Kátia Maria Machado prestigia cerimônia de troca de faixa de judô e karatê inclusivos

Kátia Maria Machado, secretária de Esporte e Qualidade de Vida de São José dos Campos faz seu pronunciamento ao lado de Fernando Vanderson de Carvalho, presidente do Instituto Athlon, vereador Marcão da Academia e Michiharu Sogabe © Instituto Athlon

Secretária de Esporte e Qualidade de Vida joseense marca presença em cerimônia de outorga realizada na Câmara Municipal de São José dos Campos

Por Paulo Pinto / FPJCOM
27 de fevereiro de 2023 / São Paulo (SP)

Realizada em 8 de fevereiro, a cerimônia de troca de faixa das modalidades judô e karatê paralímpico e inclusivo do Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo de São José dos Campos levou várias autoridades políticas e esportivas à Câmara Municipal daquele município. Familiares, amigos e renomados professores kodanshas da 2ª DR Vale do Paíba da Federação Paulista de Judô (FPJudô) compareceram à cerimônia que graduou mais de 35 praticantes.

Público presente © Instituto Athlon

Kátia Maria Riêra Machado, secretária municipal de Esporte e Qualidade de Vida, representou o prefeito Anderson Farias Ferreira na solenidade, que contou ainda com a presença de Fernando Vanderson de Carvalho, presidente do Instituto Athlon; Patrícia Kuranaga dos Santos, professora de karatê san-dan (3° dan); Fernando Vales, diretor de Esportes Comunitários; Marcão da Academia, vereador pelo PSD; Jordana Bassi, chefe de políticas para pessoas com deficiencia e Sandro Marcelo dos Santos, professor go-dan (5° dan), coordenador estadual judô inclusivo da FPJudô.

Michiharu Sogabe, Sandro Marcelo dos Santos e Jordana Bassi, chefe de políticas para pessoas com deficiencia © Instituto Athlon

Abrilhantaram a cerimônia os professores kodanshas Michiharu Sogabe, kyuu-dan (9º dan); Orlando Sator Hirakawa, hachi-dan (8º dan); Antônio Roberto Coimbra, shichi-dan (7º dan); Leandro Alves Pereira, shichi-dan (7º dan); e Everson Campante, roku-dan (6º dan).

Professores Orlando Sator Hirakawa e Leandro Alves Pereira fazem entrega da faixa verde ao judoca promovido © Instituto Athlon

Para Kelvin Bakos, diretor do Instituto Athlon, o evento da troca de faixas das modalidades paralímpicas e inclusivas envolvendo o judô e o karatê foi de extrema importância e alegria para a entidade. “Temos certeza de que para a cidade de São José dos Campos também, pois marcou a primeira troca de faixas em conjunto das lutas inclusivas da cidade. Foi um momento no qual pudemos reunir famílias, amigos, paratletas e grandes mestres. Para nós, enquanto entidade, dá mais força ainda para continuarmos trabalhando com as modalidades de luta.”

Patrícia Kuranaga dos Santos, Fernando Vales e Fernando Vanderson de Carvalho © Instituto Athlon

Um dos organizadores do evento, o professor Sandro Marcelo dos Santos, destacou que a realização do sonho de cada graduado está diretamente ligada ao apoio da Prefeitura de São José dos Campos. E agradeceu a Anderson Farias, representado no evento pela secretária de Esporte e Qualidade de Vida Katia Riêra. “Agradecemos ainda à Câmara Municipal de São José dos Campos pelo espaço e apoio na realização deste importante evento.”

Kátia Maria Machado faz entrega de certificado ao judoca promovido © Instituto Athlon

Sandro Marcelo entende que esta troca de faixa foi um divisor de águas para a classe do judô e karatê paralímpico e inclusivo. “O fato de conseguirmos reunir um número expressivo de autoridades políticas e professores kodanshas foi novidade para nossa classe. Este foi o maior evento realizado até hoje, e o local foi muito importante, pois o plenário da Câmara dispõe de acessibilidade, o que ajudou muito.”

http://www.shihan.com.br

O professor go-dan contou que, após ver o vídeo da cerimônia, o presidente Alessandro Puglia disse que o objetivo da federação é pulverizar o trabalho que vem sendo feito na 2ª DR Vale do Paraíba em todas as regiões do Estado. “Contudo, primeiro vamos formatar eventos de treinamento e capacitação, para depois fazermos festivais e buscar promover a inclusão em todo o Estado de São Paulo”, expôs Sandro.

Grupo de judocas promovidos, professores e autoridades © Instituto Athlon

O coordenador estadual judô inclusivo entende que primeiro é preciso organizar o judô inclusivo para depois iniciar a realização de festivais. “Já temos vários trabalhos bacanas nas APAEs do interior e em academias, mas ainda estamos desconectados. Estamos realizando um censo preliminar para identificar quem atua nesse segmento, quantos alunos estão treinando e quais as deficiências. Num segundo momento vamos reunir esse pessoal para fazer um treinamento de campo e um encontro com os professores que já estão atuando, e isso deve ocorrer no segundo semestre”, concluiu Sandro Marcelo.

Sensei Patrícia Kuranaga e Fernando Vales fazem entrega de certifica ao karateca promovido © Instituto Athlon

Clique AQUI e acesse a pasta de fotos a cerimônia de troca de faixa das modalidades judô e karatê paralímpico e inclusivo do Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo.

Senseis Everson Campante e Leandro Alves Pereira com o vereador Marcão da Academia © Instituto Athlon

Sensei Michiharu Sogabe faz entrega da faixa azul a judoca © Instituto Athlon

Sensei Antônio Roberto Coimbra entrega a faixa verde a judoca promovida © Instituto Athlon

Judocas promovidos e senseis © Instituto Athlon

banner