Karatê paulista está de luto

Sensei José Vieira dos Santos © Arquivo

A diretoria da Federação Paulista de Karatê (FPK) lamenta o falecimento do professor José Vieira dos Santos

Por Helena Sbrissia / Global Sports
18 de janeiro de 2022 / Curitiba (PR)

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do sensei go-dan (5º dan) José Vieira dos Santos, um dos grandes nomes do karatê paulista.

Nascido em Juazeiro da Bahia em 23 de maio de 1938, José Vieira dos Santos faleceu na segunda-feira (17) em decorrência de um infarto. Aos 83 anos, ele deixou uma filha, Sandra Vieira dos Santos, três netos e um bisneto. Sua esposa, Maria José Pereira dos Santos, havia falecido quatro meses antes. O outro filho do casal, Ailton Vieira dos Santos, também é falecido.

Criado por seus tios capoeiristas, sensei Vieira encantou-se pelas artes marciais ao assistir a uma apresentação em Salvador. Quando chegou a São Paulo, anos depois, começou a treinar na Associação Karatê-Do Tanaka, fundada pelo renomado shihan Tsunioshi Tanaka, quem passou a ter como mestre.

Após 20 anos na prática do karatê, o sensei Vieira fundou a Associação Mizu-do de Karatê, muito prestigiada em seus, hoje, mais de 25 anos de história.

Em nome de toda a diretoria da Federação Paulista de Karatê (FPK), José Carlos Gomes, o Zeca, presidente da entidade, manifesta seus mais profundos sentimentos de condolência aos amigos e familiares do conceituado sensei.

“O professor José Vieira construiu uma trajetória importante no karatê nacional formando muitos faixas-pretas e grandes cidadãos, deixando assim um importante legado para o nosso esporte”, disse o dirigente paulista.