07 de novembro de 2024
Justo Gómez realizará workshops em quatro cidades do Paraná
O renomado professor argentino – heptacampeão mundial e tricampeão pan-americano de kumitê, kata e fukugô – ministrará cursos em Curitiba, Laranjeiras, Cruzeiro D’Oeste e Mauá da Serra
Karatê ITKF
5 de dezembro de 2020
Por PAULO PINTO I Fotos ARQUIVO
Curitiba – PR
Com a chancela da Confederação Brasileira de Karatê Tradicional (CBKT) e da Federação de Karatê-do Tradicional do Paraná (FKTPr), as associações Mamoru, de Palmital, e Makoto, de Laranjeiras do Sul, realizarão uma série de workshops com o lendário professor Justo Gómez. A turnê, de 15 a 19 de dezembro, conta com o apoio de Indústria de Kimonos Yama e Shiroi Kimonos.
O heptacampeão mundial da ITKF desembarcará em Curitiba no dia 15 de dezembro e já no dia seguinte dará o primeiro curso em Mauá da Serra. No dia 17 fará sua segunda apresentação em Cruzeiro D’Oeste. Depois de se apresentar em Curitiba, no dia 18, o embaixador da International Traditional Karate Federation irá para Laranjeiras do Sul, onde realizará um megacurso com oito horas de duração no dia 19.
Na opinião do professor Alessandro Tizony Ramos, presidente da FKTPr, a realização de uma turnê em quatro cidades com um dos maiores nomes da ITKF na atualidade certamente agregará conhecimento aos praticantes e fortalecerá a base técnica dos atletas da seleção paranaense.
“Avalio que, em nível de ITKF, o professor Justo Gómez seja hoje um dos maiores nomes em atividade tanto no kata quanto no shiai kumitê. Ele foi aluno direto do hanshi Hidetaka Nishiyama e um dos mestres que mais absorveu os fundamentos do karatê-dô tradicional. Com a realização destes cursos ampliaremos a base técnica dos nossos atletas e estaremos transferindo conhecimento para todos os professores do Paraná”, afirmou o dirigente.
“Agradeço aos professores de todas as cidades que abraçaram nosso projeto e estão sediando o evento”, prosseguiu. “Faço um agradecimento especial à Kimonos Yama e à Shiroi Kimonos, que dão enorme suporte a uma ação que não é inédita, mas é carregada de enorme simbolismo e importância devido às dificuldades que todos nós enfrentamos nesta temporada. Acreditamos que mais de 300 praticantes e professores serão beneficiados com a vinda ao Paraná de uma das maiores lendas da ITKF na atualidade.”
Justo Gómez ratifica o prazer de regressar ao Paraná
À Budô sensei Gómez revelou que, como professor, é sempre muito bom receber um convite para compartilhar experiências pessoais e conhecimento adquirido como praticante, competidor e agora professor de karatê tradicional. “Mas, quando convidado por um amigo com quem compartilho o mesmo sentimento em relação à disciplina pela qual é apaixonado, o motivo da alegria é ainda maior, pois sei que o conhecimento que vou transmitir é valorizado e respeitado.”
Para Gómez, o convite do presidente da Federação de Karatê Tradicional do Paraná é motivo de alegria. “Agradeço muito o interesse em promover a transmissão do legado do sensei Nishiyama para gerações futuras. Considero a FKTPr uma entidade muito forte em nível organizacional. Com o alto nível de seus professores e atletas, o grande acervo técnico do mestre Nishiyama certamente será facilmente absorvido.”
Tricampeão pan-americano de kumitê, kata e fukugô, Justo Gómez adiantou o que pretende mostrar aos karatecas paranaenses.
“Como é sabido, minha admiração pelo mestre Nishiyama é enorme. Sua contribuição técnica expressada através dos princípios do karatê tradicional chamou tanto a minha atenção que mudou o rumo da minha compreensão do karatê. Por isso sinto grande necessidade de transmitir estes princípios e fundamentos às gerações mais novas, para que dure no tempo, tal como o sensei Nishiyama projetou. É isto que mostrarei nos encontros que teremos este mês no Paraná. Também vou falar sobre experiências pessoais com o sensei Nishiyama e minhas competições nas diferentes copas do mundo durante os 25 anos de carreira na ITKF.”
Momento de reavaliação e crescimento
Justo Gómez comemorou os avanços obtidos nesta temporada, apesar do cenário incerto e de um quadro devastador.
“Pessoalmente falando, o período de quarentena beneficiou minha organização, a International Traditional Karate School – Justo Gómez. Fomos capazes de reestruturar política e tecnicamente toda a organização, agregando mais pessoas interessadas em fazer parte do grupo com o objetivo comum de dar continuidade ao legado do sensei Nishiyama. Avalio que nossos alunos, sejam eles adolescentes, crianças ou adultos, estão passando por momentos difíceis; realizamos vários seminários e competições de kata individual com o objetivo de manter acesa a chama da paixão pela prática do karatê. É surpreendente ver como este tipo de disputa é aceito pelos praticantes, principalmente por crianças e adolescentes.”
“Vimos também com enorme surpresa que muitas pessoas iniciaram as práticas online do karatê tradicional durante a Pandemia”, contou Gómez. “Portanto podemos dizer que os professores que continuaram a dar aulas mantiveram o número de praticantes. Sem dúvida, muitos deixaram de dar aulas e seus alunos migraram para outras atividades ou mudaram de professor, o que é natural, pois quem não se adapta morre. Nossa obrigação como professores e líderes é estar na vanguarda e sempre avançando. Nestes tempos, o que parece tão difícil é decisivo, e o karatê tradicional torna-se uma ferramenta fundamental nesse sentido. Sensei Nishiyama sempre disse que o karatê tradicional é enfrentar situações perigosas: é para esses momentos que precisamos desenvolver 100% todas as nossas forças. Este é o karatê ITKF, a expressão máxima da totalidade do ser”, concluiu sensei Gómez.
Assembleia e exame de graduação
No dia 11 de dezembro a diretoria da Federação de Karatê-do Tradicional do Paraná realizará assembleia de prestação de contas do exercício 2020. O encontro administrativo acontecerá na sede da Academia de Karatê Carollo Kan.
No dia 12 acontece o exame de graduação para faixas pretas sho-dan (1º dan), ni-dan (2º dan), san-dan (3º dan) e yon-dan (4º dan). O exame de graduação da FKTPr contará com a presença de dois grandes dirigentes da International Traditional Karate Federation: Gilberto Gaertner, chairman da ITKF e Antonio Walger, presidente da Federação Pan-Americana de Karatê Tradicional. Os professores Giordana de Souza roku-dan (6º dan) e Guilherme Carollo roku-dan (6º dan) irão compor a banca examinadora.