Justo Gómez realizará workshops em quatro cidades do Paraná

Justo Gómez em seu dojô

O renomado professor argentino – heptacampeão mundial e tricampeão pan-americano de kumitê, kata e fukugô – ministrará cursos em Curitiba, Laranjeiras, Cruzeiro D’Oeste e Mauá da Serra

Karatê ITKF
5 de dezembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
Curitiba – PR

Com a chancela da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT) e da Federação de Karatê-do Tradicional do Paraná (FKTPr), as associações Mamoru, de Palmital, e Makoto, de Laranjeiras do Sul, realizarão uma série de workshops com o lendário professor Justo Gómez. A turnê, de 15 a 19 de dezembro, conta com o apoio de Indústria de Kimonos Yama e Shiroi Kimonos.

O heptacampeão mundial da ITKF desembarcará em Curitiba no dia 15 de dezembro e já no dia seguinte dará o primeiro curso em Mauá da Serra. No dia 17 fará sua segunda apresentação em Cruzeiro D’Oeste. Depois de se apresentar em Curitiba, no dia 18, o embaixador da International Traditional Karate Federation irá para Laranjeiras do Sul, onde realizará um megacurso com oito horas de duração no dia 19.

Shihan Hidetaka Nishiyama e Justo Gómez

Na opinião do professor Alessandro Tizony Ramos, presidente da FKTPr, a realização de uma turnê em quatro cidades com um dos maiores nomes da ITKF na atualidade certamente agregará conhecimento aos praticantes e fortalecerá a base técnica dos atletas da seleção paranaense.

“Avalio que, em nível de ITKF, o professor Justo Gómez seja hoje um dos maiores nomes em atividade tanto no kata quanto no shiai kumitê. Ele foi aluno direto do hanshi Hidetaka Nishiyama e um dos mestres que mais absorveu os fundamentos do karatê-dô tradicional. Com a realização destes cursos ampliaremos a base técnica dos nossos atletas e estaremos transferindo conhecimento para todos os professores do Paraná”, afirmou o dirigente.

“Agradeço aos professores de todas as cidades que abraçaram nosso projeto e estão sediando o evento”, prosseguiu. “Faço um agradecimento especial à Kimonos Yama e à Shiroi Kimonos, que dão enorme suporte a uma ação que não é inédita, mas é carregada de enorme simbolismo e importância devido às dificuldades que todos nós enfrentamos nesta temporada. Acreditamos que mais de 300 praticantes e professores serão beneficiados com a vinda ao Paraná de uma das maiores lendas da ITKF na atualidade.”

Justo Gómez ratifica o prazer de regressar ao Paraná

À Budô sensei Gómez revelou que, como professor, é sempre muito bom receber um convite para compartilhar experiências pessoais e conhecimento adquirido como praticante, competidor e agora professor de karatê tradicional. “Mas, quando convidado por um amigo com quem compartilho o mesmo sentimento em relação à disciplina pela qual é apaixonado, o motivo da alegria é ainda maior, pois sei que o conhecimento que vou transmitir é valorizado e respeitado.”

Para Gómez, o convite do presidente da Federação de Karatê Tradicional do Paraná é motivo de alegria. “Agradeço muito o interesse em promover a transmissão do legado do sensei Nishiyama para gerações futuras. Considero a FKTPr uma entidade muito forte em nível organizacional. Com o alto nível de seus professores e atletas, o grande acervo técnico do mestre Nishiyama certamente será facilmente absorvido.”

Justo Gómez e Alessandro Tizony Ramos

Tricampeão pan-americano de kumitê, kata e fukugô, Justo Gómez adiantou o que pretende mostrar aos karatecas paranaenses.

“Como é sabido, minha admiração pelo mestre Nishiyama é enorme. Sua contribuição técnica expressada através dos princípios do karatê tradicional chamou tanto a minha atenção que mudou o rumo da minha compreensão do karatê. Por isso sinto grande necessidade de transmitir estes princípios e fundamentos às gerações mais novas, para que dure no tempo, tal como o sensei Nishiyama projetou. É isto que mostrarei nos encontros que teremos este mês no Paraná. Também vou falar sobre experiências pessoais com o sensei Nishiyama e minhas competições nas diferentes copas do mundo durante os 25 anos de carreira na ITKF.”

Momento de reavaliação e crescimento

Justo Gómez comemorou os avanços obtidos nesta temporada, apesar do cenário incerto e de um quadro devastador.

“Pessoalmente falando, o período de quarentena beneficiou minha organização, a International Traditional Karate School – Justo Gómez. Fomos capazes de reestruturar política e tecnicamente toda a organização, agregando mais pessoas interessadas em fazer parte do grupo com o objetivo comum de dar continuidade ao legado do sensei Nishiyama. Avalio que nossos alunos, sejam eles adolescentes, crianças ou adultos, estão passando por momentos difíceis; realizamos vários seminários e competições de kata individual com o objetivo de manter acesa a chama da paixão pela prática do karatê. É surpreendente ver como este tipo de disputa é aceito pelos praticantes, principalmente por crianças e adolescentes.”

“Vimos também com enorme surpresa que muitas pessoas iniciaram as práticas online do karatê tradicional durante a Pandemia”, contou Gómez. “Portanto podemos dizer que os professores que continuaram a dar aulas mantiveram o número de praticantes. Sem dúvida, muitos deixaram de dar aulas e seus alunos migraram para outras atividades ou mudaram de professor, o que é natural, pois quem não se adapta morre. Nossa obrigação como professores e líderes é estar na vanguarda e sempre avançando. Nestes tempos, o que parece tão difícil é decisivo, e o karatê tradicional torna-se uma ferramenta fundamental nesse sentido. Sensei Nishiyama sempre disse que o karatê tradicional é enfrentar situações perigosas: é para esses momentos que precisamos desenvolver 100% todas as nossas forças. Este é o karatê ITKF, a expressão máxima da totalidade do ser”, concluiu sensei Gómez.

Assembleia e exame de graduação

No dia 11 de dezembro a diretoria da Federação de Karatê-do Tradicional do Paraná realizará assembleia de prestação de contas do exercício 2020. O encontro administrativo acontecerá na sede da Academia de Karatê Carollo Kan.

No dia 12 acontece o exame de graduação para faixas pretas sho-dan (1º dan), ni-dan (2º dan), san-dan (3º dan) e yon-dan (4º dan). O exame de graduação da FKTPr contará com a presença de dois grandes dirigentes da International Traditional Karate Federation: Gilberto Gaertner, chairman da ITKF e Antonio Walger, presidente da Federação Pan-Americana de Karatê Tradicional. Os professores Giordana de Souza roku-dan (6º dan) e Guilherme Carollo roku-dan (6º dan) irão compor a banca examinadora.