Kaillany Cardoso é vice-campeã mundial júnior em Guayaquil

Kaillany faz uma pecada cruzada, encaixa o harai-goshi e joga e cubana Lutmary Veitia de wazari © Gabriela Sabau / IJF

A judoca do Minas Tênis Clube venceu quatro lutas para colocar o Brasil pela primeira vez no pódio do Equador

Por Paulo Pinto / Budopress
12 de agosto de 2022 / Curitiba (PR)

banner

A judoca paulista Kaillany Valentim Rodrigues Cardoso que defende o Minas Tênis Clube (MG) sagrou-se vice-campeã mundial júnior nesta quinta-feira (11) ao chegar na final do peso meio-médio (63kg), na qual enfrentou a Joanne van Lieshout. A holandesa líder do ranking que defendia o título conquistado na temporada passada.

O pódio do peso meio-médio com Kaillany Cardoso (BRA), Joanne van Lieshout (HOL), Agnese Zucco (ITA) e Melkia Auchecorne (FRA) © Gabriela Sabau / IJF

A medalha de Kaillany foi a primeira medalha do Brasil até o segundo dia do torneio, que está sendo disputado em Guayaquil, no Sul do Equador e conta com 373 judocas de 63 Países.

Na primeira rodada da fase classificatória Kaillany venceu a cubana Lutmary Garcia Veitia com dois wazaris conquistados em menos de dois minutos de luta. A seguir, ela derrotou a espanhola Laura Vazquez Fernandez de virada. A arbitragem chegou a dar um ippon para Fernandez após uma imobilização, mas foi retirado e confirmado apenas um wazari. A minas-tenista, se recuperou e saiu com a vitória. Nas quartas de final, jogou a belga Alessia Corrao de ippon e na semifinal superou a japonesa Kurumi Ishioka com dois shidôs.

Na final, a holandesa Joanne van Lieshout jogou de wazari em um contra-ataque e finalizou a luta com osae-komi, deixando a prata para Kaillany Cardoso.

Natural de São Vicente (SP), a judoca Kaillany Valentim Rodrigues Cardoso iniciou a prática do judô aos 4 anos na Associação Desportiva e Recreativa de Artes Marciais Andrearmas com o renomado sensei Marcos de Paiva Mercadante e a professora Christina Luedy.

banner