Judocas medalhistas em Paris lutarão em São Paulo neste sábado

O Grand Prix de Judô Paralímpico é umas das competições mais importantes do calendário da CBDV © Alexandre Schneider / CPB.

Grand Prix de Judô Paralímpico reunirá sete dos oito atletas que foram ao pódio na última Paralimpíada; entrada no CT é gratuita.

Por Comunicação CBDV
Curitiba, 13 de março de 2025

A primeira etapa do Grand Prix de Judô Paralímpico, torneio equivalente ao campeonato nacional da modalidade, reunirá 118 atletas no próximo sábado (15), em São Paulo, sendo sete dos oito medalhistas do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. As lutas acontecerão a partir das 9h (de Brasília), na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Zona Sul da capital paulista (Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, vizinho a São Paulo Expo). A entrada do público é gratuita.

Será a primeira vez que os judocas premiados na Paralimpíada francesa lutarão “em casa” depois da conquista, já que não participaram da segunda etapa do Grand Prix promovido pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) no ano passado, em setembro, logo depois dos Jogos.

O Grand Prix marcará ainda o primeiro evento nacional sob as novas regras deste ciclo paralímpico © Douglas Magno / CPB.

“Minha expectativa é enorme, estou bem animada em competir aqui depois de um tempo sem disputar torneios no Brasil. Poder estar perto da minha equipe do IBC e dos meus amigos me deixa com mais gana!”, garante a carioca Brenda Freitas, de 29 anos, prata na categoria até 70 kg para atletas J1 (cegos totais) em Paris. Ela defenderá o Instituto Benjamin Constant, do Rio. Além das medalhas no individual, a competição premia também as três melhores equipes no geral.

O Grand Prix marcará ainda o primeiro evento nacional sob as novas regras e categorias de peso do judô paralímpico após as mudanças aprovadas pela IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) na virada do ciclo. Os judocas da categoria leve masculina, por exemplo, podiam pesar até 60 kg. Com a alteração, o limite é de 70 kg. Apesar da diferença considerável na balança, o paraense Thiego Marques, de 26 anos, está confiante: “Será um novo desafio, uma categoria com 10 kg de diferença. Será a primeira vez competindo num peso tão alto, mas estou com extrema confiança, acredito muito no trabalho que venho fazendo no meu clube, e o Grand Prix nacional será o primeiro passo rumo aos Jogos de Los Angeles”, aposta o lutador, que bateu na trave em Paris ao perder a disputa pelo bronze.

https://www.originaltatamis.com.br/

Confira a programação completa do Grand Prix

09h00: Início das lutas – Fase Eliminatória – Bloco 1
Feminino (-52kg J2, -60kg J2, -70kg J2 e +70kg J1)
Masculino (-70kg J1, -81kg J2, -95 kg J1 e -95kg J2)
11h30: Início das lutas – Fase Eliminatória – Bloco 2
Feminino (-52kg J1, -60kg J1, -70kg J1 e +70kg J2)
Masculino (-70kg J2, -81kg J1, +95kg J1 e +95kg J2)
15h30: Início do bloco final (disputas de medalhas)
17h45: Cerimônia de premiação

Clique AQUI e conferira a relação de atletas inscritos divididos por categorias de peso.

Copa Loterias Caixa acontece no domingo

No domingo (16), será a vez da Copa Loterias Caixa, torneio voltado a iniciantes que, neste ano, acontecerá em dia diferente do Grand Prix, ao contrário do que normalmente ocorria. Ao todo, 94 atletas se inscreveram, sendo 45 com até 21 anos de idade. Vale lembrar que, em outubro, vai acontecer a terceira edição dos Jogos Juvenis da CBDV, competição disputada pelos atletas sub-23 que se destacarem em cada Regional de futebol de cegos e goalball de 2025 e na primeira etapa do Grand Prix e da Copa Loterias Caixa de judô paralímpico.

Confira a programação completa

08h30: Início das lutas – Copa Loterias Caixa (J1 Masculino e J2 Feminino)
10h00: Início das lutas – Copa Loterias Caixa (J2 Masculino e J1 Feminino)
11h30: Cerimônia de premiação

Você pode conferir a RELAÇÃO DE INSCRITOS da Copa Loterias Caixa NESTE LINK.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.

https://www.instagram.com/kimonosakura_rp/