sub 18 do Brasil que acompanhou a preparação dos dois atletas rumo a Buenos Aires.
“A gente vem acompanhando a preparação deles num trabalho integrado com os clubes de origem, o Minas Tênis e o Grêmio Náutico União, controlando carga de treino, força, etc. Os dois se apresentaram nesta semana muito bem fisicamente na concentração. E agora estamos nos últimos ajustes técnicos e táticos, estudando os adversários, analisando as lutas em vídeos”, detalhou Potrich. “Sabemos que teremos adversários fortes, pois só entram os melhores do ranking mundial nessa competição, que tem a característica de ser mais curta e bem dura também. Mas, estamos confiantes.”
Antes do embarque para Buenos Aires, os judocas participaram de uma série de atividades de integração promovidas pelo Comitê Olímpico do Brasil no Rio de Janeiro nessa semana. Tiveram orientações sobre controle de dopagem, treinos e palestras com atletas olímpicos, como Fabi Alvim (vôlei) e Flávia Saraiva (ginástica).
Na Argentina, a programação oficial começará já com treino a partir de quarta-feira, e o sorteio das chaves será na sexta-feira (05). João Vítor será o primeiro a lutar, no domingo (07), enquanto Eduarda lutará na terça-feira (09). Na quarta-feira (10), ambos retornarão aos tatamis para a competição por equipes.
“Espero aproveitar ao máximo todas as oportunidades e essa primeira experiência olímpica como motivação para os próximos objetivos na minha carreira. E, é claro, sair com a medalha de ouro”, projeta Eduarda, que tem 17 anos e é a atual número um do mundo em sua categoria na classe juvenil (sub 18).
“A minha expectativa é ser campeão, independentemente das dificuldades, como estar lutando na categoria de cima, até 66kg. Estou confiante e empolgado para ter essa primeira experiência olímpica e, futuramente, disputar os Jogos Olímpicos adultos”, ressaltou João.
O Time Brasil será representado nos Jogos Olímpicos da Juventude por 79 atletas com idade entre 15 e 18 anos em 24 modalidades. Esta será a terceira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. Em Cingapura 2010 o Brasil conquistou sete medalhas e em Nanquim 2014 foram 15. O judô foi ao pódio em todas as edições, com a prata de Flávia Gomes, em 2010, e o ouro de Layana Colman, em 2014.
Perfis
Eduarda Vaz Rosa
Nascimento: 02/04/2001
Local de nascimento: Canoas (RS)
Categoria: Meio-pesado (78kg)
Clube atual: Grêmio Náutico União (RS)
Ídolo: Mayra Aguiar (BRA)
Principais Resultados em 2018: Campeã Pan-Americana Sub-18; campeã da Copa Europeia Juvenil de Teplice (República Tcheca) e segundo lugar nas de Bielsko Biala (Polônia) e Zagreb (Croácia); Ouro na Gymnasíade; Campeã do Meeting Nacional Sub-18; e Campeã do Brasileiro Regional V.
João Vitor Souza dos Santos
Nascimento: 04/04/2001
Local de nascimento: Santos (SP)
Categoria: Meio-leve (66kg)
Clube atual: Minas Tênis Clube (MG)
Ídolo: Hifume Abe (JPN)
Principais Resultados em 2018: Campeão Pan-Americano Sub-18; Campeão Brasileiro Sub-18; Campeão Mineiro Sub-18; Campeão do Brasileiro Regional III; e Campeão do Meeting Nacional Sub-18.